XII Off Road Bridgestone ACP

O Off Road Bridgestone ACP foi centralizado na zona de Monfortinho, onde os mais de 160 participantes usufruiram de um fim-de-semana relaxante.

Abr
04 a 06
Localidade: Idanha-a-Nova - Monfortinho
Tipo de evento: Passeio Todo Terreno Turístico

O já tradicional encontro dos sócios do ACP e Escape Livre fez-se, em 2014, no concelho de Idanha-a-Nova, a partir das Termas de Monfortinho. O programa do Off Road Bridgestone ACP foi aberto a qualquer viatura 4×4. Contemplou uma visita à Herdade do Vale Feitoso, aos icnofósseis de Penha Garcia, bem como a subida e descida de corta-fogos ao longo dos santuários da Sª do Loreto e da Sª do Almortão. Houve um jantar medieval. Estando numa zona de termas, não podia faltar a oferta de um banho termal a todos os participantes. A Mercedes-Benz Portugal assegurou a viatura oficial com tecnologia 4MATIC.

Aventura em quatro estações!

O Off Road Bridgestone ACP foi aventura em quatro estações: Chuva, nevoeiro, sol e lama – muita lama. O Off Road Bridgestone ACP foi uma das mais excitantes e espetaculares experiências por fora de estrada.

O Clube Escape Livre levou 160 pessoas em mais de 50 viaturas 4×4 até às Termas de Monfortinho.Os sócios do Automóvel Club de Portugal e Clube Escape Livre vão certamente regressar à região e à próxima edição deste passeio todo terreno multimarca. As experiências de condução em diversos pisos e condições todo terreno, a beleza das paisagens raianas de baixa e média altitude, percorridas com temperaturas amenas e a variedade de visitas, os sabores raianos e os grandes momentos de convívio e boa disposição criaram marcantes argumentos para o regresso destes aventureiros.

Das gastronomia raiana à experiência balnear termal

A partir do centro de operações no Hotel Astória, nas Termas de Monfortinho, várias foram as equipas que começaram este Off Road Bridgestone ACP da melhor forma: com uma relaxante experiência balnear termal. Lá fora o céu parecia desabar, condição que ainda acompanhou os participantes na etapa noturna. Muita lama, embora num percurso relativamente fácil que serviu apenas para integrar os participantes no fora de estrada. Depois do habitual briefing em colaboração com a Valorpneu e Bridgestone e de um jantar animado.

Na manhã de sábado, a travessia da Herdade do Vale Feitoso decorreu com um sol inicialmente tímido e depois quente. Houve percursos com lama e travessia de cursos de água, alguns com profundidade assinalável. A herdade suscitou grande curiosidade entre as equipas, principalmente nas crianças que integraram a caravana. Houve oportunidade de ver, bem de perto, gamos, veados, grifos e abutres em ambiente natural. São Pedro favoreceu ainda o almoço, servido numa grande tenda ao ar livre, na Herdade. Momentos de descontração em plena natureza, mesmo antes da partida para o Parque Icnológico de Penha Garcia.

Em 2015 há mais aventura!

Na caminhada de cerca de uma hora em direção aos icnofósseis não podiam faltar as Águas do Vimeiro, que tornaram o percurso mais agradável e fresco numa tarde já bem quente. As emoções do dia seriam ainda postas à prova em termos de observação, já que a organização preparou um questionário para as equipas se divertirem e que deu direito a prémios.

O último percurso fora de estrada do Off Road Bridgestone ACP conduziu novamente ao hotel. O jantar medieval, da responsabilidade da câmara de Idanha, rematou o dia com muita animação, música e boa disposição. Muitas subidas e descidas, planícies e miradouros estiveram no percurso de domingo, a revelar as belas paisagens primaveris.

Uma caravana de todo o País!

Os santuários de Nossa Senhora do Loreto e Nossa Senhora de Almortão, ambos pontos de romaria anual, receberam visita da caravana. Seguidamente visita ao Centro Cultural Raiano, um local que reúne a cultura e os hábitos das gentes de Idanha. Nesse local, os participantes deste passeio ACP provaram os vinhos Súbito e alguns sabores das terras de Idanha. O dia terminou em grande no almoço com a entrega dos troféus SPAL a todos.

Estou plenamente satisfeito com este passeio e tenho a certeza que os nossos participantes também. Foi mais um grande encontro da família ACP e acredito que muitos regressem no próximo ano para o passeio que, tudo aponta, será centralizado na serra da Estrela.

Luís Celínio, Presidente do Clube Escape Livre

Mais Atividades

Encontro Ibérico de Automóveis Clássicos

Encontro Ibérico de Automoveis Clássicos 2014 81

O Encontro de Automóveis Clássicos é uma expressão de arte no seu melhor, não só pelo leque de viaturas, como também pelos locais visitados.

16ª Gala SPAL – A Nossa Seleção de Pilotos

16ª GALA SPAL 2014 32

A 16ª edição da Gala SPAL trouxe ao TMG da Guarda os melhores pilotos do Distrito da Guarda, para serem homenageados, numa noite onde não faltou humor.

Raid Castelos e Muralhas do Mondego

Raid Castelos e Muralhas do Mondego 2014 86

A 1ª edição do Raid Castelos e Muralhas contou com uma caravana de 41 viaturas 4×4 numa viagem, por trilhos fora de estrada, da história.

Aventura Dacia 4×2 / Aldeias Históricas

Aventura Dacia 4X2 Aldeias Históricas 2014 61

A Aventura Dacia deu cartas, uma vez mais. Entre Castelo Mendo e Belmonte, a caravana de 30 Dacias foi surpreendida pelos trilhos da História.