Nas Alturas Navegação 4×4

Nas Alturas da Navegação 4×4 atraiu 16 equipas a percorrer os melhores trilhos da região da Guarda e a colocar em prática os conhecimentos de navegação.

Set
23 a 25
Localidade: Guarda
Tipo de evento: Orientação e Navegação 4x4

Pela primeira vez, uma prova de navegação 4×4 integrou o calendário de actividades do Clube. Só possível pela parceria entre o clube e a Associação Cultural e Recreativa de Fernão Joanes, numa nova aposta por fora de estrada.
Assim sendo, estas duas instituições apostaram em oferecer condições únicas. Numa prova que percorreu muitos e interessantes trilhos do concelho da Guarda. Nas Alturas Navegação 4×4 é uma prova competitiva e aliciante para quem quer descobrir os desafios da orientação. E certamente constituirá um novo e atractivo cartaz turístico da região.

Nas Alturas Navegação 4×4 com balanço positivo

A equipa Carnes Rodrigues TT foi a vencedora da primeira edição do Nas Alturas Navegação 4×4. Que decorreu este fim-de-semana na Guarda, com organização do Clube Escape Livre e da ACR de Fernão Joanes. À prova de navegação e orientação todo terreno responderam 16 equipas duplas. Num total de 32 viaturas e cerca de 90 pessoas envolvidas. Números que agradaram à organização, tendo em conta a actual conjuntura económica.

A busca de uma centena de waypoints (WP) distribuídos um pouco pelo distrito da Guarda revelou-se um desafio interessante. Tal como a descoberta de algumas das mais belas paisagens da região.

Vitória em casa para Carnes Rodrigues TT

Em dois dias de navegação e orientação com S. Pedro a proporcionar bom sol e calor. Os participantes referiram, como principal dificuldade, o pó que tiveram que enfrentar.

No primeiro dia, registaram-se alguns incidentes. Tal como o daquele participante que deixou descair o seu 4×4 para uma vala, sem danos pessoais registar. 

No segundo dia do “Nas Alturas da Navegação 4×4”, tudo correu melhor. Apesar de o tempo para os WP ser mais limitado, o que exigiu estratégias mais apuradas.

16 equipas e mais de 90 pessoas!

A prova correu muito bem. O segundo dia foi um bocadinho mais cansativo porque nos deitámos à sombra do primeiro lugar de ontem e da diferença que tínhamos. Por isso cortámos um bocadinho nos andamentos. Não arriscámos tanto em termos de estratégia, tentando manter o avanço já alcançado. A organização foi excelente, desde a montagem da prova, com sítios fantásticos, sejam culturais e paisagísticos. Havia waypoints com grau de dificuldade muito elevado, o que é bom para nós e para quem navega com carta e GPS sem cartografia. Esteve tudo muito bom. 

Paulo Dias, Piloto da Carnes Rodrigues TT

Destaque ainda para a “armada” Dacia, que participou com três equipas duplas, e cujos elementos, nunca tendo feito navegação e orientação. Por fim, conseguiram o 11º, 13º e 15º lugar na classificação geral, arrecadando o prémio Fair-play TTVerde.

Êxito reiterado!

Acima de tudo, serviu para provar que o Dacia Duster, que ainda é pouco conhecido, é mais do que um SUV tradicional de passear na cidade. É capaz de fazer todo o terreno a sério, como foi o caso desta prova. Tendo em conta que todos os WP foram marcados pelo Dacia Duster, eles chegaram a todo o lado, foram os únicos a fazê-lo e até chegaram primeiro.

Ricardo Oliveira, Responsável da Dacia em Portugal

João Oliveira, de uma das equipas Dacia, participou com a sua própria viatura, reiterando a prestação do seu Duster.

Em suma, a organização mostrou-se à altura da exigência de uma prova com estas características e no dizer dos próprios participantes tudo correu bem.

José Pereira, Directo de Prova

Por fim, foi uma parceria magnífica com resultados extraordinários. Vamos ver se podemos continuar no futuro e se assim for, ainda melhorar esta prova.

Luís Celínio, Presidente do Clube Escape Livre

A vitória da equipa Carnes Rodrigues TT foi secundada pela ProseriesdesertTeam/Camel Active, tendo a Exactaventura alcançado o terceiro lugar.

Mais Atividades

13ª Gala SPAL – A Nossa Selecção de Pilotos

13ª Gala SPAL A Nossa Selecção de Pilotos 2011 1

A 13ª Gala SPAL continua a homenagear os melhores pilotos do Distrito da Guarda. Este ano, tornou-se também uma gala solidária.

Raid do Bucho e Outros Sabores

Raid ao Bucho e Outros Sabores 2011 12

O Raid do Bucho e Outros Sabores pretende aliar o todo terreno turístico e de lazer à forte componente gastronómica das Beiras.

Raid Inatel Estrela / Açor

Raid INATEL Estrela Açor 2011 17

O Raid Inatel Estrela / Açor foi um desafio para os sócios do Inatel que não só descobriram trilhos únicos, como experimentaram um fim-de-semana diferente.

4º Downhill da Guarda

4º Downhill da Guarda 2011 5

O 4º Downhill da Guarda foi, uma vez mais, um sucesso. Desta vez, promovendo a região através das duas rodas, numa prova ao mais alto nível.