Slalom Sprint de Castelo Rodrigo 2016

O Slalom Sprint de Castelo Rodrigo ganhou mais adrenalina e competição, neste ano de 2016, com a nova modalide de Sprint.

Jul
23 a 24
Localidade: Figueira de Castelo Rodrigo
Tipo de evento: Prova de Perícia

Nos últimos 17 anos, o Slalom de Castelo Rodrigo foi uma referência na competição automóvel, mas o ano de 2016 marcou uma nova etapa e um novo desafio, com a realização do primeiro Slalom Sprint de Castelo Rodrigo.

Slalom Sprint: Inovação em Castelo Rodrigo

A câmara municipal de Figueira de Castelo Rodrigo e o Clube Escape Livre inovaram na 18ª edição desta prova. O XVIII Slalom de Castelo Rodrigo trouxe duas modalidades distintas com novos pilotos, novos carros e mais adrenalina.

O Estádio Municipal de Figueira recebeu, entre as 21h e as 24h de sábado, 23 de julho, a prova de Sprint, onde cerca de 25 pilotos disputaram os melhores tempos e o pódio. Estiveram nomes bem conhecidos como Jorge Almeida, José Cruz, André Cabeças, Magda Oliveira, Luís Pereira ou José Gomes, que levaram máquinas como Porsche, BMW, Toyota, Peugeot e Alpine Renault.

Duas modalidades distintas, com mais adrenalina

No dia seguinte, no centro de Figueira, a velocidade foi feita com perícia, numa prova de slalom que reuniu os melhores pilotos nacionais e locais. A prova de slalom decorreu entre as 15h e as 18h de domingo, 24 de julho, e teve pilotos como António Alexandre, Jorge Araújo, Tiago Mateus e, claro, Jorge Almeida, todos já vencedores em Figueira e que discutiram as melhores posições do troféu de 2016. A nível local, destaque para Rui Loureiro, Miguel Vicente, Fernando Morgado e Vilson Grilo.

É com grande orgulho que o Município de Figueira renova a parceria com o Escape Livre e volta a receber esta prova. Acreditamos que a inovação deste ano, com as provas de Sprint e de Slalom, é sinónimo de mais adrenalina e novo público. Desejamos um grande espetáculo a todos, damos as boas vindas aos que nos visitam para ver o Slalom Sprint e lançamos, desde já, o convite para que regressem e visitem com mais calma o belíssimo concelho de Figueira.

Paulo Langrouva, Presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo
XVIII Slalom Sprint Castelo Rodrigo 2016

Na edição de 2016 esteve em discussão um conjunto de prémios monetários superior a 3000 euros, entre presenças e melhores classificações.

Ao atingir a maioridade desta prova consideramos que é altura de mudar um pouco o formato, crescer e evoluir, e entendemos que o fazemos com a maturidade necessária.  Desejamos que seja um excelente atrativo para os figueirenses e seus visitantes e que toda a espetacularidade desde Slalom Sprint fique registado nas suas memórias e os faça querer mais em anos futuros.

Luís Celínio, Presidente do Clube Escape Livre

O XVIII Slalom Sprint de Castelo Rodrigo teve o apoio do Município de Figueira de Castelo Rodrigo, do Turismo do Centro de Portugal e da FPAK. Contou ainda com a colaboração da Rádio Altitude, Autohoje, RFM e Clube do Peixe, e com o patrocínio da Bridgestone e First Stop. 

Recorde de pilotos e público em Castelo Rodrigo

Tiago Prata em Citroen AX, na prova de Sprint, e António Borges em Fiat 126, na prova de Slalom, foram os vencedores do XVIII Slalom/Sprint de Castelo Rodrigo que acabou por reunir 58 pilotos e uma moldura humana de milhares de pessoas. Esta foi a melhor resposta para a Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo e para o Clube Escape Livre que, em conjunto, decidiram inovar e apostar num figurino mais moderno e competitivo, capaz de manter Castelo Rodrigo como a referência das provas automobilísticas na região da Guarda e de projeção nacional.

