9ª Aventura Dacia 4×2

Com regras e desafios de última hora, o multifacetado programa da Aventura Dacia 4×2 foi cumprido, trazendo uma lufada de liberdade aos aventureiros.

Set
11 a 13
Localidade: Penela
Tipo de evento: Todo Terreno Turístico

Foi uma 9ª Aventura Dacia diferente e singular: menos viaturas e participantes, mais cuidados e normas, alteração de regras e até de percursos de última hora, mas acima de tudo, não faltou a boa disposição, a tranquilidade de percorrer uma região cheia de atrativos, a adrenalina de subir e descer caminhos desafiantes e a alegria e diversão, sempre presentes no encontro anual dos aventureiros Dacia. Dentro das condicionantes, o balanço foi muito positivo.

Passeio cheio de desafios

A Dacia, em colaboração com o Clube Escape Livre, organizou a 9ª Aventura Dacia 4×2 que contou com 25 equipas e um total de 60 participantes para um encontro, este ano com inscrições limitadas, que começou em Penela, no Duecitânia Design Hotel, de inspiração romana. No fim de semana de 11 a 13 de setembro, os Duster 4×2 e 4×4 e Sandero Stepway tiveram alguns desafios pela frente, desde logo ver alterado o seu percurso inicial, devido à Declaração de Alerta por risco de incêndio.

Esta situação foi, em parte, ultrapassada com instruções do ICNF e a colaboração das Câmaras Municipais de Penela e Lousã, pelo que o programa foi cumprido na sua quase totalidade, não desvirtuando um percurso que mostrou o melhor da paisagem dos concelhos percorridos.

Natureza e história num programa multifacetado

Na noite de sexta feira, a subida ao castelo de Penela e a visita guiada, em pequenos grupos, dirigida pelo historiador Mário Duarte, foi um momento muito apreciado por todos. No sábado, os participantes cumpriram a subida à capela de S. João do Desterro e à praia fluvial da Louçainha, subiram ao Alto de Trevim e à ermida de Sto. António da Neve com os seus antigos neveiros, e passaram ainda nas Aldeias de Xisto.

As famosas formações geológicas “Buracas do Casmilo” foram igualmente apreciadas no domingo, assim como a visita aos castelos de Soure e Montemor-o-Velho, seguindo-se os percursos pelos arrozais de Montemor. Na Quinta do Mourão, em Tentúgal, a família Dacia pôde novamente confirmar a qualidade e a generosidade dos sabores desta região, no almoço de encerramento de mais uma Aventura Dacia 4×2.

Balanço positivo, mas a pensar em 2021

Nestes tempos especiais que vivemos, considero importante manter uma certa normalidade, daí a realização deste passeio, para que não nos esqueçamos de tudo aquilo que é a nossa vida. Agradecer a todos os que marcaram presença e obviamente ao Clube Escape Livre, pois se já é uma organização normalmente complexa, esta, devido às condições de risco de incêndio e ao que hoje é preciso garantir em termos de segurança das pessoas, tornou-se anda mais complexa e mais uma vez foi uma tarefa cumprida exemplarmente pelo Clube Escape Livre. Esperamos agora que em 2021, para a 10ª Aventura Dacia, já possamos ter a normalidade que conhecemos.”

Ricardo Oliveira, diretor de Comunicação e Imagem do Grupo Renault

“Dacia Go” é nova série limitada com preço imbatível

Transversal aos modelos Sandero, Logan MCV, Lodgy e Duster, a nova série limitada tem uma imagem exclusiva e diferenciada e mais equipamento de série.

Ler mais

Organização reconhecida

André Bettencourt, diretor da Bridgestone, e Mário Mendes, diretor da First Stop, também marcaram presença ao volante dos modelos Duster da Dacia.

Acima de tudo, dar os parabéns ao Clube Escape Livre e a todos os participantes que aceitaram este fim de semana a respeitar as regras que temos que cumprir e mostrar que a mobilidade é isto mesmo: ir do ponto A ao ponto B, neste caso com um veículo como o Dacia Duster, e com pneus, o elemento que nos permite rolar em segurança. Foi um fim de semana também a ajudar o país a rolar, a ajudar hotéis, restaurantes e museus, e por isso um fim de semana extraordinário, mais uma vez com a excelente organização do Clube Escape Livre, em que nos vimos todos com máscaras, diferentes do habitual. Da parte da Bridgestone, passar também a mensagem que o pneu é o elemento que permite que estes passeios por Portugal aconteçam.

André Bettencourt, diretor de marketing da Bridgestone Portugal

Agradecer o convite que foi feito às oficinas First Stop por parte da Dacia e do Clube Escape Livre para esta aventura, pois é uma forma de comprovar as excelentes características TT deste automóvel. Balanço muito positivo.

Mário Mendes, responsável da rede de Oficinas First Stop

Escape Livre em aniversário

Durante o fim de semana cumpriram-se e assinalaram-se vários aniversários entre participantes e organização, e com o próprio Clube Escape Livre a marcar 34 anos da sua fundação, ocorrida a 12 de setembro de 1986.

Com todas as restrições e desafios, esta foi uma boa edição da Aventura Dacia. Desde logo, pela região escolhida, que tem os mais diversos encantos turísticos, apelativos à descoberta. Depois, porque mesmo nas atuais condições, as pessoas estão ávidas de saídas, de viagens, de ar puro e de contacto social, e tudo isso pode ter lugar em segurança.

Luis Celínio, presidente do Clube Escape Livre

Escape Livre recebe selo Clean & Safe do Turismo de Portugal

Com a atribuição do selo Clean & Safe do Turismo de Portugal, o Escape Livre garante a segurança e cumprimento de todas as medidas de combate à Covid-19.

Ler mais

A 9ª Aventura Dacia 4×2 teve como viatura oficial um Dacia. Contou com o apoio da Bridgestone, First Stop, Valorpneu, SPAL e Roamer. O apoio institucional foi dos municípios de Penela, Lousã, Soure, Montemor-o-Velho e Guarda, e do Turismo do Centro. Contou ainda com o apoio à divulgação da RFM, Localvisão Guarda, Diário de Coimbra, Jornal a Guarda, Loba e TMG.

Mais Atividades

Drift de Pinhel / Campeonato de Portugal e Taça Internacional

DRIFT PINHEL 2020 CANCELADO

Os motores voltam a roncar na cidade-falcão. Portugueses, espanhóis, franceses e suíços vão disputar a Taça Internacional e o Campeonato de Portugal de Drift.

XXII Slalom Sprint de Castelo Rodrigo

SLALOM SPRINT CASTELO RODRIGO 2020 CANCELADO

Novamente parte do Campeonato de Portugal de Perícias e com a prova de sprint, os melhores pilotos regressam à prova rainha em Figueira de Castelo Rodrigo.

Off Road Bridgestone / ACP – Caminhos de Santiago

XVII Offroad Bridgestone ACP Caminhos de Santiago 0967

O Off Road Bridgestone/ACP – Caminhos de Santiago cumpriu o emblemático percurso entre Trancoso e Santiago de Compostela com toda a segurança.

Termas Centro Classic Cars

Termas Centro Classic Cars 19 482

O Termas Centro Classic Cars reuniu, no fim de semana de 18 a 20 de setembro, 29 equipas para a descoberta de algumas das estâncias da rede Termas Centro.