8º Raid do Bucho e Outros Sabores

Pelo oitavo ano consecutivo, o Clube Escape Livre voltou a levar participantes, de todo o país, à festa do Bucho que decorre na Freineda.

Mar
17 a 19
Localidade: Guarda - Freineda
Tipo de evento: Passeio Todo Terreno Turístico

Entre a cidade da Guarda, onde é centralizado, e a aldeia de Freineda, passando pelos concelhos de Belmonte e do Sabugal, o 8º Raid do Bucho e Outros Sabores contemplou, uma vez mais, um novo percurso pelos trilhos e paisagens serranas, por linhas de água e pelos sabores tradicionais da região beirã e raiana, com destaque para o bucho.

O programa fecha com chave de ouro na aldeia de Freineda, com a cerimónia evocativa das guerras peninsulares, onde não falta pólvora e trajes a rigor, frente ao antigo quartel do general Wellington. Segue-se a Festa e Almoço dos Bucho, que além desta iguaria conta com provas de sabores gastronómicos, música e animação.

Tradição e inovação cumpridas!

O todo terreno e o bucho voltaram a ocupar o lugar de relevo em mais um Raid do Bucho e Outros Sabores, organizado pelo Clube Escape Livre, entre a Guarda e a aldeia de Freineda. A oitava edição privilegiou a região mais a sul do distrito e atraiu uma caravana proveniente de norte a sul do país, de Braga a Lisboa, da Maia a Viseu para a conquista dos sabores e da adrenalina. 

Aberto a todas as marcas e modelos 4×4, o Raid do Bucho teve como viatura oficial o Dacia Duster 4×4.

O sucesso deste passeio não se esgota, seja pela possibilidade de incluir todas as marcas e modelos 4×4 – e onde o Dacia Duster 4×4 é viatura oficial – seja pela tradição gastronómica, ou ainda pela forte aposta no património histórico e cultural que em cada ano reúne no distrito da Guarda novos aventureiros. O Raid do Bucho e Outros Sabores é um dos grandes pontos de encontro anuais para os que apreciam o todo terreno e a descoberta de uma região com recantos e paisagens inesgotáveis. 

Caravana de Norte a Sul do País!

O passeio contou com diversos momentos altos, desde logo a encenação no interior da sé da Guarda relativa à consagração da Sé, no séc. XVI, e a subida à cobertura exterior pela estreita escada em espiral, uma forma diferente de conhecer a história da catedral que demorou quase dois séculos a ser construída. Rechearam o programa as visitas ao castelo de Belmonte e à exposição “Ceuta Ontem. Ceuta Hoje”, ao castelo do Sabugal, à aldeia de Marmeleiro, onde, junto ao forno a lenha comunitário se provou o pão, os bolos e a marmelada caseira, ao castro do Jarmelo e à Aldeia Histórica de Castelo Mendo, onde decorreu um reforço de pequeno-almoço. Oportunidade ainda para o Clube estrear e oferecer o novo troféu SPAL aos participantes, bem como de sortear o relógio da reputada marca TW Steel.

Raid do Bucho e Outros Sabores 2017

A cerimónia evocativa das guerras peninsulares é também ela já um clássico no Raid do Bucho

Em termos de principais desafios, destaque para os trilhos estreitos e sinuosos, mas também alguns estradões até Belmonte, a subida da calçada romana em Sortelha e a passagem a vau após o Paraísal, junto ao rio Côa. 
No último dia, repetiu-se a tradicional chegada à aldeia de Freineda, onde o ambiente da Festa do Bucho já se fazia sentir. Após a cerimónia evocativa das guerras peninsulares, junto ao quartel do duque de Wellington, no largo de Santa Eufêmia a música e os aromas dos enchidos, do bucho, dos queijos, pão e vinho mostraram-se consistentes com as provas. A 12ª Festa do Bucho e Outros Sabores incluiu o almoço que este ano manteve a habitual adesão de centenas de pessoas.

O 8º Raid do Bucho e Outros Sabores teve como viatura oficial o Dacia Duster 4×4 e o apoio institucional da Junta de Freguesia de Freineda, Turismo do Centro de Portugal e Municípios da Guarda, Belmonte e Sabugal. Conta com o patrocínio da Valorpneu, Bridgestone, First Stop, SPAL, TW Steel, IMB Hotels, Intermarché, Águas do Vimeiro e Scutvias. O apoio à divulgação é da Autohoje e Autohoje TT & Aventura, RFM, Diário de Coimbra, jornal A Guarda, Lusomotores, TT Verde e Teatro Municipal da Guarda.

Mais Atividades

3º Raid TT Vinhos Beira Interior

Raid TT Vinhos Beira Interior 2019 0

Pelo terceiro ano consecutivo que o Raid TT Vinhos Beira Interior desafiou à descoberta dos melhores néctares da região pelos trilhos em redor de Pinhel.

8º Mercedes-Benz 4MATIC Experience

Mercedes Benz 4MATIC Experience 2019 28

Em 2019 o Mercedes-Benz 4MATIC Experience foi até à Nazaré para novas aventuras e desafios, conhecendo variado património histórico e arquitetónico.

XVI Off Road Bridgestone ACP

Off Road Bridgestone ACP 2019 22

Em 2019 os sócios do Automóvel Club de Portugal partiram à descoberta de trilhos, sabores e experiências do Alentejo em mais um Off Road Bridgestone ACP

Audi Offroad Experience

Audi Offroad Experience 2019 6

Os SUV Audi saíram do asfalto e aventuraram-se num dos grandes destinos paisagísticos do país, a região Norte, em mais um Audi Offroad Experience.