Rali Banco BIC Guarda 2015

O Rali da Guarda, regressou à cidade mais alta, após 9 anos de interrupção, com 56 equipas, de profissionais ligados ao ramo automóvel.

Jul
03 a 05
Localidade: Guarda
Tipo de evento: Concentração Turística

Francisco Carvalho foi o grande vencedor de mais um Rali Banco BIC Guarda, organizado pelo Clube Escape Livre. Foram 56 as equipas das mais diversas áreas ligadas ao mundo automóvel, desde pilotos e antigos pilotos, representantes das marcas automóveis, jornalistas e outros convidados, que disputaram, ora em jeito de brincadeira, ora de pura competição, a prova que decorreu na cidade mais alta, mantendo o ADN do Rali da Guarda a todos os níveis.

Rali Banco BIC reforçou tradição!

A tradição do Rali da cidade mais alta continua em alta, seja na diversão ou na competição. Francisco Carvalho, o mais vitorioso da história deste evento, não deixou os seus créditos por mãos alheias e ao volante de um Mini sagrou-se vencedor na prova de maneabilidade que decorreu no domingo de manhã. 
Comprovando que quem sabe não esquece, o segundo e terceiro lugares ficaram para dois nomes grandes do passado automóvel em Portugal – Araújo Pereira, em Peugeot, e Fernando Baptista, em Volkswagen. Adruzilo Lopes, já este ano campeão nacional de ralis no agrupamento de Produção (RC2N), até conseguiu melhor tempo que o vencedor, ao volante de um Renault RS, mas o derrube de um meco acabaria por penalizá-lo em 20 segundos, não subindo sequer ao pódio. O piloto da BP, Renato Pita, levou à cidade mais alta o seu carro de ralis mas, por não estar adaptado às características da perícia, ficou muito aquém das suas possibilidades. Como sempre, não faltaram provas que, esquecendo o cronómetro, mereceram ovação do público pela sua criatividade.

Francisco Carvalho vence Rali da Guarda

A organização inovou com o primeiro pódio feminino, onde Ana Gil, em Renault, conseguiu bater Bianca Bessa, em Fiat, e Anabela Correia, em Ford. Nos pódios, não faltou o espumante de Figueira de Castelo Rodrigo, seguido da cerimónia de entrega de prémios e troféus SPAL a todas as equipas.

A tradição do Rali Banco BIC Guarda foi também ao nível das brincadeiras e diversão. Nas manhãs de sábado e domingo, a zona de estacionamento no centro de operações – o Hotel Lusitânia – acordava completamente desorganizada, com postites e um longo fio a unir várias viaturas, alguns carros à venda por quantias simbólicas e material dos promotores fora do sítio. A criatividade revelou-se também em alguns momentos do Desafio Escape Livre, que levava os concorrentes a percorrer alguns pontos emblemáticos da cidade da Guarda. A realização de uma fotografia original junto à Agência do Banco BIC e o vídeo junto ao monumento do Escape Livre, frente ao Hotel Turismo, revelavam também a boa disposição de todos. O espírito de companheirismo continuou ao longo de todos os momentos de lazer, como na piscina no fim de tarde de sábado, após um dia cheio de atividades e calor.

56 equipas na cidade mais alta!

Do programa diversificado fizeram ainda parte uma prova de vinhos com a colaboração da Comissão Vitivinícola da Beira Interior, um percurso com road book pelo concelho, com visitas a Aldeia Viçosa e Museu de Tecelagem dos Meios, não faltando a passagem na Agência do Banco BIC, principal patrocinador do evento. Os sorteios de variadíssimos e valiosos prémios entre eles vários relógios TW Steel, complementaram este Rali, que contou ainda com um filme sobre as memórias das ações anteriores, a causar grande entusiasmo e alegrias.

O Rali Banco BIC Guarda 2015 ficou também marcado por ações distintas das marcas presentes. A Renault brindou a caravana com um completo workshop sobre a preparação do gin tónico, a Ford passou um filme sobre o novo Mustang e ofereceu um fim-de-semana com este modelo icónico, e a Bridgestone optou por demonstrar, num interessante passatempo, a importância do rolamento no pneu. Após votação entre os participantes, a Renault acabou por arrecadar o prémio “Melhor Marca Automóvel do Rali”, instituído pela primeira vez.

Foi com imensa alegria que voltámos a realizar este grande e logisticamente exigente rali turístico na Guarda. O ambiente de enorme boa disposição e convívio seguiu a tradição de outros tempos e a nova geração de participantes gostou tanto que prometeu regressar. Para além disso, a Guarda voltou a conhecer esta dinâmica de aliar o desporto e o turismo à componente económica, movendo inúmeros agentes em torno de um evento de grande sucesso. O Clube Escape Livre não podia estar mais satisfeito.

Luís Celínio, Presidente do Clube Escape Livre

Mais Atividades

17ª Gala SPAL / A Nossa Seleção de Pilotos

17ª Gala Spal - Seleção de Pilotos 2015

A 17ª edição da Gala SPAL contou com a presença do grupo musical The Great Gig para homenagear 14 pilotos e com uma assistência de mais de 500 pessoas

Raid do Bucho e Outros Sabores

Raid do Bucho e Outros Sabores 2015

O Raid do Bucho e Outros Sabores conduziu, uma vez mais, os mais de 100 participantes por trilhos diversos, até à Freineda para a festa do Bucho.

XIII Off Road Bridgestone ACP

XIII Off Road Bridgestone ACP 2015

O 8º Off Road Bridgestone ACP centralizou-se em Unhais da Serra, no H2Otel, onde os 160 participantes puderam usufrir das capacidades dos seus 4×4.

2º TT Da Charneca para a Lezíria

2º TT da Charneca para a Lezíria 2015

O 2º TT da Charneca para a Lezíria foi mais um sucesso do Clube Escape Livre, envolvendo cerca de 100 pessoas, num Sábado repleto de aventura e convívio.