VIII Off Road ACP

O VIII Off Road ACP reuniu a familia de sócios do Automóvel Clube de Portugal num fim-de-semana de aventura e descobertas históricas.

Abr
23 a 25
Localidade: Fundão - Penamacor
Tipo de evento: Todo Terreno Turístico

A tradição manteve-se e no último fim-de-semana de Abril. Os sócios do ACP, para quem o fora de estrada permite uma descoberta diferente de Portugal, voltaram a reunir-se. Desta vez o VIII Off Road ACP centralizou-se no Hotel Príncipe da Beira na cidade do Fundão.

A partir da Cova da Beira e durante dois dias, seguindo trilhos e caminhos de magníficas paisagens, viajaram no tempo. E visitaram algumas das mais belas aldeias históricas do centro de Portugal. Tal como Castelo Novo, Idanha-a-Velha, Monsanto e Penha Garcia. Também o centro histórico de Penamacor e o Museu Mário Bento em Meimoa fizeram parte do roteiro cultural. Enquanto os trilhos da Serra da Gardunha e da Serra de Santa Marta fizeram as delícias dos mais aventureiros.

Fim-de-semana de pó e lama

O Automóvel Club de Portugal organizou, no fim-de-semana de 23 a 25 de Abril, o seu tradicional fora de estrada. Desta vez o palco de um todo terreno cada vez mais turístico e de lazer pôs em destaque algumas das mais importantes aldeias históricas. Como Castelo Novo, Idanha-a-Velha e Monsanto, que foram calcorreadas pelos participantes do VIII Off Road ACP. Também Penha Garcia e Penamacor foram visitadas neste passeio todo terreno. Que anualmente reúne os sócios que apreciam o fora de estrada mas não dispensam o enriquecimento cultural. S. Pedro deu o contributo final. E após a chuva dos últimos dias, que ainda originou algumas dificuldades na lama, o sol foi uma constante.

A princípio, no Hotel Príncipe da Beira, no Fundão, funcionou o centro de todo o evento, tiveram lugar três etapas. Que estabeleceram um equilíbrio perfeito. Entre o prazer da condução em terra e as paragens culturais, com visitas guiadas a algumas das aldeias históricas da região.

O VIII Off Road ACP nos trilhos da Serra da Gardunha!

Em primeiro lugar, na sexta-feira, na etapa nocturna, Castelo Novo foi o destino escolhido. Até ao cair da meia-noite as suas ruas estreitas encheram-se de curiosos e sócios do ACP. Estes ficaram deslumbrados com a Aldeia.

Posteriormente, no sábado, na mais longa etapa, foram feitas paragens e visitas em Idanha-a-Velha, Monsanto e Penha Garcia. O almoço decorreu em Penamacor, seguindo-se uma visita ao museu Dr. Mário Bento, na Meimoa. Após o que, através de trilhos mais exigentes e íngremes da Serra de Santa Marta, se fez o regresso ao Fundão. Em seguida, no Domingo, a Serra da Gardunha garantiu novas aventuras ao longo de uma etapa mais curta que terminou com a visita ao Palácio do Picadeiro, em Alpedrinha, mesmo antes do almoço e da entrega de troféus SPAL. Por fim, a organização entregou ainda, a um dos participantes, um prémio em homenagem a Carlos Morgado, director da revista ACP, recentemente falecido.

Em 2011 há mais!

Sampaio Lopes, da administração da Fundão Turismo, Armindo Jacinto, vice-presidente de Idanha-a-Nova, e António Cabanas, vice-presidente de Penamacor, juntaram-se à caravana ACP em várias ocasiões do programa.

Uma vez mais, cumprimos o objectivo de estar junto dos sócios. Dar-lhes, de viva voz, conta de como está a crescer o clube. E anunciar que em 2011, o Off Road ACP vai ser, se tal é possível, ainda mais memorável.

Luís Figueiredo, Director do ACP

O Automóvel Club de Portugal manteve a colaboração do Clube Escape Livre no êxito deste passeio. Que contou com o patrocínio Jeep, Bridgestone, Camel Active, Intermarché, SPAL e Sagres. Por fim, o apoio institucional da Fundão Turismo e Camara Municipal da Guarda, do Fundão, de Idanha-a-Nova e Penamacor, e a colaboração do Teatro Municipal da Guarda, Dom Digital, RFM, Lusomotores, TT Verde, TSM, Todo o Terreno, Motor, Off Road, Altitude FM e Localvisão.

Mais Atividades

XII Slalom de Castelo Rodrigo

XII Slalom Castelo Rodrigo 2012 27

O XII Slalom de Castelo Rodrigo continua a reiterar ao ser considerada a melhor prova de slalom em Portugal. Os melhores pilotos e um público em êxtase.

Raid Inatel Iniciação TT

Raid Inatel Iniciação TT 2010 17

O Raid Inatel Iniciação TT reuniu mais de 30 viaturas e 100 participantes de todo o país. Uma aposta ganha, que contou com a parceria da Hyundai e Inatel.

Raid do Bucho e Outros Sabores

Raid do Bucho 2010 1

O Raid do Bucho e Outros Sabores juntou dezenas de forasteiros de todo o país que, em caravana, seguiram rumo à festa do bucho, na Freineda.

12ª Gala SPAL / A nossa selecção de pilotos

12º Gala de Pilotos 2010 8

A 12ª Gala SPAL homenageia pilotos do Distrito da Guarda nos desportos motorizados. Mário Patrão sagra-se Piloto do Ano, numa noite de festa.