Aventura Dacia Duster 4X2

A aventura Dacia Duster 4×2 juntou 20 viaturas numa aventura por trilhos da Serra, com uma forte vertente gastronómica e com muito humor à mistura.

Jun
01 a 02
Localidade: Guarda
Tipo de evento: Passeio Todo Terreno Turístico

Seguindo o desejo dos participantes da primeira edição, o Clube Escape Livre optou, em 2013, por organzar um Aventura Dacia Duster 4×2 a desenrolar apenas no sábado e no domingo. A descoberta de algumas fortalezas da região da serra da Estrela e as suas belíssimas paisagens em altitude estão em destaque, com etapas a ligar os concelhos da Guarda e de Gouveia, a aldeia histórica de Linhares da Beira e a beleza do vale do Mondego, que será também atravessado pela caravana. Os trilhos já foram criteriosamente selecionados para proporcionar momentos de grande diversão, aproveitando as características dos Dacia 4×2 e 4×4.

Aventura Dacia Duster 4×2 com dimensão ibérica

O desafio de descobrir as encostas da serra da Estrela por fora de estrada foi aceite por proprietários dos Dacia Duster e seus acompanhantes em maior número do que no ano passado. À chamada do Clube Escape Livre responderam mais de 20 viaturas nas versões 4×2 e 4×4, uma delas vinda do sul de Espanha, realizando um programa recheado de testes nos trilhos e caminhos, lazer, diversão, paisagens de excelência, gastronomia e até um espetáculo de humor.

O primeiro fim-de-semana de junho ficou marcado pela aventura em ambiente primaveril. A receção de boas vindas e momento de relaxamento para os participantes que chegaram na sexta-feira fez-se na Torre de Menagem, o ponto mais alto da cidade da Guarda, que permitiu uma vista noturna extraordinária sobre a cidade e zonas limítrofes, ao sabor de um espumante e bolinhos da região.

Dacias nos trilhos da Serra da Estrela!

No sábado de manhã, a partida para a primeira etapa foi na Litocar, concessionário Dacia e Renault na Guarda, que levou os proprietários dos Duster 4×4 a ultrapassar um primeiro desafio num corta-fogo, pondo à prova as capacidades dos veículos e a audácia dos condutores. A travessia da serra da Estrela deslumbrou pela calma e pela paisagem verdejante. Junto ao Mondego, os participantes experimentaram o tradicional jogo da corda e partiram em breve caminhada até às sepulturas antropomórficas locais.

Folgosinho foi a paragem seguinte, com os Duster a estacionar no largo da aldeia serrana para provar a grande diversidade de sabores tradicionais do restaurante Albertino, e com os participantes a subir ao seu ponto mais alto, a Torre do relógio, observando a imensa e extraordinária paisagem em redor. De tarde, novos caminhos conduziram à aldeia histórica de Linhares da Beira, onde a caravana teve direito a uma pausa para café, na esplanada do restaurante Cova da Loba, e a visitar o castelo.

Uma aventura com humor!

Na chegada à Guarda, e porque a região é bem dotada na tradição dos enchidos, já esperava no hotel uma prova da Morcela da Guarda e outros produtos regionais em colaboração com a empresa Fumeiro da Guarda. Depois do jantar, as gargalhadas deram lugar à aventura. O pequeno auditório do TMG encheu para assistir ao espetáculo dos Planeta Fluffen, promovido pelo Escape Livre, mas aberto ao público em geral. 

No domingo, a caravana percorreu essencialmente o vale do Mondego e até passou pela histórica Ponte do Ladrão antes da chegada a Celorico da Beira, onde os participantes visitaram o Solar do Queijo, um guardião do saber e dos sabores do Queijo da Serra. A etapa terminou na unidade da Inatel de Vila Ruiva, com almoço e entrega dos troféus SPAL. 

DACIA Duster Aventura 4X2 2013 96

Foi um prazer fazer esta segunda edição do Aventura Dacia Duster 4X2 e 4X4 e esperamos que haja terceira e quarta, pois é uma oportunidade para descobrir as potencialidades dos Dacia e simultaneamente conhecer uma região. Hoje ficou demonstrado o grande espírito aventureiro destes modelos, claro que com o 4X4 a permitir ir um pouco mais além e a surpreender os proprietários Dacia que vieram desde o Algarve ao Minho. 

Ricardo Oliveira, Responsável da Dacia Portugal

Esta segunda da Aventura Dacia 4×2 ganhou cariz ibérico com a participação de uma equipa espanhola vinda de cidade de Jaén, que percorreu mais de 700 quilómetros para viver este fim-de-semana de convívio ao volante dos Duster. Há aventuras que valem a pena!

Mais Atividades

15ª Gala SPAL – A nossa seleção de pilotos

15ª Gala SPAL e 40º Aniversário 2013 57

A 15ª Gala SPAL – a nossa seleção de pilotos, marcada, não só pela distinção dos pilotos da Guarda, mas também pelo anúncio do projecto cápsula do tempo.

Raid do Bucho e Outros Sabores

Raid do Bucho e Outros Sabores 2013 35

Pela primeira vez, o Raid do Bucho e Outros Sabores foi centralizado na Guarda, com trilhos pela Serra da Estrela e com uma gastronomia de eleição.

XI Off Road First Stop ACP

XI Off Road First Stop ACP 2013 34

O XI Off Road ACP rumou ao litoral, numa viagem carismática de história e humor, entre quatro serras e inúmeros locais emblemáticos.

BMW X Experience 2013

BMW X Experience Geopark Naturtejo 2013 58

O BMW X Experience 2013 foi um verdadeiro safari em Terras de Idanha com uma caravana de 33 SUV’S da marca alemã, num fim-de-semana repleto de aventura.