Raid Inatel TT Santiago de Compostela

O Raid Inatel TT Santiago de Compostela juntou mais de 130 peregrinos que, em viaturas todo terreno, percorreram os trilhos de fé.

Out
04 a 08
Localidade: Santiago de Compostela
Tipo de evento: Todo Terreno Turístico

Pela primeira vez para os associados da Inatel, o Raid Inatel TT Santiago de Compostela foi descoberto a partir das excelentes unidades hoteleiras de Vila Ruiva (Fornos de Algodres) e Linhares da Beira (Celorico da Beira), num programa que ainda incluiu alojamento no mais moderno hotel da Inatel, em Vila Nova de Cerveira. O percurso pelas paisagens deslumbrantes do norte do país deu também a conhecer alguns dos mais emblemáticos monumentos de fé a caminho da vizinha Espanha, até à catedral de Santiago de Compostela. Foi uma aventura inesquecível de cinco dias, recheada de lendas, tradições, gastronomia, fé e prazeroso convívio.

Êxito renovado nos trilhos de Santiago

Foram mais de 600 quilómetros percorridos por caminhos de terra e algum asfalto, em cinco dias de aventura, pura diversão e enriquecimento cultural, no Raid Inatel TT Santiago de Compostela. O passeio de todo terreno turístico e de lazer organizado pelo Clube Escape Livre decorreu de 4 a 8 de outubro e esgotou novamente as suas inscrições, confirmando, pelo quarto ano consecutivo, o sucesso deste evento.

Mais de 130 pessoas em 52 viaturas de diversas marcas e modelos partiram para um dos passeios com maior afluência de sempre, desta vez destinado aos associados da Fundação Inatel, o Raid Inatel TT Santiago de Compostela, e simultaneamente sócios do Clube Escape Livre. A acompanhar, os diversos Road-Books, algumas estórias, lendas e curiosidades escritas sobre os locais de passagem, o desejo de aventura e conhecimento e fé, com temperaturas e sol ainda a fazer a despedida de verão, mas com variados trilhos em lama, resultantes das chuvas dos últimos dias.

600 km e 52 viaturas no Raid Inatel TT Santiago de Compostela!

A primeira etapa, no sábado, a partir da moderna pousada da Inatel de Vila Ruiva, terminaria cerca de 230 quilómetros depois, em Mondim, não sem antes se visitarem alguns santuários religiosos relevantes. O percurso deste ano teve como novidade a visita ao centro histórico de Sernancelhe, onde o padre Cândido mostrou a mais antiga imagem do apóstolo Santiago, na fachada principal da igreja matriz. 

O animado almoço no restaurante Paraíso Douro fez jus ao nome e serviu não só de reparação de forças para o corpo, como para o espírito, já que contempla uma paisagem deslumbrante sobre o Douro. De tarde surpreendeu a travessia da serra do Marão, não apenas pela paisagem de altitude, como pelos desafios de todo terreno, com íngremes subidas e descidas.

Missão cumprida!

No domingo, 195 quilómetros entre Mondim de Basto e Vila Nova de Cerveira, permitiram visitas diversas, da aldeia típica de Agra ao famoso Mosteiro de Tibães, onde foi feita uma visita guiada. Aqui, juntou-se à caravana D. António Moiteiro Ramos, bispo auxiliar de Braga, que conduziu, também ele, o Dacia Duster 4×4 da organização no fora de estrada, uma experiência inédita. 

O quarto dia ligou Cerveira a Santiago de Compostela por um percurso de 250 quilómetros de paisagens, entre elas a distinta foz de Viana e, já em Espanha, Santa Maria de Oia, com o seu mosteiro entre a montanha e o mar. À noite, em clima ameno, D. António acabaria também por guiar os 130 peregrinos na caminhada de hora e meia entre o hotel e a catedral de Santiago de Compostela, onde no dia seguinte celebraria a missa.

Raid Inatel TT Santiago de Compostela 2013 94

O último dia foi todo preenchido em Santiago de Compostela e ficou marcado por três momentos especiais: a fotografia “de família” na Praça do Obradoiro, a visita à catedral e a missa celebrada por D. António Moiteiro Ramos, seguida da cerimónia do Botafumeiro. No final, o sentimento de missão cumprida revia-se nos elogios dos participantes, agradados com o cumprimento de horários, com a organização e com o recheado programa que aliou a aventura ao conhecimento e à fé.


Mais Atividades

Mercedes-Benz 4MATIC Experience

Mercedes Benz 4MATIC Experience 2013 68

O Mercedes-Benz 4MATIC Experience contou, para além dos 120 participantes, com Garret MacNamara, que durante o fim-de-semana trocou a prancha por um SUV!

15ª Gala SPAL – A nossa seleção de pilotos

15ª Gala SPAL e 40º Aniversário 2013 57

A 15ª Gala SPAL – a nossa seleção de pilotos, marcada, não só pela distinção dos pilotos da Guarda, mas também pelo anúncio do projecto cápsula do tempo.

Raid do Bucho e Outros Sabores

Raid do Bucho e Outros Sabores 2013 35

Pela primeira vez, o Raid do Bucho e Outros Sabores foi centralizado na Guarda, com trilhos pela Serra da Estrela e com uma gastronomia de eleição.

15º Slalom de Castelo Rodrigo

15º Slalom de Castelo Rodrigo 2013 59

O 15º Slalom de Castelo Rodrigo, prova rainha da modalide, atraíu a Figueira de Castelo Rodrigo milhares de pessoas para um fim-de-semana de muita emoção.