Raid Castelos e Muralhas do Mondego

A 1ª edição do Raid Castelos e Muralhas contou com uma caravana de 41 viaturas 4×4 numa viagem, por trilhos fora de estrada, da história.

Mai
23 a 25
Localidade: Penela - Montemor O Velho
Tipo de evento: Passeio Todo Terreno Turístico

Passeio destinado a todas as marcas e modelos de viaturas 4×4, contou com o Dacia Duster 4×4 como viatura oficial. O Raid Castelos e Muralhas, novidade no calendário do Clube Escape Livre foi inesquecível pela sua qualidade e conhecimento. Foi centralizado no recém-inaugurado Duecitânia Design Hotel, de 4 estrelas, no concelho de Penela. Viajou pela história, através de castelos, muralhas e vestígios históricos. Percorreu paisagens diversas, dos corta-fogos às planícies do Mondego, num passeio onde também não faltou gastronomia de grande qualidade.

Assalto aos castelos foi um êxito!

Não houve resistência à frente de aventureiros que fizeram o “assalto” aos castelos e muralhas medievais pelo centro do país. Cerca de 120 pessoas em 41 viaturas de várias marcas e modelos concluíram, neste fim-de-semana, a reconquista de cinco dos oito municípios da Rede de Castelos.Uma estratégia organizada de lazer e diversão levada a cabo pelo Clube Escape Livre.

O balanço deste Raid Castelos e Muralhas todo terreno turístico e de lazer não podia ser mais positivo. Desde logo pelas condições do terreno, já que as chuvas dos últimos dias baixaram as poeiras e proporcionaram trilhos mais interessantes. Mais adrenalina para os condutores, e o sol proporcionou a observação e o registo fotográfico de grandes paisagens naturais. As visitas aos castelos de Penela (noturna), Lousã, Miranda, Soure e Montemor-o-Velho adicionaram conhecimento aos participantes, que ficaram a saber mais sobre a importante linha defensiva do Mondego.

Uma viagem pela história, em modo off road!

A visita à Feira Medieval de Penela, no sábado à noite, revelou-se surpreendente pelos detalhes desta viagem no tempo. O ritmo da dança, da animação temática, dos petiscos e dos artigos à época, que surpreenderam e agradaram. O alojamento no Duecitânia Hotel, com design inspirado na época romana, e a visita à antiga villa romana do Rabaçal fizeram regredir ainda mais na linha cronológica além Idade Média. Entre as grandes surpresas para os participantes estiveram a visita à Loja do Senhor Falcão. Aí encontraram, produtos fabricados ou ressurgidos no mercado que jamais imaginariam ainda existentes. A capela de São João do Deserto foi reveladora de uma paz e de uma paisagem sublime. E a passagem nas imponentes buracas do Casmilo, resultado da evolução da natureza e do tempo.

Balanço final muito positivo!

Este Raid Castelos e Muralhas constituiu uma excelente amostra do que esta região tem para oferecer. Tratou-se de um evento que aliou na perfeição o turismo histórico e arquitetónico ao turismo aventura. O balanço é tão positivo que queremos pensar, com o Clube Escape Livre, em dar continuidade ao passeio, já no próximo ano. Será uma oportunidade de nova descoberta, com um programa diferente, e incidindo agora sobre as cidades pertencentes à Rede de Castelos e Muralhas do Mondego.

Luís Matias, Presidente da Direção da Rede de Castelos e Muralhas do Mondego

Os desafios mais arrebatadores, deste Raid Castelos e Muralhas, decorreram na manhã de sábado. Subidas íngremes intercaladas com trilhos mais “rolantes”, culminando, na tarde do mesmo dia, com a subida do corta-fogo no Alto do Trevim, o ponto mais alto da serra da Lousã, a 1205 metros de altitude. Destaque ainda para a surpresa recebida pelo participante Marco Coelho que, através de um sorteio, foi premiado com um relógio da reputada marca TW Steel.

É de salientar que as várias parcerias concretizadas entre instituições e patrocinadores permitiram realizar um magnífico passeio e conhecer de forma mais aprofundada as características marcantes e específicas dos castelos do Mondego.

Luís Celínio,Presidente do Clube Escape Livre
Raid Castelos e Muralhas do Mondego 2014 56

De referir que este evento contou com a presença ou participação no terreno dos responsáveis de vários organismos. Desde os presidentes dos municípios de Penela, Lousã, Soure e Montemor-o-Velho, até ao Director do Diário de Coimbra. Também o presidente do Turismo Centro Portugal e o administrador delegado da Renault Portugal, que quiseram estar presentes para constatar o sucesso do evento.

Mais Atividades

16ª Gala SPAL – A Nossa Seleção de Pilotos

16ª GALA SPAL 2014 32

A 16ª edição da Gala SPAL trouxe ao TMG da Guarda os melhores pilotos do Distrito da Guarda, para serem homenageados, numa noite onde não faltou humor.

Encontro Ibérico de Automóveis Clássicos

Encontro Ibérico de Automoveis Clássicos 2014 81

O Encontro de Automóveis Clássicos é uma expressão de arte no seu melhor, não só pelo leque de viaturas, como também pelos locais visitados.

16º Slalom de Castelo Rodrigo

XVI Slalom de Castelo Rodrigo 2014 17

Pelo 16º ano, o Slalom de Castelo Rodrigo foi palco de adrenalina e emoção com os melhores pilotos do Distrito a competir pelo espetáculo.

Mercedes-Benz 4MATIC Experience

Mercedes Benz 4MATIC Experience 2014 106

Nesta edição do Mercedes-Benz 4MATIC Experience, 37 SUV’S da marca alemã percorreram trilhos, descobriram história e saborearam os sabores das Beiras.