XX Slalom Sprint de Castelo Rodrigo

O Slalom Sprint de Castelo Rodrigo é a prova raínha do campeonato nacional de perícias e reúne dezenas de pilotos para dois dias de espetáculo.

Jul
21 a 22
Localidade: Figueira de Castelo Rodrigo
Tipo de evento: Prova de Perícia

A tradicional prova de slalom celebrou duas décadas e voltou a afirmar-se com os melhores pilotos em Figueira de Castelo Rodrigo.O
Slalom Sprint de Castelo Rodrigo, organizado pelo Clube Escape Livre com a colaboração do Município de Figueira de Castelo Rodrigo retomou o formato de duas modalidades e dois tipos de espetáculo, e que será mais centralizado no interior do estádio (no sábado à noite) e o slalom (domingo à tarde).

Por se tratar da vigésima edição, haverá uma homenagem especial aos pilotos que nas duas décadas participaram neste evento desportivo e ainda a presença de um dos mais reconhecidos pilotos internacionais.

Markku Alen na festa de Jorge Almeida e Carlos Rosendo

Jorge Almeida, na prova de Sprint, e Carlos Rosendo, na prova de Slalom, foram os vencedores do XX Slalom Sprint de Castelo Rodrigo. Na edição comemorativa de duas décadas de prova rainha, não só a competição entre os mais de 80 pilotos foi acesa, como ainda se destacou a presença de Markku Alen a aquecer mais os ânimos junto do público. Ficou novamente firmado o estatuto de prova rainha do slalom em Portugal.

Este foi o terceiro ano consecutivo de dupla modalidade (sprint e slalom) no Slalom Sprint de Castelo Rodrigo. No sábado, e com um cenário de bancadas cheias no estádio municipal de Figueira, disputaram-se as três mangas cronometradas na modalidade de sprint, com Jorge Almeida, em Opel Corsa GSI, a conquistar o melhor tempo, seguido de Tiago Prata, em Westefield Aero Race, e Tiago Mateus, em Toyota AE86. Nas categorias tração à frente e tração traseira, destaque ainda para as prestações de Fernando Morgado e Marcelo Oliveira. 

O XX Slalom Sprint de Castelo Rodrigo foi ainda uma das provas integradas no Troféu Raiano de Perícia

Domingo, no centro de Figueira, foi dia de Slalom, e Carlos Rosendo, em Mini, foi secundado de Jorge Araújo, em protótipo, com António Borges, em Caterham, a alcançar o terceiro lugar do pódio. António Borges, seguido de Dino Almeida e Luis Silva, compuseram o pódio do Troféu Raiano de perícia, composto por 16 pilotos. Quanto aos pilotos da região da Guarda, Vilson Grilo, Frederico Neto e Rui Loureiro foram os melhores, por esta ordem. Na subida aos pódios, estiveram duas marcas de referência: o premiado espumante Castelo Rodrigo em garrafa magnum e os troféus de porcelana da autoria da SPAL.

Markku Alen foi a grande estrela dos dois dias de prova em Figueira de Castelo Rodrigo

Incansável nas prestações e na captação das atenções de todo o público esteve o ex-piloto e penta campeão do Rali de Portugal, Markku Alen, ao manobrar como ninguém, e com grande espetacularidade, o Fiat 131 Abarth. Ao lado do piloto de ralis, alguns convidados viveram na primeira pessoa as emoções da velocidade e da perícia, em co-drives, oportunidade que Pedro Machado, presidente do Turismo do centro de Portugal e Paulo Langrouva, presidente do município de Figueira, não quiseram perder. 

Outro momento alto deste fim-de-semana foi o almoço de sábado, com a presença de pilotos e navegadores que em algum momento disputaram o Rali de Portugal com o “finlandês voador”. Jorge Ortigão, Pina de Morais, Miguel Vilar, Ramiro Fernandes e Antonio Onofre foram alguns que contaram e ouviram histórias com Markku Alen. O capacete autografado por Alen, sorteado entre todos os que compraram bilhete para o espetáculo da noite, acabaria por ir para as mãos de um espectador que se encontrava a trabalhar, um segurança da prova que arrecadou assim um prémio memorável para a vida.

Foi uma aposta ganha, com mais pilotos, mais público e uma maior visibilidade para o nosso concelho, traduzida ainda em inúmeras visitas e com reflexo claro no alojamento esgotado e na satisfação junto da restauração


Paulo Langrouva, Presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo

A organização – Município de Figueira e Clube Escape Livre – aproveitou ainda a simbólica data de 20 anos de prova para homenagear os pilotos mais assíduos ao longo das duas décadas: Jorge Almeida, António Alexandre, Tiago Mateus e Jorge Araújo receberam um troféu SPAL. O mesmo aconteceu com Pedro Figueiredo e Paulo Silveira, que desde há três anos se deslocam propositadamente da Suíça para participar, com os seus BMW, na prova de Figueira de Castelo Rodrigo.

O XX Slalom Sprint de Castelo Rodrigo tem o apoio da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo e do Turismo do Centro de Portugal, e o patrocínio do grupo MCoutinho, Intermarché da Guarda, First Stop, Caixa de Crédito Agrícola, Adega Cooperativa de Figueira de Castelo Rodrigo, Douro Azul, Centro Comercial La Vie Guarda, AGR, Grupo B.I.U Construções e Granigri. Conta ainda com a colaboração da RFM, Auto MAG, Localvisão Guarda, Razão Automóvel, Rádio Altitude, Diário de Coimbra e Jornal A Guarda. Os troféus são as habituais e apreciadas peças de porcelana SPAL.

Mais Atividades

45º Aniversário Programa Escape Livre / 20ª Gala SPAL

Gala SPAL 2018

A Gala SPAL é a festa de homenagem aos pilotos do distrito da Guarda que se destacaram nas diversas modalidades do desporto motorizado.

7º Mercedes-Benz 4MATIC Experience / Alentejo

Mercedes-Benz 4MATIC Experience 2018

Destinado aos proprietários de veículos com tecnologia 4MATIC, o 7º Mercedes-Benz 4MATIC Experience rumou ao Alentejo para experiências inéditas.

Rali Bridgestone First Stop Guarda 2018

Rali Bridgestone First Stop 2018

Em 2018 a competição voltou à cidade mais alta, onde Nuno Antunes levou a melhor ao volante de um MINI, mas o Rali Bridgestone First Stop é muito mais…

Drift Pinhel – Taça Internacional e Campeonato de Portugal

Drift Pinhel 2018

Pinhel concentrou em 2018 dois dias de muita emoção com a 2ª prova do Campeonato de Portugal de Drift e a Taça Internacional, ambos ganhos por André Silva.