13ª Gala SPAL – A Nossa Selecção de Pilotos

A 13ª Gala SPAL continua a homenagear os melhores pilotos do Distrito da Guarda. Este ano, tornou-se também uma gala solidária.

Fev
04
Localidade: Guarda
Tipo de evento: Festa de Homenagem

A 13ª Gala SPAL foi a habitual homenagem às cerca de três dezenas de pilotos da região da Guarda. Pilotos que em 2010 participaram nas provas oficiais. Foi também o cumprimento de uma tradição, com a entrega de três distinções especiais. Os prémios Piloto do Ano, Prémio Prestige e Prémio Manuel Gião foram alguns dos momentos altos numa gala que teve uma outra função. Em anunciado ano de crise, o clube cumpriu uma segunda tradição: a de ser também um clube solidário. Por isso, quis dar um pequeno contributo monetário a uma instituição carenciada da cidade da Guarda.

13ª Gala SPAL festiva, 13ª Gala SPAL solidária

Cerca de 200 de pessoas participaram na 13ª Gala SPAL / A nossa selecção de pilotos, que decorreu no Hotel Vanguarda, na noite da última sexta-feira. Trinta e sete pilotos da Guarda foram homenageados pelo Clube Escape Livre. Através da entrega dos Troféus SPAL e dos diplomas. Não só pelos membros da Comissão de Honra como por entidades oficiais e convidados. Todos eles vindos especialmente para esta Gala, de diversos pontos do País.

Seguindo a tradição, três distinções especiais foram atribuídas. O troféu Piloto do Ano foi entregue pelo Governador Civil da Guarda, Santinho Pacheco, a Nuno Rodrigues da Silva, por votação entre todos os presentes na Gala. O Navegador da Guarda alcançou em 2010 o seu primeiro título absoluto no Campeonato Nacional de Ralis.

37 pilotos da região distinguidos!

O Troféu Prestígio, sempre entregue a uma entidade ou personalidade que tem levado mais longe o nome da Guarda. Foi este ano atribuído ao empresário António José Saraiva. Este recebeu-o das mãos do vereador do desporto e representante do Presidente da Câmara Municipal da Guarda, Vítor Santos, pelo seu apoio às iniciativas do Clube, nomeadamente à gala de homenagem aos pilotos, tendo sido um dos seus impulsionadores.

O Troféu Manuel Gião, o mais alto galardão atribuído pelo Clube Escape Livre, foi entregue pelo filho do grande piloto. Também ele de nome Manuel Gião, à ARC Sport, equipa de Aguiar da Beira. Uma justa homenagem a quem sempre esteve disponível não só em promover e divulgar a região da Guarda, mas também em investir na sua equipa e investir como empresa. Augusto Ramiro, Pedro Patrocínio e Ramiro Augusto receberam o prémio.

Entrega dos habituais Troféus Prestigio e Manuel Gião

Este ano, o Clube Escape Livre decidiu atribuir ainda uma Menção Honrosa Escape Livre 2010 a quatro pilotos que se distinguiram pelo seu passado no automobilismo ou pelos recentes resultados alcançados que honram as cores nacionais.
Foram eles Ricardo Leal dos Santos, 7º classificado na edição do Dakar 2011, Miguel Ramalho, navegador bicampeão do mundo de Ralis na categoria de Produção, Adruzilo Lopes, campeão nacional de Ralis 2L/2RM e Joaquim Santos, um dos pilotos mais vitoriosos em ralis nacionais.

Um especial Troféu de Honra foi também atribuído a Francisco Carvalho. De forma a assinalar e distinguir os 25 anos de carreira do piloto da Guarda com melhor palmarés. Prémio entregue por Luís Pinto de Freitas, presidente da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting.

A 13ª Gala SPAL contou ainda com um momento de solidariedade. Entre todos os presentes foi reunido o montante de 666,60€ que foi entregue à Casa da Sagrada Família, da Guarda. Sorteada pela direcção do Clube entre as instituições propostas pelas juntas de freguesia da Sé e de S. Vicente.

Foi uma grande noite dos automóveis, com nomes marcantes do desporto a estarem na Guarda para apoiar e incentivar os nossos pilotos. Por eles, nesta noite em particular, e por esta região, nos restantes dias do ano, continuamos a trabalhar, fazendo do Escape Livre um clube com um património cultural, turístico e editorial como não há na região, só possível graças a uma equipa extraordinária que tenho a honra de liderar.

Luís Celínio, Presidente do Clube Escape Livre

O inicio da aventura do Clube Escape Livre no facebook.

A 13ª Gala SPAL marcou o início da aventura do Clube Escape Livre no Facebook. Esta página foi criada e será gerida pela LusoRedes, uma divisão da LusoSaber, empresa que detém também o portal de informação LusoMotores, um órgão de Comunicação Social parceiro do Clube desde há alguns anos.

O Clube Escape Livre, mercê de um trabalho louvável, de muitos anos, é hoje uma associação ímpar no panorama do mundo automóvel em Portugal. E um autêntico ícone da divulgação e promoção da Guarda e do nosso distrito.

António Santinho Pacheco, Governador Civil da Guarda

O Clube Escape Livre tem tido, ao longo dos seus 25 anos de actividade, um papel predominante na promoção da Guarda e da sua região. Sendo hoje um dos seus principais embaixadores. Tem tido uma actividade intensa, desenvolvendo múltiplas actividades que têm trazido a esta região muitos visitantes. 

Joaquim Valente, Presidente da Câmara Municipal da Guarda

Mais Atividades

Nas Alturas Navegação 4×4

Navegação 4x4 2011 14

Nas Alturas da Navegação 4×4 atraiu 16 equipas a percorrer os melhores trilhos da região da Guarda e a colocar em prática os conhecimentos de navegação.

IX Off Road ACP

IX Off Road ACP Caminhos de Santiago 2011 20

O IX Off Road ACP percorreu os trilhos dos peregrinos, desde Trancoso até Santiago de Compostela, numa aventura de fé, e com muito pó à mistura.

Raid Inatel Estrela / Açor

Raid INATEL Estrela Açor 2011 17

O Raid Inatel Estrela / Açor foi um desafio para os sócios do Inatel que não só descobriram trilhos únicos, como experimentaram um fim-de-semana diferente.

Raid do Bucho e Outros Sabores

Raid ao Bucho e Outros Sabores 2011 12

O Raid do Bucho e Outros Sabores pretende aliar o todo terreno turístico e de lazer à forte componente gastronómica das Beiras.