21ª Gala SPAL – A nossa seleção de pilotos

A tradição mantém-se e mais uma vez o Clube Escape Livre realizou a Gala SPAL para homenagear todos os pilotos do distrito da Guarda.

Fev
16
Localidade: Guarda
Tipo de evento: Festa de Homenagem

O Clube Escape Livre homenageou, uma vez mais, os pilotos do distrito na Guarda na 21ª Gala SPAL – A Nossa Seleção de Pilotos. O público presente no Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda elegeu Francisco Carvalho, piloto de turismos e ralis históricos, como a figura de destaque entre os campeões do distrito.

Entre os 44 pilotos da Guarda homenageados das nove categorias do desporto motorizado, Francisco Carvalho arrecadou, uma vez mais, o Troféu La Vie Piloto do ano, ao qual se acrescenta a homenagem especial em 2013, na 15ª Gala, por ocasião dos 40 anos do Programa Escape Livre.

Pelo oitavo ano, Francisco Carvalho recebeu o Troféu La Vie Piloto do Ano.

Vejo esta homenagem como a primeira vez. É sempre um gosto ser homenageado pela população da Guarda e pelos que vêm a esta gala, reconhecendo o trabalho que se vai fazendo ao longo do ano no automobilismo. Lembro-me da primeira vez que fizemos isto, há 21 anos. Foi no Hotel Turismo e éramos bem menos do que os atuais 40 pilotos. Isso é importante e o desporto automóvel vai crescendo também à custa destas homenagens.

Francisco Carvalho, piloto

Figueira de Castelo Rodrigo e Pinhel distinguidas

Em destaque também nesta gala SPAL a atribuição da Menção Honrosa à ARC Sport, por todo o trabalho em prol do desporto automóvel, evolução e resultados com as viaturas de competição. O Troféu Prestígio João Lopes foi entregue pela filha, Ana Beatriz Lopes, a Álvaro Ramos, mecânico que há vários anos acompanha o Escape Livre nos seus eventos, sempre com profissionalismo e dedicação. O Troféu Manuel Gião, a mais alta distinção desta gala, foi entregue pela filha, Sofia Gião, aos municípios de Figueira de Castelo Rodrigo e Pinhel, pela sua aposta na divulgação da região através do desporto automóvel, nomeadamente o Slalom e o Drift.

A parceria profícua e duradoura que temos vindo a estabelecer com o Clube Escape Livre é obviamente para nós é de extrema importância, na medida que temos conseguido trazer a Figueira o reconhecimento não só pelo automobilismo, mas por tudo o resto que feito em prol dos territórios. É motivo de orgulho termos recebido este prémio.

Paulo Langrouva, presidente do Município de Figueira de Castelo Rodrigo

A Câmara Municipal de Pinhel e eu ficámos muito satisfeitos, mas mais satisfeitos ficamos com o trabalho que o Clube Escape Livre tem feito, não só em Pinhel, mas pela região. Fizemos um desafio ao Clube para nos apresentar algo diferente, mas deram-nos muito mais do que aquilo que pretendíamos. Algo que pudesse promover o nosso território. O Drift é uma aposta em que todos nos empenhamos, mas que ano após ano tem tido mais gente, quer a ver, quer a participar. É uma aposta ganha e vamos continuar para que seja cada vez maior.

Rui Ventura, presidente do Município de Pinhel

No seu discurso, Carlos Monteiro, vice-presidente do Município da Guarda, salientou ainda a capacidade multifacetada do Clube Escape Livre e destacou como exemplo o Guarda Racing Days, a decorrer em julho.

Com esta dimensão humanitária, social, desportiva, e essa capacidade de se reinventar. Temos que reconhecer, por um lado, a sua ação de projetar cada vez mais não só essa vertente desportiva, mas também a abrangência que as associações têm que ter cada vez mais, e isso é um trabalho que se consegue com a articulação das forças vivas. Só assim, podemos desenvolver as nossas potencialidades. Estamos muito gratos pela dinâmica que a equipa do Escape Livre tem desenvolvido ao longo destes anos

Carlos Monteiro, vice-presidente do Município da Guarda

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, que recebeu o livro dos 30 anos de História do Clube e o troféu SPAL alusivo a esta Gala, afirmou no seu discurso de encerramento:

Este clube merece, nas mais diversas modalidades, do Drift ao Slalom, aos passeios e tradicionais provas que organizam ao longo dos anos, que todos aqui hoje estejamos reconhecidos pelo trabalho que o Escape Livre, o Dr. Luís Celínio e toda a sua equipa fazem ao longo de todos estes anos. Esperamos voltar para o ano e em anos seguintes. É assim que se faz mais e melhor desporto.

João Paulo Rebelo, secretário de estado da Juventude e do Desporto

A Gala SPAL contou ainda com o sorteio, entre os cerca de 500 espectadores, de um relógio Roamer, parceira do Clube Escape Livre. A primeira parte da 21ª edição da Gala SPAL foi preenchida pelo espetáculo “Faz-te Homem”, com António Machado e João Didelet, que com muito humor, foi bastante aplaudido.

A 21ª Gala SPAL – A Nossa Seleção de Pilotos contou com o patrocínio da Câmara Municipal da Guarda, da SPAL, Centro Comercial la Vie, Gelgurte, Instituto Politécnico da Guarda, AFN, Moderna Joalheiros, Adega de Figueira de Castelo Rodrigo, Natura IMB Hotels, Matos & Prata, First Stop e Bridgestone, Valorpneu, Litocar, Intermarché da Guarda, LOBA, Bestravel Guarda, Soviauto, Transportes Bernardo Marques, Elpídio & Horácio, BP e Ergovisão. Contou ainda com o apoio da Freguesia da Guarda, Turismo do Centro de Portugal e diversas empresas que tornaram possível esta iniciativa do Clube Escape Livre.

Mais Atividades

3º Off Road Bridgestone First Stop Marrocos

Off Road Bridgestone First Stop Marrocos 2019 2322

Terminou com repetido sucesso e sem grandes contratempos o 3º Off Road Bridgestone / First Stop Marrocos, a maior aventura do Clube Escape Livre.

3º Raid TT Vinhos Beira Interior

Raid TT Vinhos Beira Interior 2019 0

Pelo terceiro ano consecutivo que o Raid TT Vinhos Beira Interior desafiou à descoberta dos melhores néctares da região pelos trilhos em redor de Pinhel.

10º Raid do Bucho e Outros Sabores

Raid do Bucho 2019 357

Mais uma edição do Raid do Bucho e Outros Sabores que em 2019 celebrou 10 anos de aventuras a percorrer os melhores trilhos entre a Guarda e Freineda.

XXI Slalom Sprint de Castelo Rodrigo

Jorge Almeida

Jorge Almeida não facilitou e venceu as duas provas pontuáveis para o campeonato em mais um Slalom Sprint de Castelo Rodrigo com dois traçados bem distintos