3º Encontro Ibérico de Automóveis Clássicos

O evento foi dedicado aos veículos clássicos e históricos, num passeio de descobertas a realizar […]

Set
02 a 04
Localidade: Nelas - Salamanca
Tipo de evento: Passeio de Automóveis Clássicos

O evento foi dedicado aos veículos clássicos e históricos, num passeio de descobertas a realizar por asfalto e com visita aos três museus ligados ao automóvel, entre Espanha e Portugal: Gouveia, Caramulo e Salamanca. A caravana do Encontro Ibérico de automóveis clássicos reuniu verdadeiros apaixonados pelos carros clássicos e históricos. Partindo de Nelas, prosseguiu pelo Caramulo e teve encontro marcado na Guarda, nomeadamente com jantar e alojamento de sábado, seguindo domingo para Salamanca.

A terceira edição do Encontro Ibérico de Automóveis Clássicos, neste fim-de-semana, foi mais um sucesso. 29 equipas com viaturas clássicas, incluindo oito provenientes da vizinha Espanha, aderiram ao evento que ligou os países irmãos através do interesse e paixão por estes tipo de veículos, aliados à descoberta e à história da região fronteiriça. Entre os modelos presentes, destaque para o MG A de 1958, o Volvo S122 e ainda o Pontiac Le Mans.

Encontro Ibérico de automóveis clássicos encerra ciclo com sucesso

O percurso deste ano fez a ligação entre Nelas, Caramulo, Gouveia, Guarda e Salamanca, onde além de espaços museológicos também se descobriu a história, a paisagem e a arquitetura. Em 2016, é encerrado um ciclo recheado de conhecimento para os participantes e fica cumprido o principal objetivo da organização que durante três anos consecutivos uniu os aficionados pelos clássicos em torno dos três principais museus automóveis desta região de fronteira. No próximo ano, o Clube Escape Livre avaliará a continuidade e a inovação do evento com outros moldes e destinos. 

29 equipas com viaturas clássicas

O fim de semana começou a partir do Grande Hotel das Caldas da Felgueira, no concelho de Nelas, na sexta-feira, tendo sido do agrado de todos a animação e a prova de vinhos da Feira do Vinho do Dão. 

Outro dos momentos altos decorreu na manhã de sábado, com a subida da histórica Rampa do Caramulo. E com a visita guiada ao Museu do Caramulo, onde se encontram peças raras com mais de um século, entre elas um Peugeot Type 19 de 1899 e todo um espólio de automóveis, motociclos e brinquedos até aos tempos modernos. O Caramulo Motorfestival, grande evento dedicado aos automóveis e motociclos clássicos e desportivos, foi apreciado pelos participantes antes da chegada ao Museu da Miniatura Automóvel de Gouveia, onde o sempre apaixonado colecionador Fernando Taborda contou algumas estórias das miniaturas expostas. A curiosidade dos participantes voltou a ser aguçada na Guarda, com uma muito bem conseguida visita noturna encenada ao centro histórico, com relatos do tempo da corte e da comunidade judaica.

No domingo de manhã, a passagem para Espanha ficou assinalada por um breve esticar de pernas e um café na Plaza Mayor em Ciudad Rodrigo, antes da chegada a Salamanca. Após o almoço, o programa encerrou com a visita ao Museo de História de la Automocion de Salamanca (MHAS).

Visita aos três museus ligados aos automóveis

O evento serviu ainda para o Clube Escape Livre homenagear e agradecer a colaboração incansável e extraordinária do diretor do MHAS, Luís Miguel Mata, e do colecionar de miniaturas automóveis Fernando Taborda, cujos contributos foram decisivos para o êxito repetido durante as três edições evento.

O 3º encontro Ibérico de Automóveis Clássicos foi uma organização do Clube Escape Livre em parceria com o Museo de Historia de la Automoción de Salamanca, Museu da Miniatura Automóvel de Gouveia e Museu do Caramulo, e teve o apoio institucional do Turismo do Centro de Portugal, municípios da Guarda, Nelas e Gouveia, e Ayuntamientos de Ciudad Rodrigo e de Salamanca. Contou ainda com o apoio das Caldas da Felgueira, Intermarché, Transportes Bernardo Marques, e o apoio à divulgação de Motor Clássico, beira.pt e news motorsports.


Mais Atividades

TTT Bernardo Marques

TTT Bernardo Marques 2016

No âmbito dos 25 anos da empresa Transportes Bernardo Marques, o Clube Escape Livre organizou mais um evento de todo terreno, o TTT Bernardo Marques.

7º Raid do Bucho e Outros Sabores

Raid do Bucho e Outros Sabores 2016

A sétima edição do Raid do Bucho apresentou-se com novos trilhos, mais adrenalina e aventura, e com um record de viaturas 4×4 a caminho da Freineda.

Off Road Bridgestone Marrocos

Off Road Bridgestone Marrocos 2016

O Off Road Bridgestone Marrocos foi a maior aventura do Clube Escape Livre. Uma caravana de 15 veículos 4×4 por trilhos Africanos em mais de 4000 km.

18ª Gala SPAL / A nossa seleção de pilotos

18ª gala SPAL 2016

Na 18ª Gala SPAL o Clube Escape Livre voltou a homenagear pilotos do Distrito da Guarda e diversas personalidades, numa Gala onde não faltou muito humor.