Nas Alturas Navegação 4×4

O evento nas alturas navegação 4×4, foi um desafio diferente, com vários desafios e 60 desafiantes waypoints, num fim-de-semana de sucesso.

Out
27 a 28
Localidade: Guarda
Tipo de evento: Navegação 4x4

A equipa Móveis Nelo TT/ JM Pneus foi a vencedora da segunda edição do “Nas Alturas Navegação 4×4”. Com organização da ACR de Fernão Joanes e do Clube Escape Livre que decorreu este fim-de-semana na região da Guarda. A busca de 96 Waypoints distribuídos pelos concelhos da Guarda, Almeida, Belmonte e Sabugal revelou-se um desafio exigente. No entanto, gratificante para as equipas, devido à variedade de locais e orografia muito variada. Tornando-se bastante interessante e decisivo na elaboração das estratégias.

Maior exigência, melhor navegação!

O desafio do primeiro dia, sábado, colocou no topo da classificação a equipa que sairia vencedora. Realizando a quase totalidade dos pontos desta etapa, ao longo de 60 desafiantes Waypoints. Por entre muitas rochas, muito mato e grandes obstáculos a ultrapassar. O desafio correu, por isso, muito bem à equipa Móveis Nelo TT /JM Pneus. Conseguindo quase o dobro dos pontos sobre a segunda classificada, a Trilhos do Estreito /Oleiros Magazine, e com a Sarjoi TTeam a conquistar o terceiro lugar. Apenas as primeiras quatro equipas da tabela conseguiram evitar penalizações. 

60 desafiantes waypoints

No segundo dia, a Móveis Nelo mantinha a liderança da tabela, reafirmando a sua experiência na navegação. Mas seria agora seguida da Fire TTeam e da Nobre & Marques em segundo lugar, com igual número de pontos, e da JM Pneus em terceiro. 

O balanço é positivo e os participantes também já o disseram através do inquérito a que responderam. O número das equipas foi o possível, tendo em conta a conjuntura atual. Mas o evento causou movimentação na cidade e um bom ambiente, e isso é bom. Correu tudo bem, como previsto.

António Bico, Presiddente da ACR de Fernão Joanes

Nas Alturas Navegação 4×4 foi um êxito!

No conjunto dos dois dias, o ouro ficou nas mãos da Móveis Nelo TT / JM Pneus. A prata seguiu para Trilhos do Estreito/ Oleiros Magazine e o bronze acabava conquistado pela Fire TTeam. 

Do mesmo modo que desafio do ano passado, este foi mais exigente em termos de estratégias para os navegadores. Com algumas mais ambiciosas e também em maior número, o que os obrigava a ponderar muito o que fazer. A própria zona onde decorre, na carta 214, tem uma orografia muito diversificada, em que apanha uma zona com quatro vales com autoestrada. Linha de caminho-de-ferro e obstáculos naturais para eles ultrapassarem. A carta 204 pauta-se mais por caminhos mais estreitos, o que obrigou a uma condução mais cautelosa. 

José António Pereira, Diretor de Prova

Foram reveladas as capacidades de pilotos e navegadores

A prova Nas Alturas Navegação 4×4 correu muito bem, foi muito bem pensada, as estratégias foram muito boas. O piloto esteve à altura, o carro não nos falhou e por isso correu tudo bem. A organização esteve excelente, impecável. A prova foi muito bem montada de forma a não fazermos pontos por fazer, mas a obrigar a pensar muito e a fazer opções de estratégia. 

Paulo Dias, Equipa Vencedora

Refira-se que o Nas Alturas Navegação 4×4 marca a diferença por apenas permitir o uso das cartas militares e dos básicos GPS Garmin Etrex H ou Etrex 10. Revelando, com isto, as verdadeiras capacidades dos pilotos e navegadores. 

A melhor forma de terminar o ano de 2012

Estamos habituados a fazer este tipo de prova e com terreno parecido. Mas aqui é um bocado mais duro, com muita pedra e muito mato. Ao nível da organização foi o máximo. Tiveram muito trabalho e para irem aos sítios onde foram, é preciso muito trabalho e muita dedicação.

Bernardino Mateus, da Trilhos

Com esta atividade o Clube Escape Livre termina o ano de 2012 da melhor forma, depois de mais uma época muito preenchida e diversificada.

Em suma, o principal desafio foi controlar o tempo e o timing de chegada aos controles horários. Principalmente, o objetivo principal era ficar entre os três primeiro. A organização foi espetacular em tudo, na logística no apoio, no incentivo, a todos os níveis.

Fausto Rato, Fire TTeam

Mais Atividades

14ª Gala SPAL

14ª Gala Spal 2012 31

A 14ª Gala SPAL é já um marco no calendário do Clube Escape Livre onde 26 pilotos do Distrito da Guarda foram homenageados.

Raid do Bucho e Outros Sabores

Raid do Bucho e Outros Sabores 2012 10

O Raid do Bucho e Outros sabores que conta com três edições, voltou a ser um sucesso! Uma viagem histórica e gastronómica, com cada vez mais participantes.

BMW X Experience Alvão

BMW X Experience Alvão Geres 2012 13

O BMW X Experience Alvão cumpriu num fim-de-semana de aventura e convívio, aliado à beleza de 2 dos mais bonitos parques naturais, em Portugal.

Raid Inatel TT Douro

Raid Inatel Douro 2012 34

O Raid Inatel TT Douro juntou uma caravana de mais de 50 veículos 4×4 para partir à descoberta de um património reconhecido mundialmente, o Douro.