Raid do Bucho e Outros Sabores

O Raid do Bucho e Outros Sabores pretende aliar o todo terreno turístico e de lazer à forte componente gastronómica das Beiras.

Mar
18 a 20
Localidade: Freineda
Tipo de evento: Passeio Todo Terreno Turístico

Em plena época alta dos enchidos o Clube Escape Livre quis proporcionar a experiência de aliar esta prova de sabores à aventura do todo terreno. Uma iniciativa feita em colaboração com a Junta de Freguesia de Freineda. O Raid do Bucho e Outros Sabores percorreu os caminhos do concelho de Almeida. Em paralelo à paisagem raiana, ofereceu dois momentos únicos. Desde logo, uma recreação histórica das invasões francesas na freguesia da Freineda. Mais exactamente junto ao antigo quartel-general de Lord Wellington, comandante-chefe do exército luso-britânico. Em seguida, a grande e tradicional festa e almoço do bucho, junto à capela de Santa Eufémia.

Todo terreno com missão gastronómica bem sucedida!

Foi com o Raid do Bucho e Outros Sabores que o Clube Escape Livre inaugurou o seu calendário todo terreno para 2011. Na freguesia da Freineda e na vila de Almeida, classificada de Aldeia Histórica. Mais de uma centena de visitantes vindos de várias regiões do país participaram num encontro de festa, de gastronomia, de convívio e de todo o terreno. A recriação histórica das invasões francesas foi um dos momentos altos do programa cultural preparado pelo Clube da Guarda.

Com chegada às unidades hoteleiras na sexta-feira, foi no sábado que os participantes do Raid do Bucho desfrutaram de algumas das potencialidades do concelho de Almeida. Em primeiro lugar, uma visita guiada à fortaleza, onde se conheceram alguns dos locais históricos mais significativos. Logo após, a caravana seguiu para a Freineda. Ainda antes de almoço os participantes do Raid do Bucho e Outros Sabores assistiram à recriação histórica. Junto ao antigo quartel-general de Lord Wellington, feita pelo grupo GRAMA. Com os ânimos ainda exaltados, era hora de acalmar o espírito e apaziguar o estômago. Com mais um grande momento deste fim-de-semana. Por fim, no Largo de Santa Eufêmia desenrolava-se já a festa do Bucho, onde esta iguaria raiana começava a ser servida às mais de 300 pessoas presentes.

Raid do Bucho e Outros Sabores é um êxito!

Raid ao Bucho e Outros Sabores 2011 10

Com um dia quente e agradável, nova recriação histórica se seguiu com uma demonstração de tiro de artilharia e infantaria. Tiros que davam como que a partida para a primeira etapa de todo terreno. Entre os trilhos da Freineda e de Castelo Mendo. Acima de tudo, a aldeia histórica mereceu grandes elogios por parte dos participantes, maravilhados com a paisagem e com a composição granítica da aldeia. A subida de uma rampa muito íngreme e a travessia a vau do rio Côa foram ocasiões de muita adrenalina durante o percurso. Por fim, o regresso a Almeida marcou o fim da primeira etapa.

Logo depois, no domingo, novas emoções se adivinhavam. Com a saída para a segunda etapa de fora de estrada que decorreu durante toda a manhã. Ao sabor de paisagens extraordinárias e sob um clima bem primaveril que facilitou o percurso e agradou aos aventureiros. De regresso ao Hotel Parador de Almeida teve lugar a entrega de troféus SPAL. Seguindo-se o almoço de encerramento que contou com a presença do Governador Civil da Guarda.

Em 2012 há mais!

Em suma, a organização em colaboração com a Dacia, marca que fez a sua estreia no todo terreno turístico e de lazer. E que surpreendeu todos com as suas aptidões para o fora de estrada. Sorteou um fim-de-semana ao volante de um Dacia Duster ganho por uma equipa do Montijo.

Mais Atividades

13ª Gala SPAL – A Nossa Selecção de Pilotos

13ª Gala SPAL A Nossa Selecção de Pilotos 2011 1

A 13ª Gala SPAL continua a homenagear os melhores pilotos do Distrito da Guarda. Este ano, tornou-se também uma gala solidária.

Raid Inatel Estrela / Açor

Raid INATEL Estrela Açor 2011 17

O Raid Inatel Estrela / Açor foi um desafio para os sócios do Inatel que não só descobriram trilhos únicos, como experimentaram um fim-de-semana diferente.

4º Downhill da Guarda

4º Downhill da Guarda 2011 5

O 4º Downhill da Guarda foi, uma vez mais, um sucesso. Desta vez, promovendo a região através das duas rodas, numa prova ao mais alto nível.

13º Slalom de Castelo Rodrigo

13º SLALOM Castelo Rodrigo 2011 20

O 13º Slalom de Castelo Rodrigo renovou o título de melhor prova do Campeonato de Portugal. Com cada vez mais público e sempre com os melhores pilotos.