Muito público até às 2h da manhã no estádio municipal

O já carismático estádio de futebol de Figueira de Castelo Rodrigo acolheu a primeira prova de Sprint numa extensão de cerca de 1,7 km, e que não só utilizou o anel de velocidade interior, como fez uma incursão aos arruamentos exteriores. A um bom ritmo, o Slalom Sprint de Castelo Rodrigo desenrolou-se desde as 21h até perto das 02h da manhã de domingo e o muito público não arredou pé, assistindo, entusiasmado, às passagens dos pilotos e carros.

Tiago Prata, em Citroen AX GTI, seria o vencedor da noite à frente de um muito competitivo António Borges, que regressou à prova em Figueira com uma posição de destaque para o seu pequeno mas potente Fiat 126. Tiago Mateus, em Toyota Corolla, esteve espetacular e ocupou o último lugar do pódio à frente de um combativo Jorge Almeida, em Peugeot. Tiago venceu ainda a categoria tração à frente e Borges a tração traseira, enquanto o 5.º lugar da geral permitiu a Nelson Trindade, em Mitsubishi Evolution, a vitória entre os carros de tração total.

Pilotos, público, espetáculo e competição

José Cruz da AMSport levou a Castelo Rodrigo três dos mais competitivos carros: um Porsche 911, um Peugeot 306 maxi e a espetacular barqueta radical, mas preferiu o espetáculo a resultados.

Já no Domingo, no centro de Figueira de Castelo Rodrigo, os participantes levaram os pequenos e rápidos carros de perícia, mas também aqui António Borges não deixou os seus créditos por mãos alheias, vencendo, pela primeira vez, o Slalom em Castelo Rodrigo e relegando para os lugares mais baixos do pódio o Mini de Hugo Ribeiro e o Daihatsu de Jorge Araújo. Borges venceu ainda a categoria de tração traseira, Hugo Ribeiro a categoria Mini, Marco Martins a categoria tração à frente e Tiago Mateus a categoria Originais.

Presença da televisão com novo programa

O GTI, novo programa de automóveis da TVI 24 esteve por dentro deste ambiente de Sprint e Slalom e os seus jornalistas experimentaram a espetacularidade destas modalidades, respetivamente ao volante do Porsche 911 da AMSport e do Daihatsu de Jorge Araújo. E até surpreenderam! Também a Sport TV marcou presença através do programa Grelha de Partida.

Foram provas diferentes, muito interessantes, e que atraíram ainda mais público a Figueira. Foi um grande fim-de-semana para o concelho que movimentou muito a restauração e esgotou mesmo as dormidas de Sábado para Domingo.

Paulo Langrouva, Presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo

Pilotos, público, espetáculo e competição em mais um Slalom Sprint de Castelo Rodrigo, num grande fim-de-semana onde os vencedores celebraram no pódio com garrafas magnum de espumante da Adega de Figueira de Castelo Rodrigo. Pela primeira vez nesta prova foram entregues troféus de porcelana SPAL.


Mais Atividades

Off Road Bridgestone Marrocos

Off Road Bridgestone Marrocos 2016

O Off Road Bridgestone Marrocos foi a maior aventura do Clube Escape Livre. Uma caravana de 15 veículos 4×4 por trilhos Africanos em mais de 4000 km.

5ª Aventura Dacia 4×2

Aventura Dacia 4x2 2016

No 5º ano da Aventura Dacia, o Clube Escape Livre levou cerca de 100 participantes a percorrer trilhos do Oeste, que incluiu um percurso em areia.

Rali Banco BIC Guarda 2016

Rali Banco BIC Guarda 2016

O Rali da Guarda voltou a realizar-se no mês de julho e deu a conhecer […]

7º Raid do Bucho e Outros Sabores

Raid do Bucho e Outros Sabores 2016

A sétima edição do Raid do Bucho apresentou-se com novos trilhos, mais adrenalina e aventura, e com um record de viaturas 4×4 a caminho da Freineda.