Desafio Turismo de Portugal 4×4

O Desafio Turismo de Portugal 4×4 rumou à Serra da Estrela para provar a uma centena de participantes que o todo terreno nos leva a sítios únicos.

Mai
21 a 23
Localidade: Serra da Estrela
Tipo de evento: Todo Terreno Turístico

A partir do Hotel Serra da Estrela nas Penhas da Saúde o Clube Escape Livre preparou um percurso por fora de estrada. Que liga Covilhã, Fundão e Guarda. Novos trilhos, novas paisagens e novas emoções. Numa região que pode ser percorrida inúmeras vezes e sempre surpreende pela sua grandiosidade paisagística e monumental.

Depois de no ano passado ter retomado os passeios abertos a todos os veículos 4×4 o Desafio Turismo de Portugal 4×4 confirma esta estratégia do Clube Escape Livre. Por isso, em qualquer todo-o-terreno, vale a pena descobrir um “Portugal Maior”.

Pelos pequenos paraísos de Portugal!

Porto, Coimbra, Lisboa, Torres Vedras, São João da Madeira, Nazaré, Guimarães, Vila Nova de Famalicão e Montijo. Destas e de outras cidades vieram alguns dos participantes do Desafio Turismo de Portugal 4X4. Que apenas conheciam o nome da Serra da Estrela e que agora ficaram apaixonados pelos seus encantos. Pelas suas paisagens e pelos pequenos paraísos que descobriram. Em resumo, o Clube Escape Livre cumpriu os seus objectivos. Levando 41 veículos 4X4 e cerca de 100 pessoas a percorrer a região.

Acima de tudo, estes novos aventureiros vão agora ter oportunidade de relatar a amigos e familiares o que viram. E vão certamente regressar para conhecer uma serra diferente de cada vez que for visitada. Um ecossistema em permanente evolução, com quatro estações, cores e ambientes distintos. A caravana do Desafio Turismo de Portugal 4X4 percorreu os caminhos irregulares das encostas da Serra da Estrela. Verdejantes nesta altura do ano, num fim-de-semana verdadeiramente primaveril.

41 veículos 4×4 nos trilhos da Serra da Estrela!

Em primeiro lugar, a caminhada, após o jantar de boas vindas, na cidade mais alta de Portugal. E que permitiu conhecer a zona histórica da Torre de Menagem e subir ao seu ponto mais alto, a 1056 metros de altitude. Nessa noite de temperaturas altas este foi um dos grandes momentos de convívio e conhecimento da história da Guarda.

O resto do fim-de-semana foi um hino aos sentidos e vai perdurar na memória de todos. Em primeiro lugar, a subida e descida das serras ao longo da Vela, Seixo Amarelo e Valhelhas. A vista aérea sobre Manteigas desde o posto de vigia de São Lourenço. A queda de água do Poço do Inferno. A Cova da Beira em toda a sua extensão avistada da Serra de Penesinos. Por fim, o Museu da Moagem, no Fundão, e o Museu do Pão, em Seia.

Um fim-de-semana que foi hino dos sentidos!

Não tem sido fácil resistir às imensas solicitações para organizar este tipo de passeio turístico em outros locais do País. Mas a área que privilegiamos desde há 24 anos continua a ser compreendida entre a Serra da Estrela e o Douro, com as Aldeias Históricas.

Luís Celínio, Presidente do Clube Escape Livre

Vítor Santos, Vereador da Câmara Municipal da Guarda. Luis Tadeu, Vereador da Câmara Municipal de Gouveia. Esmeraldo Carvalhinho, Presidente da Câmara de Manteigas. Estes foram os autarcas que marcaram presença na cerimónia de entrega dos troféus SPAL. Onde o Governador Civil da Guarda, Santinho Pacheco, aproveitou para saudar o trabalho do Clube Escape Livre. E sublinhou a importância turística da Serra da Estrela.

Passámos a nossa vida a trabalhar e a promover o país. E muitas vezes não temos o tempo e a oportunidade de ter estas experiências que realmente são magníficas. Por conseguinte, recomendo a todos os portugueses e a todos os estrangeiros. Descubram este Portugal maior. Dessa maneira, utilizem estas oportunidades para conhecerem os tesouros escondidos que há neste país fora.

Miguel Moraes, Turismo de Portugal

Mais Atividades

9º Aventura Dacia 4×2

Aventura Dacia 4x2 2019 74

A Aventura Dacia marca presença uma vez mais no calendário do Clube Escape Livre, rumando este ano ao centro do país para novo programa com os Duster e Sandero Stepway.

She’s Mercedes Off Road Experience

Shes Mercedes Off Road Experience 2019 347

Senhoras ao volante é uma vez mais o que o Clube Escape Livre e a Mercedes-Benz pretendem para rumar ao Oeste mais uma edição do She’s Mercedes Off Road Experience.

Classic Cars Tour

Classic Cars Tour 33

A Covilhã e o Sabugal juntaram-se aos restantes municípios no 2º Classic Cars Tour, o evento que vai trazer pelo menos meia centena de clássicos à região.

4º Off Road Bridgestone / First Stop Marrocos

Off Road Bridgestone First Stop Marrocos 2019 2340

O Off Road Bridgestone / First Stop Marrocos é a maior e mais imperdível aventura do Clube Escape Livre e que dá a conhecer os encantos de Marrocos.