IX Off Road ACP

O IX Off Road ACP percorreu os trilhos dos peregrinos, desde Trancoso até Santiago de Compostela, numa aventura de fé, e com muito pó à mistura.

Set/Out
30 a 04
Localidade: Trancoso - Santiago de Compostela
Tipo de evento: Passeio Todo Terreno Turístico

O Clube Escape Livre levou os sócios do maior clube automóvel português além-fronteira no IX Off Road ACP. Numa viagem histórica de cinco dias, desde Trancoso até Santiago de Compostela. Seguindo o caminho português antes usado pelos peregrinos. O roteiro foi criteriosamente pensado para aliar a aventura do todo terreno à descoberta das lendas e histórias do património nacional e galego. Ao deleite da melhor gastronomia e, como não podia deixar de ser, às mais variadas e belas paisagens de Portugal e Espanha. Um fora de estrada com uma componente cultural e histórica bem vincada.

Peregrinação histórica!

Com um balanço muito positivo e manifestações de agrado por parte de todos os participantes. Começando nas paisagem, às visitas histórico-culturais, ao alojamento e à gastronomia. O pó que acompanhou a caravana foi mesmo a única contrariedade apontada nos trilhos fora de estrada. Em suma, este IX Off Road ACP serviu para descontrair e enriquecer, cultural e socialmente.

Cinco dias de aventura já estão na memória e nos retratos dos sócios do ACP que decidiram peregrinar, nas suas viaturas todo o terreno. Entre Trancoso e Santiago de Compostela. O IX Off Road ACP, que decorreu de 30 de Setembro a 4 de Outubro veio acompanhado de muito calor e … bastante pó.

O IX Off Road ACP foi um sucesso!

Em primeiro lugar, em Trancoso, um passeio até ao castelo daquela vila histórica serviu de “apresentação” informal. No segundo dia, é que a verdadeira aventura começou. 

O almoço no restaurante Paraíso D´Ouro, em Lamego, superou todas as expectativas. Não só, pela qualidade e diversidade gastronómica, como pelo local em si. Uma varanda sobre o rio Douro que proporcionou momentos de descontracção e de convívio antes de se retomar a etapa. Seguidamente, no jantar realizado em Mondim de Basto, o autarca daquela localidade teceu palavras muito elogiosas. Ao trabalho desenvolvido pelo Escape Livre e pelo ACP, deixando no ar a expectativa do regresso desta dupla de entidades ao concelho de Mondim.

Peregrinos em 4×4 até Santiago de Compostela!

O terceiro dia, que uniu Mondim a Ofir, proporcionou a temperatura ideal para apreciar a paisagem do alto da Sra. do Viso. E ainda para todos os participantes calcorrearem as ruas da pequena aldeia típica de Agra. Aproveitando ainda para conversar com a população local, e tomar um café, uma água e alguns bolos regionais. O almoço decorreu na estalagem de São Bento, mesmo em frente ao santuário que foi visitado por todos. Tanto o Santuário de São Bento, como o da Senhora da Abadia estavam repletos de peregrinos, o que dava um grande colorido à fotografia geral. Posteriormente, a visita guiada ao Mosteiro de Tibães, que em tempos foi um dos maiores centros beneditinos, acabou por também agradar pela riqueza arquitectónica e visual.

5 dias de aventura e convívio!

Já em Ofir, o jantar serviu de oportunidade para os patrocinadores se dirigirem aos sócios do ACP. Logo depois, a entrega dos troféus SPAL, várias lembranças e prémios como vouchers para um fim-de-semana ao volante do moderno Mercedes-Benz GLK. A viatura oficial neste passeio todo terreno foi o Mercedes-Benz GLK. A noite foi abrilhantada pelo grupo musical guardense, os Prós e Contras.

No quarto dia deste IX Off Road ACP, a subida ao monte de Santa Luzia proporcionou mais um dos grandes momentos paisagísticos. Ainda que com alguma nebulosidade no horizonte. No entanto, a magnífica vista sobre Viana e sobre a foz agradou a todos os participantes. Seguidamente, tiveram que pôr à prova as suas capacidades todo terreno e as dos seus veículos, numa íngreme descida.

Por fim, o último dia era já muito aguardado, com a chegada à catedral de Santiago de Compostela. Logo depois, da foto “de família” na praça do Obradoiro, a missa do peregrino foi celebrada pelo bispo da Guarda, D. Manuel Felício. Logo após, na homilia falou em português aos peregrinos constituindo um momento muito especial para toda a caravana ACP.

Seguiu-se a cerimónia do Botafumeiro. Esta extasiou os participantes. Que por motivos ou de lazer, ou culturais, ou de aventura ou ainda de fé, aceitaram este grande desafio.

Mais Atividades

3º Raid TT Vinhos Beira Interior

Raid TT Vinhos Beira Interior 2019 0

Pelo terceiro ano consecutivo que o Raid TT Vinhos Beira Interior desafiou à descoberta dos melhores néctares da região pelos trilhos em redor de Pinhel.

8º Mercedes-Benz 4MATIC Experience

Mercedes Benz 4MATIC Experience 2019 28

Em 2019 o Mercedes-Benz 4MATIC Experience foi até à Nazaré para novas aventuras e desafios, conhecendo variado património histórico e arquitetónico.

XVI Off Road Bridgestone ACP

Off Road Bridgestone ACP 2019 22

Em 2019 os sócios do Automóvel Club de Portugal partiram à descoberta de trilhos, sabores e experiências do Alentejo em mais um Off Road Bridgestone ACP

Audi Offroad Experience

Audi Offroad Experience 2019 6

Os SUV Audi saíram do asfalto e aventuraram-se num dos grandes destinos paisagísticos do país, a região Norte, em mais um Audi Offroad Experience.