45º Aniversário Programa Escape Livre / 20ª Gala SPAL

A Gala SPAL é a festa de homenagem aos pilotos do distrito da Guarda que se destacaram nas diversas modalidades do desporto motorizado.

Fev
23
Localidade: Guarda
Tipo de evento: Festa de homenagem

Foi uma noite verdadeiramente mágica, a que decorreu na sexta-feira, 23 de fevereiro, na Guarda. A Gala SPAL decorreu uma vez mais no Teatro Municipal, que se preencheu de glamour, festa e aplausos para o espetáculo de Luís de Matos e para a subida ao palco de todos os homenageados.


Nuno Rodrigues da Silva vence Troféu La Vie Piloto do Ano

Na edição de 2018 foram homenageados 38 pilotos de oito modalidades que em 2017 levaram o nome da Guarda mais longe. O Troféu La Vie Piloto do Ano ficou nas mãos de Nuno Rodrigues da Silva, com 88 votos. O navegador que conta com quase 30 anos de provas oficiais, participou, em 2017, em 19 provas, conquistando o primeiro lugar no Campeonato Regional Açoriano de Ralis.

No final, Nuno Rodrigues da Silva manifestava-se surpreendido mas muito satisfeito com o galardão, salientando a importância da gala.

Faz muito sentido para os pilotos, sobretudo para os pilotos locais. É um chavão dizer-se que estamos no Interior, mas na prática isso é verdade. É evidente que os pilotos daqui não terão tantos apoios nem dispõem de estruturas que possam aproveitar para melhorar as suas características. Por isso a gala é um grande impulso, um grande dinamizador, e que permite que o Interior esteja muito mais visível e que se possa aproveitar dessa situação.

Nuno Rodrigues da Silva


Troféu Manuel Gião

Este não foi no entanto o único prémio especial da noite. O Troféu Manuel Gião, a mais alta distinção da gala, foi para o autarca da Câmara Municipal da Guarda, Álvaro Amaro, pelo seu trabalho no concelho e pelo apoio a entidades e associações que desejam também desenvolver a Guarda. O edil parabenizou o Escape Livre pelo duplo aniversário, a Rádio Altitude por “ter tornado o sonho uma realidade” e ainda a SPAL pelo “casamento feliz” com o Escape Livre, e referiu: “a melhor homenagem que posso prestar ao Escape Livre é que cada um de nós, na nossa circunstância, deve perceber o que está mais ao nosso alcance e fazermos tudo para nos envolvermos num objetivo que mobilize todos e une todos. E o objetivo que nos tem envolvido é puxarmos a Guarda para cima. Parabéns Escape Livre”. 


Prémio Prestígio João Lopes

Perante um auditório lotado, o Prémio Prestígio João Lopes foi entregue a duas entidades, este ano da área da comunicação. Ambas têm apoiado a atividade do Clube: o jornal “Diário de Coimbra”, com Arménio Travassos, diretor geral, a receber a distinção. E a rádio RFM, subindo ao palco António Mendes, diretor de programação da estação.

No evento esteve presente o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, que afirmou: “É impressionante que há 45 anos foi criado um programa que depois deu origem a este importante clube e hoje fica aqui claramente demonstrado a importância que tem e que se percebe pela homenagem que aqui foi feita aos pilotos, mas também às empresas, às personalidades. Uma homenagem que é justa mas que é certamente de inspiração porque entusiasma os mais jovens, mas também os menos jovens, a procurar a excelência e o mérito desportivo para serem reconhecidos. Os que aqui estão seguramente ao longo do ano vão dar o seu melhor e fazer o que no desporto se faz: procurar a superação e ser melhores no amanhã.”

Na 20ª edição da Gala SPAL houve ainda lugar para duas outras distinções. O piloto Jorge Almeida e o responsável da AMSport, José Cruz, receberam o diploma de sócios honorários do Clube Escape Livre. O gesto foi um agradecimento por toda a colaboração, sobretudo nos eventos de desporto automóvel: o Slalom Sprint de Castelo Rodrigo e o Drift de Pinhel.

Gala SPAL 2018

As palavras de Luis Celínio, presidente do Clube Escape Livre, destacaram, mais do que o percurso até à actualidade, novos desafios para, através do automóvel, colocar a Guarda e o Centro de Portugal ao mais alto nível.

Mas esta gala SPAL ficou ainda mais memorável graças à magia de Luis de Matos que, interagindo com o público, realizou um espetáculo de qualidade mundial.


O 45º Aniversário Programa Escape Livre e 20ª Gala SPAL – A Nossa Seleção de Pilotos – contou com o Alto Patrocínio Câmara Municipal da Guarda, do Centro Comercial La Vie Guarda, da SPAL e do grupo IMB Hoteis. O apoio da Freguesia da Guarda e do Teatro Municipal da Guarda, para além de diversas empresas, tornou possível esta iniciativa do Clube Escape Livre.

Slider image

Slider image

Slider image

Slider image

Slider image

Slider image

Slider image

Slider image

Slider image

Slider image

Slider image

Slider image

Slider image

Slider image

Slider image

Slider image

Slider image

Slider image

Slider image

Slider image

Slider image

Slider image

Slider image

Slider image

Slider image

Mais Atividades

2º Raid TT Vinhos Beira Interior

Raid TT Vinhos Beira Interior 2018 6

O Raid TT Vinhos Beira Interior marcou o encerramento do calendário 2018 do Clube Escape Livre, e voltou a confirmar o sucesso da primeira edição.

9º Raid do Bucho e Outros Sabores

Raid do Bucho 2018

O Raid do Bucho e Outros Sabores une novamente a aventura à gastronomia tradicional, nomeadamente o bucho e outros sabores da zona raiana da Guarda.

XV Off Road Bridgestone ACP – Caminho de Santiago

Off Road Bridgestone ACP Caminho de Santiago 2018

Mais uma vez o Clube Escape Livre levou peregrinos ao volante de viaturas 4×4 a percorrer o Caminho de Santiago durante cinco dias e 500 km.

Aventura AFN Escape Livre

Aventura AFN Escape Livre

A Aventura Escape Livre concentrou-se na zona de Azeitão para descobrir os encantos de Sesimbra e Setúbal em viaturas 4×4.