15ª Gala SPAL – A nossa seleção de pilotos

A 15ª Gala SPAL – a nossa seleção de pilotos, marcada, não só pela distinção dos pilotos da Guarda, mas também pelo anúncio do projecto cápsula do tempo.

Fev
22
Localidade: Guarda
Tipo de evento: Festa de Homenagem

No dia 22, no Pavilhão do Nerga, a 15ª Gala SPAL – a nossa seleção de pilotos – assinalou quatro décadas de Programa Escape Livre, através de uma palestra seguida de um jantar. O programa que começou com 13 minutos de emissão, a 13 de fevereiro, na Rádio Altitude, acabou por se tornar uma referência nacional, sendo hoje o mais antigo programa automóvel em Portugal. Foi também este o início da grande família Escape Livre. A data coincidiu com a 15ª Gala Spal – a nossa seleção de pilotos, que inaugurou sempre o calendário de atividades do Clube, numa edição especial que reuniu os homenageados dos últimos 14 anos. A Rádio Altitude assinalou os seus 65 anos.

Aniversário Escape Livre homenageia e surpreende

Foi com as memórias do passado e os olhos postos no futuro que o Escape Livre celebrou o seu aniversário. A festa dos 40 Anos do Programa Escape Livre, dos 65 Anos da Rádio Altitude e dos 15 Anos da Gala Spal – a nossa seleção de pilotos de pilotos foi assinalada com uma palestra, homenagens e o anúncio de uma cápsula do tempo, juntando mais de 200 pessoas numa iniciativa marcante na cidade da Guarda.

A necessidade de retomar o incentivo ao abate dos veículos no sector automóvel da aposta de projectos dinâmicos e criativos no turismo, e a constatação da redução da sinistralidade rodoviária foram algumas das conclusões dadas a conhecer na palestra “Automóvel, Turismo, Segurança – Desafios do Futuro”, que decorreu ao final da tarde da última sexta-feira, dia 22 de fevereiro, na Biblioteca Eduardo Lourenço. No evento estiveram Miguel Macedo, Ministro da Administração Interna, Armindo Jacinto, presidente da Naturtejo e Hélder Pedro, secretário-geral da ACAP.

No ano de 2012 tivemos pela primeira vez desde há muitas décadas um número de mortos em Portugal abaixo dos 600, mais concretamente 580 mortos.

Miguel Macedo, Ministro da Administração Interna

Para que venham para ao mundo rural e que criem um conjunto de oportunidades não só nas actividades turísticas, mas em projetos pioneiros na valorização de produtos endógenos, naquilo que somos bons a fazer.

Armindo Jacinto, Presidente da Naturtejo

Por seu lado, Hélder Pedro destacou a importância do setor automóvel em Portugal, reiterando a necessidade de implementar duas medidas já propostas pela ACAP ao Governo: a criação de uma linha de crédito específica de apoio às PME do setor automóvel dentro da linha que já existe da PME Crescimento e a reintrodução do sistema de incentivo ao abate de veículos em fim de vida, o que até seria benéfico ao país em termos de receita fiscal.

Cápsula vai encerrar antevisões do futuro

Na festa de glamour que continuou noite fora, no edifício do NERGA, esteve em destaque a entrega dos prémios 40 anos Escape Livre a 15 personalidades ligadas e marcantes no percurso de quatro décadas do Programa. Os homenageados com o troféu SPAL foram Jorge Soares de Moura, Mário Patrão, Fernando Magalhães Crespo, Instituto Politécnico da Guarda, ARC Sport, Miguel Macedo, Hélder Pedro, Armindo Jacinto, Rádio Altitude, Francisco Carvalho, José Manuel Trigoso, António Matias, Nuno Rodrigues da Silva, Manuel Gião e NERGA – Associação Empresarial da Região da Guarda. Todos os homenageados e convidados receberam uma medalha comemorativa, numerada e com duas faces alusivas a ambas entidades aniversariantes.

15ª Gala SPAL e 40º Aniversário 2013 58

A noite não ficaria completa sem uma surpresa: o anúncio do projeto da Cápsula do Tempo, a abrir apenas em 2050. Luís Celínio, fundador do Programa Escape Livre, anunciou que a cápsula do tempo será encerrada no dia 1 de Julho – por alturas do aniversário da Rádio Altitude – no espaço anexo à Torre de Menagem, e terá como patrono Francisco Pinto Balsemão, que não só aceitou o convite do Escape Livre, como estará nessa data na Guarda, para participar numa ação que está a ser preparada pelo Programa e pela Rádio Altitude.

Mais do que objetos, a capsula irá conter os testemunhos de 40 personalidades, com os desejos e as antevisões do que vai ser a cidade e a região daqui a 37 anos. O projeto é da responsabilidade do Escape Livre com a parceria da Rádio Altitude e do Instituto Politécnico da Guarda.

Queremos pensar e projectar a Guarda para 2050, para que em 2050 se entenda como hoje pensamos o futuro, quais os desafios que consideramos decisivos para o desenvolvimento, quais os caminhos que queremos seguir para melhorar a nossa qualidade de vida e bem-estar. Esta é uma forma simples de criar atractividade sobre a Guarda para os próximos anos, uma forma de olhar para o futuro e pensar na cidade em todas as suas vertentes, de criar memória e de suscitar curiosidade de visita.

Luís Celínio, Presidente do Clube Escape Livre
15ª Gala SPAL e 40º Aniversário 2013 37

A escolha de 40 personalidades não é efetivamente aleatória.
São 40 personalidades porque o Escape Livre faz 40 anos. Cada convidado poderá acompanhar o texto que será solicitado, de um objeto a que se sinta particularmente ligado e ao qual atribua especial significado, e que tenha contidas dimensões. De textos, cada qual escreverá como melhor entender. Tem essencialmente na sua base a visualização de uma Guarda projetada à distância de quadro décadas.

António José Dias de Almeida, principal responsável da seleção das personalidades para a Cápsula do Tempo

Já o diretor da Rádio Altitude, Rui Isidro, fez a retrospetiva histórica da rádio e falou dos desafios e da responsabilidade da equipa e dos colaboradores da emissora que é hoje uma referência na região e no país.
Rui Isidro elogiou ainda a equipa do Escape Livre como sendo “pessoas com ambição e com a ousadia para irem além do visível ou do previsível”.

Mais do que um programa de rádio, o Escape Livre é um marco da história do automobilismo em Portugal que evoluiu e se adaptou à expansão da oferta informativa de todas as plataformas que existem nesta área.

Rui Isidro, Diretor da Rádio Altitude

Mais Atividades

3º Raid TT Vinhos Beira Interior

Raid TT Vinhos Beira Interior 2019 0

Pelo terceiro ano consecutivo que o Raid TT Vinhos Beira Interior desafiou à descoberta dos melhores néctares da região pelos trilhos em redor de Pinhel.

8º Mercedes-Benz 4MATIC Experience

Mercedes Benz 4MATIC Experience 2019 28

Em 2019 o Mercedes-Benz 4MATIC Experience foi até à Nazaré para novas aventuras e desafios, conhecendo variado património histórico e arquitetónico.

XVI Off Road Bridgestone ACP

Off Road Bridgestone ACP 2019 22

Em 2019 os sócios do Automóvel Club de Portugal partiram à descoberta de trilhos, sabores e experiências do Alentejo em mais um Off Road Bridgestone ACP

Audi Offroad Experience

Audi Offroad Experience 2019 6

Os SUV Audi saíram do asfalto e aventuraram-se num dos grandes destinos paisagísticos do país, a região Norte, em mais um Audi Offroad Experience.