Festival Automóvel Clássico Guarda 2017

O Festival Automóvel Clássico decorreu na Guarda e reuniu cerca de 40 viaturas, das mais diversas marcas automóveis, num fim-de-semana de convívio e lazer.

Set
15 a 17
Localidade: Guarda
Tipo de evento: Passeio de Clássicos

O encontro de Clássicos recebeu, em 2017, novos moldes organizativos e novo mapa, com a Guarda como local de destaque, e onde o Escape Livre pretendeu reunir clubes emblemáticos e modelos icónicos para percorrerem as estradas da região. Do MG Clube de Portugal ao Biscione Classic Clube, e do grupo de amigos Porsche do Lehrenkrauscafe aos carros históricos do Museu de Salamanca, houve cerca de 40 veículos com história, nas estradas da região.

História automóvel no Festival de Clássicos e Encontro Ibérico

O Festival Automóvel Clássico Guarda 2017 / 4º Encontro Ibérico foi mais uma grande exibição na cidade mais alta. O encontro que serviu de descoberta da região e encontro dos amantes dos carros mais antigos contou com a presença de mais de 40 viaturas e cerca de uma centena de pessoas. A organização foi do Clube Escape Livre.

Na passadeira vermelha instalada na Praça Luis de Camões desfilaram modelos como Alfa Romeo 2000 GTV, Spyder, 4C, Brera e vários Porsche 911, os MG B e F, o Austin Healey e o Simca 1000, o Alpine Sunbeam e o Jaguar Svereign 3.2, diversos Mercedes-Benz, Volkswagen, Citroën 11, Mitsubishi, Volvo e tantos outros. Grandes modelos antigos, históricos e clássicos, lustrosos e bem cuidados que no domingo animaram a praça mais movimentada da cidade da Guarda, atraindo curiosos e entusiastas. O evento contou ainda com a surpresa da presença de alguns modelos que serão, no futuro, grandes clássicos, como é o caso do Mercedes-Benz AMG GT C, que atraiu todas as atenções.

Cerca de 40 viaturas clássicas desfilaram numa passadeira vermelha na Praça Luís de Camões

E se o domingo foi destinado à exibição das viaturas, o programa começou, no sábado, com a descoberta paisagística, histórica e cultural de alguns concelhos e ex-libris do distrito da Guarda. A organização preparou dois programas distintos para as marcas automóveis presentes, conduzindo as caravanas a locais como o Museu Etnológico de Melo, Museu da Miniatura Automóvel de Gouveia, Cidadelhe, onde conheceram o afamado Pálio de Ouro, o Museu Municipal de Pinhel e Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo. De regresso à Guarda houve ainda oportunidade de visitar a Feira Farta, um certame onde estão reunidos produtores, artesãos, juntas de freguesia e associações de todo o concelho. A sé da Guarda foi palco de uma visita encenada, já no domingo de manhã, com a colaboração do Grupo Hereditas e que surpreendeu agradavelmente todos os participantes.

No passeio participaram nove viaturas provenientes da vizinha Espanha, graças à colaboração com o Museo de Historia de la Automocion de Salamanca (MHAS) que uma vez mais, e pelo quarto ano, foi um agente imprescindível na atração dos clássicos à Guarda e na divulgação do evento, atribuindo-lhe um carácter ibérico. 

O Museo de Historia de la Automoción de Salamanca está orgulhoso de participar no quarto encontro de automóveis clássicos, celebrado desta vez por terras fronteiriças da Guarda. Entendemos que é uma magnífica oportunidade de unir os dois países através da paixão pelo automóvel e pelo colecionismo dos carros clássicos.

Luis Miguel Mata, Director do MHAS

O Festival Automóvel Clássico Guarda 2017 foi uma organização do Clube Escape Livre, contou com o patrocínio da SPAL (responsável pelos troféus) e Intermarché e com o apoio institucional do Turismo do Centro de Portugal, municípios da Guarda, Figueira de Castelo Rodrigo, Pinhel e Gouveia, Museo de Historia de la Automocion de Salamanca e Museu da Miniatura Automóvel de Gouveia.


Mais Atividades

19ª Gala SPAL / A nossa seleção de pilotos

Gala SPAL 2017

O Clube Escape Livre volta realizar a Gala SPAL, homenageando os pilotos da região da Guarda, numa noite que juntou cerca de 400 pessoas no TMG.

8º Raid do Bucho e Outros Sabores

Raid do Bucho e Outros Sabores 2017

Pelo oitavo ano consecutivo, o Clube Escape Livre voltou a levar participantes, de todo o país, à festa do Bucho que decorre na Freineda.

2º Off Road Bridgestone Marrocos

Off Road Bridgstone First Stop Marrocos 2017

Pelo segundo ano consecutivo, o Clube Escape Livre organizou a maior e mais exótica expedição a Marrocos, com cerca de 23 viaturas 4×4.

She’s Mercedes Off Road Experience

She's Mercedes Off Road Experience

O Clube Escape Livre associou-se à Mercedes-Benz e proporcionou um dia diferente em fora de estrada para 20 condutoras. Foi o She’s Mercedes Off Road.