XV Off Road Bridgestone ACP – Caminho de Santiago

Mais uma vez o Clube Escape Livre levou peregrinos ao volante de viaturas 4×4 a percorrer o Caminho de Santiago durante cinco dias e 500 km.

Out
04 a 08
Localidade: Trancoso – Santiago de Compostela
Tipo de evento: Passeio Todo Terreno Turístico

Na edição de 2018 o programa ocupou cinco dias de aventura, entre Trancoso e Santiago de Compostela, na vizinha Espanha, pelo Caminho Português de Santiago. O programa deste Off Road Bridgestone ACP – Caminho de Santiago, incluiu visitas a alguns dos mais emblemáticos edifícios de índole religiosa e civil, do centro histórico de Sernancelhe, o mosteiro de S. João de Tarouca e a Torre Medieval de Ucanha, santuários de S. Bento da Porta Aberta e Nossa Senhora da Abadia, Mosteiro de Tibães, Mosteiro de São João de Arga e Mosteiro de Oia e muitos outros, terminando na Catedral de Santiago de Compostela.

Caminho de Santiago redescoberto!

A mais emblemática aventura organizada pelo Clube Escape Livre voltou a dar cartas na descoberta, na aventura e na amizade. De 4 a 8 de outubro, 45 viaturas de várias marcas e modelos 4×4 e 117 participantes realizaram a viagem de cerca de 500 km entre Trancoso e Santiago de Compostela. Um “Caminho” que foi novo para uns e redescoberto por outros, e cujo balanço não podia ser mais positivo. Foi a 15ª edição do Off Road Bridgestone ACP.

Realizar o Caminho de Santiago até à vizinha Espanha é objetivo de muitas pessoas, mas realiza-lo em veículos todo terreno num passeio organizado é uma oportunidade rara, que os sócios do Clube Escape Livre e do Automóvel Club de Portugal puderam desfruir nos últimos cinco dias. 

No programa estiveram 12 locais religiosos emblemáticos para os peregrinos que há séculos rumam a caminho de Santiago de Compostela, dos quais igrejas, mosteiros e conventos, dois centros históricos e diversos miradouros paisagísticos que ficam certamente nas memórias dos aventureiros. Ficaram também excelentes registos gustativos na visita a sete espaços de restauração, alguns deles nas unidades hoteleiras de quatro estrelas, criteriosamente selecionadas para este evento de grande logística. 

Ao todo foram visitados 12 locais religiosos durante esta peregrinação ao Caminho de Santiago

A partir Hotel Turismo de Trancoso, os participantes descobriram, entre outros locais, o centro histórico da vila, admiraram a paisagem junto às capela de Santo Estevão e de N. Sra. ao Pé da Cruz, em Sernancelhe, conheceram o Santuário da Sra da Lapa, com a sua gruta e rocha onde não passam pecadores, visitaram o Mosteiro de S. João de Tarouca, e a torre e ponte medievais de Ucanha. Conheceram o santuário de S. Bento da Porta Aberta, que há séculos acolhe peregrinos, prosseguiram para o santuário de N. Sra da Abadia e mosteiro de Tibães, o mosteiro de S. João de Arga, o Mosteiro de Oia, o único da Ordem de Cister implantado à beira-mar, e finalmente alcançaram o destino desta jornada, a catedral de Santiago de Compostela

No domingo à noite, na Praça do Obradoiro, juntou-se à caravana o bispo da Guarda, D. Manuel Felício, que no dia seguinte presidiu a Missa do Peregrino. A cerimónia do Botafumeiro, o grande incensário que purifica a catedral e os espíritos dos crentes e turistas, encerrou este programa onde não faltaram ofertas, lembranças da SPAL e até música ao vivo com o conjunto Prós e Contras.

Foi com grande prazer que acompanhei, uma vez mais, um grupo de participantes do Clube Escape Livre em mais uma viagem de fé, e que regressei a esta catedral, com simbolismo tão grande para peregrinos, crentes e não crentes. Tal como o Escape Livre referiu na sua invocação ao apóstolo, devemos encarar as nossas viagens como encaramos a vida: fazer o caminho com fé, com gratidão e com alegria de viver, e foi isso que também vim realizar e tentar transmitir


D. Manuel Felício, Bispo da Guarda

O Clube Escape Livre regressa a Santiago de Compostela em 2020 e 2021, este último Ano Jubileu.

O XV Off Road Bridgestone ACP – Caminhos de Santiago teve como viatura oficial a Mercedes-Benz e o patrocínio da Valorpneu, Bridgestone e Spal. Contou com o apoio oficial dos Municípios da Guarda, Trancoso e Sernancelhe e o Turismo do Centro de Portugal. O apoio à divulgação foi da RFM, Auto Mag, Localvisão Guarda, Razão Automóvel, TT Verde, Diário de Coimbra, jornal A Guarda, Dom Digital e TMG.

Mais Atividades

9º Raid do Bucho e Outros Sabores

Raid do Bucho 2018

O Raid do Bucho e Outros Sabores une novamente a aventura à gastronomia tradicional, nomeadamente o bucho e outros sabores da zona raiana da Guarda.

7º Mercedes-Benz 4MATIC Experience / Alentejo

Mercedes-Benz 4MATIC Experience 2018

Destinado aos proprietários de veículos com tecnologia 4MATIC, o 7º Mercedes-Benz 4MATIC Experience rumou ao Alentejo para experiências inéditas.

TT Centenário Tribunal da Relação de Coimbra

TT Centenário 2018

O TT Centenário foi uma das iniciativas integradas no Centenário do Tribunal da Relação de Coimbra e contou com 80 participantes em 24 viaturas 4×4.

Matos & Prata Evento X

Matos & Prata Evento X

O Matos & Prata voltou a reunir os seus clientes num passeio todo terreno para mostrar as capacidades da tecnologia xDrive num fim-de-semana diferente.