Festival Automóvel Clássico Guarda 2017

O Festival Automóvel Clássico decorreu na Guarda e reuniu cerca de 40 viaturas, das mais diversas marcas automóveis, num fim-de-semana de convívio e lazer.

Set
15 a 17
Localidade: Guarda
Tipo de evento: Passeio de Clássicos

O encontro de Clássicos recebeu, em 2017, novos moldes organizativos e novo mapa, com a Guarda como local de destaque, e onde o Escape Livre pretendeu reunir clubes emblemáticos e modelos icónicos para percorrerem as estradas da região. Do MG Clube de Portugal ao Biscione Classic Clube, e do grupo de amigos Porsche do Lehrenkrauscafe aos carros históricos do Museu de Salamanca, houve cerca de 40 veículos com história, nas estradas da região.

História automóvel no Festival de Clássicos e Encontro Ibérico

O Festival Automóvel Clássico Guarda 2017 / 4º Encontro Ibérico foi mais uma grande exibição na cidade mais alta. O encontro que serviu de descoberta da região e encontro dos amantes dos carros mais antigos contou com a presença de mais de 40 viaturas e cerca de uma centena de pessoas. A organização foi do Clube Escape Livre.

Na passadeira vermelha instalada na Praça Luis de Camões desfilaram modelos como Alfa Romeo 2000 GTV, Spyder, 4C, Brera e vários Porsche 911, os MG B e F, o Austin Healey e o Simca 1000, o Alpine Sunbeam e o Jaguar Svereign 3.2, diversos Mercedes-Benz, Volkswagen, Citroën 11, Mitsubishi, Volvo e tantos outros. Grandes modelos antigos, históricos e clássicos, lustrosos e bem cuidados que no domingo animaram a praça mais movimentada da cidade da Guarda, atraindo curiosos e entusiastas. O evento contou ainda com a surpresa da presença de alguns modelos que serão, no futuro, grandes clássicos, como é o caso do Mercedes-Benz AMG GT C, que atraiu todas as atenções.

Cerca de 40 viaturas clássicas desfilaram numa passadeira vermelha na Praça Luís de Camões

E se o domingo foi destinado à exibição das viaturas, o programa começou, no sábado, com a descoberta paisagística, histórica e cultural de alguns concelhos e ex-libris do distrito da Guarda. A organização preparou dois programas distintos para as marcas automóveis presentes, conduzindo as caravanas a locais como o Museu Etnológico de Melo, Museu da Miniatura Automóvel de Gouveia, Cidadelhe, onde conheceram o afamado Pálio de Ouro, o Museu Municipal de Pinhel e Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo. De regresso à Guarda houve ainda oportunidade de visitar a Feira Farta, um certame onde estão reunidos produtores, artesãos, juntas de freguesia e associações de todo o concelho. A sé da Guarda foi palco de uma visita encenada, já no domingo de manhã, com a colaboração do Grupo Hereditas e que surpreendeu agradavelmente todos os participantes.

No passeio participaram nove viaturas provenientes da vizinha Espanha, graças à colaboração com o Museo de Historia de la Automocion de Salamanca (MHAS) que uma vez mais, e pelo quarto ano, foi um agente imprescindível na atração dos clássicos à Guarda e na divulgação do evento, atribuindo-lhe um carácter ibérico. 

O Museo de Historia de la Automoción de Salamanca está orgulhoso de participar no quarto encontro de automóveis clássicos, celebrado desta vez por terras fronteiriças da Guarda. Entendemos que é uma magnífica oportunidade de unir os dois países através da paixão pelo automóvel e pelo colecionismo dos carros clássicos.

Luis Miguel Mata, Director do MHAS

O Festival Automóvel Clássico Guarda 2017 foi uma organização do Clube Escape Livre, contou com o patrocínio da SPAL (responsável pelos troféus) e Intermarché e com o apoio institucional do Turismo do Centro de Portugal, municípios da Guarda, Figueira de Castelo Rodrigo, Pinhel e Gouveia, Museo de Historia de la Automocion de Salamanca e Museu da Miniatura Automóvel de Gouveia.


Mais Atividades

6ª Aventura Dacia 4×2

Aventura Dacia 4x2 2017

Pelo sexto ano consecutivo, o Clube Escape Livre juntou cerca de 43 viaturas Dacia numa aventura entre Fundão e Idanha-a-Nova.

8º Raid do Bucho e Outros Sabores

Raid do Bucho e Outros Sabores 2017

Pelo oitavo ano consecutivo, o Clube Escape Livre voltou a levar participantes, de todo o país, à festa do Bucho que decorre na Freineda.

XIX Slalom / Sprint Castelo Rodrigo

Slalom Sprint Figueira Castelo Rodrigo 2017

O Slalom / Sprint de Castelo Rodrigou foi, pela 19ª vez consecutiva, uma referência na competição automóvel, contando com cerca de 70 pilotos.

Audi Off Road Experience nos Castelos da Raia

Audi Off Road Experience 2017

O Clube Escape Livre juntou-se à marca alemã Audi e com mais de 20 viaturas percorreram os caminhos dos contrabandistas, num evento marcado pela aventura.