7º Raid do Bucho e Outros Sabores

A sétima edição do Raid do Bucho apresentou-se com novos trilhos, mais adrenalina e aventura, e com um record de viaturas 4×4 a caminho da Freineda.

Mar
11 a 13
Localidade: Guarda - Freineda
Tipo de evento: Passeio Todo Terreno Turístico

A partir do Hotel Vanguarda, na cidade da Guarda, e com um percurso totalmente novo, o todo terreno, a gastronomia tradicional beirã e raiana e a História voltaram a ser os protagonistas de mais um Raid do Bucho. Num passeio cheio de sabores e de tradição, o bucho e outros enchidos e fumados foram servidos em generosas doses.

O percurso deu a conhecer a cidade mais alta, passou pelo concelho de Pinhel, prosseguiu para os corta-fogos da serra da Marofa, já no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, e teve o seu términus, no domingo, na aldeia de Freineda, como habitualmente, onde se desenrolou uma cerimónia evocativa das Guerras Peninsulares, junto ao quartel do Duque de Wellington. O passeio foi aberto a todas as viaturas 4×4 e SUV 4×4 e o Dacia Duster 4X4 foi a viatura oficial.

O melhor Raid do Bucho de sempre!

A sétima edição do Raid do Bucho e Outros Sabores alcançou o maior sucesso de sempre. O recorde de 49 viaturas e 140 pessoas participantes demonstra o êxito de um passeio pelo distrito da Guarda que dá cartas pela diversidade e beleza de uma região e pela gastronomia mais tradicional. Sesimbra, Braga, Caldas da Rainha, Ovar, Lisboa, Guimarães, Figueira da Foz, Porto, Guarda e muitas outras cidades e vilas de norte a sul do país estiveram representadas neste passeio, com encontro marcado na cidade mais alta, no último fim-de-semana. Até S. Pedro ajudou com muito sol, possibilitando uma aventura ao mais alto nível com vista para as serranias beirãs.

Os trilhos de Pinhel foram, este ano, uma das novidades do percurso, mas surpreenderam igualmente a subida da Via Sacra, em Figueira de Castelo Rodrigo, agora com o horizonte à vista após limpeza florestal, a serra da Marofa e os corta-fogos, em subidas e descidas, que deliciaram todos os participantes, mesmo os menos habituados ao todo terreno. Uma pequena pista natural e a travessia de algumas linhas de água foram a cereja no topo do bolo. A satisfação no final foi evidente: adrenalina, sorrisos e boa disposição marcaram este passeio. 

Novos trilhos e mais adrenalina!

Em termos de visitas, destaque para o Museu de Tecelagem de Meios, que encantou pelos grandes teares e artigos artesanais, a moderna e recente Casa da Cultura de Pinhel, com os museus José Manuel Soares e Museu Municipal, onde o município acolheu os participantes com um agradável lanche, e a Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo, sempre surpreendente nos teus tons ocre, história e paisagem circundante. Nota ainda para a oferta de vinhos na Cooperativa Beira Serra, em Vila Franca das Naves, e Adega Cooperativa de Figueira de Castelo Rodrigo, aqui com direito a subida ao pódio para receber o precioso néctar.

Como não podia deixar de ser, domingo foi também um dia marcante, repleto de percursos todo terreno que terminaram, como habitualmente, na aldeia de Freineda. Ali, os participantes juntaram-se à comunidade e visitantes para assistir à recriação histórica das guerras peninsulares, onde não faltaram fardas, espingardas, canhões e cheiro a pólvora. Logo depois, a festa e o almoço do bucho, da responsabilidade da Junta de Freguesia de Freineda, asseguram uma refeição bem tradicional a mais de 500 pessoas, num evento que ganha cada vez mais fama e adeptos.

A satisfação não podia ser maior neste primeiro passeio TT de 2016. Vemos, com esta adesão, que o rigor com que preparamos os nossos eventos, a forma como recebemos os participantes e as visitas que programamos atraem cada vez mais interessados.

Luís Celínio, Presidente do Clube Escape Livre

Mais de 140 pessoas de todo o país

Esta é uma parceria que tem levado o nome de Freineda e da sua festa gastronómica cada vez mais longe e com mais força. Foram até agora sete anos de sucesso que partilhamos com o Escape Livre.

Miguel Simões, Presidente da Junta de Freineda

O Raid do Bucho e Outros Sabores teve como viatura oficial um Dacia Duster 4X4 e contou com o patrocínio da Valorpneu, Bridgestone, First Stop, Transportes Bernardo Marques, SPAL, TW Steel, Natura IMB Hotels, Scutvias, Intermarché, Best Travel e Águas Vimeiro. O apoio institucional foi do Turismo do Centro de Portugal, Municípios da Guarda, Pinhel e Figueira de Castelo Rodrigo, e freguesia de Freineda. O evento contou ainda com o apoio à divulgação da Auto Hoje e Auto Hoje TT & Aventura, Beira.pt, Autoandrive, RFM, Lusomotores, TT Verde, Diário de Coimbra, “A Guarda”, Virtual Clube TT, Dom Digital e Teatro Municipal da Guarda.

Mais Atividades

18ª Gala SPAL / A nossa seleção de pilotos

18ª gala SPAL 2016

Na 18ª Gala SPAL o Clube Escape Livre voltou a homenagear pilotos do Distrito da Guarda e diversas personalidades, numa Gala onde não faltou muito humor.

Off Road Bridgestone Marrocos

Off Road Bridgestone Marrocos 2016

O Off Road Bridgestone Marrocos foi a maior aventura do Clube Escape Livre. Uma caravana de 15 veículos 4×4 por trilhos Africanos em mais de 4000 km.

5º Mercedes-Benz 4MATIC Experience

Mercedes-Benz 4MATIC Experience 2016

Pelo quinto ano consecutivo, o Mercedes-Benz 4MATIC Experience foi mais um êxito, levando cerca de 50 viaturas a percorrer os trilhos do Oeste.

5ª Aventura Dacia 4×2

Aventura Dacia 4x2 2016

No 5º ano da Aventura Dacia, o Clube Escape Livre levou cerca de 100 participantes a percorrer trilhos do Oeste, que incluiu um percurso em areia.