13º Slalom de Castelo Rodrigo

O 13º Slalom de Castelo Rodrigo renovou o título de melhor prova do Campeonato de Portugal. Com cada vez mais público e sempre com os melhores pilotos.

Jul
02 a 03
Localidade: Figueira de Castelo Rodrigo
Tipo de evento: Prova de Perícia

O 13º Slalom de Castelo Rodrigo não abriu mão do título de melhor prova do calendário nacional de slalom. Os melhores pilotos e acrobacias anunciaram, como sempre, dois dias de espectáculo a animar o público. 
Este ano, como já é habitual, uma acção surpresa complementou a admirável prestação oferecida pelos pilotos nacionais.

13º Slalom de Castelo Rodrigo – Vitória ao centésimo de segundo!

Público, espectáculo e adrenalina. O ambiente aqueceu verdadeiramente em Figueira de Castelo Rodrigo em mais um Slalom de Castelo Rodrigo. E o responsável não foi apenas o sol, mas também a luta, ao centésimo de segundo, proporcionada pelos melhores pilotos nacionais de perícias. Que entusiasmaram milhares de espectadores no estádio municipal e nas ruas do centro de Figueira.

Já vão longe os tempos em que as provas de perícias eram um feudo dos minis. Hoje, mesmo estes já sofrem alterações no encurtamento da sua carroçaria. Mas o aparecimento dos protótipos baseados em carroçarias de modelos conhecidos, mas muito encurtados, começa a pôr em causa a supremacia dos famosos mini. Veja-se o caso de Castelo Rodrigo onde, no pódio final, apenas o mini de Carlos Rosendo resistiu aos protótipos de Jorge Almeida e Tiago Mateus.

Público, espectáculo e adrenalina!

A jornada dupla do 13º Slalom de Castelo Rodrigo cumpriu novamente a tradição. Renovando o título de melhor prova do Campeonato de Portugal da modalidade. E como não podia deixar de ser, à já espectacular prova de velocidade e perícia, também o Clube Escape Livre quis acrescentar um espectáculo especial. Este ano a cargo do piloto de Autocross da Guarda, António Matias. Não só aumentou ainda mais a temperatura do público como alguns deles experimentaram, no banco do acompanhante, o seu Mitsubishi Lancer de competição.

A disputa pelos primeiros lugares foi renhida. Mas na etapa nocturna, decorrida no estádio Municipal de Figueira, foi Carlos Rosendo quem deu cartas. Confirmando-se como um dos melhores pilotos de slalom da actualidade, ao registar o tempo de 47,09 segundos. Enquanto Tiago Mateus não ia além de 47,56, e Jorge Almeida, impedido pelo motor do seu carro, ficava nos 48,50.

Os melhores pilotos de perícia no Slalom de Castelo Rodrigo

No domingo, e apesar do calor, registou-se nova enchente de público. Este ano, embora também na Avenida Sá Carneiro, a prova teve uma nova localização. Esta permitiu um maior calor humano e mais público a assistir, animando os pilotos na segunda etapa desta prova. Com mais aplausos e palavras de incentivo. 

O grande protagonista foi Jorge Almeida que, na noite anterior, tinha partido o motor do seu carro. Mas que não baixou os braços. Foi até à sua oficina em Mangualde onde, durante a noite, reparou os estragos, para depois chegar e vencer. Carlos Rosendo mostrou-se impotente para defender o primeiro lugar, enquanto Tiago Mateus descia à terceira posição. 

Para o ano, há mais!

Como o resultado final na dupla jornada de Castelo Rodrigo deriva do somatório dos tempos obtidos nos dois dias, Carlos Rosendo acabou por vencer (vencendo também na categoria dos “Mini”). Jorge Almeida classificou-se em segundo lugar (primeiro classificado dos carros de tracção dianteira). Tiago Mateus assinou o terceiro lugar (primeiro dos carros de tração traseira). 

No ano passado também venci a prova nocturna e fui segundo na diurna. Mas não consegui sair de Castelo Rodrigo com o primeiro lugar. Este ano, o bom tempo alcançado no estádio municipal segurou a vitória que é muito importante. Uma vez que, dá-me preciosos pontos para o Campeonato de Portugal e permite-me alcançar o primeiro lugar absoluto nesta prova que é a melhor do país.

Carlos Rosendo, piloto

O slalom, ao longo destes treze anos, tem sido responsável em trazer muitas pessoas a Figueira. De outra maneira, não conheceriam a nossa história, a nossa paisagem e a nossa gastronomia. É ainda um espectáculo diferente que emociona e entusiasma todos os aficionados da modalidade.

António Edmundo, Autarca de Figueira de Castelo Rodrigo

O Slalom de Castelo Rodrigo é uma organização do Escape Livre. Em parceria com o Slalom Clube de Portugal e com o apoio da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo.

Mais Atividades

BMW X Experience

BMW X Experience Centro de Portugal 2011 32

O BMW X Experience reiterou o sucesso que os SUV’S da marca alemã têm no todo terreno. Com uma caravana de mais de 50 BMW e num fim-de-semana inesquecível.

Nas Alturas Navegação 4×4

Navegação 4x4 2011 14

Nas Alturas da Navegação 4×4 atraiu 16 equipas a percorrer os melhores trilhos da região da Guarda e a colocar em prática os conhecimentos de navegação.

4º Downhill da Guarda

4º Downhill da Guarda 2011 5

O 4º Downhill da Guarda foi, uma vez mais, um sucesso. Desta vez, promovendo a região através das duas rodas, numa prova ao mais alto nível.

Raid Inatel Estrela / Açor

Raid INATEL Estrela Açor 2011 17

O Raid Inatel Estrela / Açor foi um desafio para os sócios do Inatel que não só descobriram trilhos únicos, como experimentaram um fim-de-semana diferente.