Aventura Dakar – Arábia Saudita

Uma viagem à Arábia Saudita e ao Rali mais famoso do mundo foi o que viveram 16 sócios do Clube Escape durante dez dias. Uma viagem sem precedentes.

Jan
03 a 14
Localidade: Arábia Saudita
Tipo de evento: Turístico

Pelo terceiro ano consecutivo, o Clube Escape Livre levou 16 sócios à mais prestigiada e dura prova de rali do mundo. O Rally Dakar 2020 aconteceu, pela primeira vez, na Arábia Saudita e o Escape Livre realizou esta viagem com uma dupla intenção: apoiar os 11 portugueses presentes, de várias modalidades, e conhecer um novo destino turístico. Uma viagem sem precedentes!

A comitiva do Clube Escape Livre no Dakar acompanhou as primeiras etapas do Rally Dakar, que decorreu entre os dias 5 e 17 de janeiro. As 401 equipas inscritas enfrentaram 7856 quilómetros, mais de cinco mil deles ao cronómetro, com 75% em areia. A partida deu-se em Jeddah e a prova terminou após 12 etapas em Qiddiyah, perto da capital da Arábia Saudita, Riade. Pelo caminho várias dificuldades e a lamentável perda de vidas humanas, nomeadamente a do Português Paulo Gonçalves.

A 42.ª edição do Dakar decorreu pela primeira vez, na Arábia Saudita, 11 anos depois da realização da prova na América do Sul.

Foram algumas horas bem passadas no Village Dakar a desfrutar da apresentação oficial do evento, num espaço amplo e desenhado para o efeito, com a apresentação/entrevista, um a um,  de todos os concorrentes, exibições de acrobacias em motos e espectáculos musicais variados.

Filipe Castro, participante

Durante a viagem dos 16 sócios mais aventureiros do Clube Escape Livre houve tempo para conhecer alguns pontos turísticos da Arábia Saudita e Jordânia. No plano das equipas do Escape Livre no Dakar estiveram visitas a alguns pontos turísticos das cidades de Riad, Madaba, Monte Nebo, Petra, Mar Morto e Amã.

Iniciámos esta aventura ao Dakar em 2018, na altura para assinalar os 40 anos da prova e os dez anos de edições na América do Sul, mas a experiência foi tão positiva que regressámos em 2019. Agora, não podíamos perder a oportunidade de ver uma prova relativamente diferente, num país bem distinto, com as suas regras e condicionantes particulares, mas muito enriquecedor do ponto de vista cultural, paisagístico e histórico.

Luis Celínio, presidente do Clube Escape Livre

Mais Atividades

22ª Gala SPAL – A nossa seleção de pilotos

22a Gala SPAL 2020 66

Mantendo a tradição, o calendário de atividades de 2020 abriu com a Gala SPAL, homenageando 39 pilotos da Guarda, de 12 categorias do desporto motorizado.

Off Road Bridgestone / ACP – Caminhos de Santiago

XVII Offroad Bridgestone ACP Caminhos de Santiago 0967

O Off Road Bridgestone/ACP – Caminhos de Santiago cumpriu o emblemático percurso entre Trancoso e Santiago de Compostela com toda a segurança.

9º Mercedes-Benz 4MATIC Experience

MERCEDES 4MATIC EXPERIENCE 2020 CANCELADO

O Mercedes-Benz 4MATIC Experience é exclusivo aos modelos 4MATIC da marca alemã, num grande encontro todo terreno por terras da raia beirã.

XXII Slalom Sprint de Castelo Rodrigo

SLALOM SPRINT CASTELO RODRIGO 2020 CANCELADO

Novamente parte do Campeonato de Portugal de Perícias e com a prova de sprint, os melhores pilotos regressam à prova rainha em Figueira de Castelo Rodrigo.