Aventura Dakar – Arábia Saudita

Uma viagem à Arábia Saudita e ao Rali mais famoso do mundo foi o que viveram 16 sócios do Clube Escape durante dez dias. Uma viagem sem precedentes.

Jan
03 a 14
Localidade: Arábia Saudita
Tipo de evento: Turístico

Pelo terceiro ano consecutivo, o Clube Escape Livre levou 16 sócios à mais prestigiada e dura prova de rali do mundo. O Rally Dakar 2020 aconteceu, pela primeira vez, na Arábia Saudita e o Escape Livre realizou esta viagem com uma dupla intenção: apoiar os 11 portugueses presentes, de várias modalidades, e conhecer um novo destino turístico. Uma viagem sem precedentes!

A comitiva do Clube Escape Livre no Dakar acompanhou as primeiras etapas do Rally Dakar, que decorreu entre os dias 5 e 17 de janeiro. As 401 equipas inscritas enfrentaram 7856 quilómetros, mais de cinco mil deles ao cronómetro, com 75% em areia. A partida deu-se em Jeddah e a prova terminou após 12 etapas em Qiddiyah, perto da capital da Arábia Saudita, Riade. Pelo caminho várias dificuldades e a lamentável perda de vidas humanas, nomeadamente a do Português Paulo Gonçalves.

A 42.ª edição do Dakar decorreu pela primeira vez, na Arábia Saudita, 11 anos depois da realização da prova na América do Sul.

Foram algumas horas bem passadas no Village Dakar a desfrutar da apresentação oficial do evento, num espaço amplo e desenhado para o efeito, com a apresentação/entrevista, um a um,  de todos os concorrentes, exibições de acrobacias em motos e espectáculos musicais variados.

Filipe Castro, participante

Durante a viagem dos 16 sócios mais aventureiros do Clube Escape Livre houve tempo para conhecer alguns pontos turísticos da Arábia Saudita e Jordânia. No plano das equipas do Escape Livre no Dakar estiveram visitas a alguns pontos turísticos das cidades de Riad, Madaba, Monte Nebo, Petra, Mar Morto e Amã.

Iniciámos esta aventura ao Dakar em 2018, na altura para assinalar os 40 anos da prova e os dez anos de edições na América do Sul, mas a experiência foi tão positiva que regressámos em 2019. Agora, não podíamos perder a oportunidade de ver uma prova relativamente diferente, num país bem distinto, com as suas regras e condicionantes particulares, mas muito enriquecedor do ponto de vista cultural, paisagístico e histórico.

Luis Celínio, presidente do Clube Escape Livre

Mais Atividades

22ª Gala SPAL – A nossa seleção de pilotos

22a Gala SPAL 2020 66

Mantendo a tradição, o calendário de atividades de 2020 abriu com a Gala SPAL, homenageando 39 pilotos da Guarda, de 12 categorias do desporto motorizado.

11º Raid do Bucho e Outros Sabores

11º Raid do Bucho e Outros Sabores

O Clube Escape Livre inicia o todo terreno a uma sexta-feira 13, o que não assutará os destemindos aventureiros que habitualmente participam no Raid do Bucho.

Guarda Racing Days

Guarda Racing Days 2 2

O Guarda Racing Days é o mais recente evento da região da Guarda que conta com a presença dos melhores pilotos nacionais e milhares de espectadores.

XXII Slalom Sprint de Castelo Rodrigo

Marco Martins

Novamente parte do Campeonato de Portugal de Perícias e com a prova de sprint, os melhores pilotos regressam à prova rainha em Figueira de Castelo Rodrigo.