BMW X Experience / Caminhos de Santiago

O BMW X Experience / Caminhos de Santiago reuniu uma carava de 50 SUV’S que percorreram os caminhos de Santiago, numa viagem de fé e aventura.

Out
01 a 05
Localidade: Trancoso - Santiago de Compostela
Tipo de evento: Todo Terreno Turístico

Cada uma das anteriores edições do BMW X Experience / Caminhos de Santiago constituiu uma aventura diferente. Com a descoberta de extraordinárias paisagens e de magníficos locais históricos. Sempre em segurança e usufruindo das extraordinárias capacidades tecnológicas para o fora de estrada dos BMW X3 e X5.

A proposta para 2010 pretendeu ser um grande acontecimento cultural no que diz respeito ao todo terreno turístico e de lazer. Foram umas mini-férias de quase cinco dias. E ao longo das quais se percorreu caminhos de terra outrora utilizados pelos peregrinos em direcção a Santiago de Compostela. Visitaram-se vários dos mosteiros mais importantes. Ficou-se alojado em hotéis de 4 estrelas. Em síntese, o BMW X Experience / Caminhos de Santiago seguiu o caminho português desde Trancoso a Compostela.

BMW nos trilhos da fé e da aventura!

Para os participantes do BMW X Experience / Caminhos de Santiago, chegar a Santiago de Compostela teve uma dupla recompensa. Desde a satisfação de participar num convívio único e descobrir as potencialidades X Drive dos BMW X1, X3 e X5. Há experiência de percorrer o primeiro itinerário cultural europeu logo em pleno Ano Santo. Acontecimento que não voltará a repetir-se senão em 2021!
De Trancoso a Santiago de Compostela uma caravana de 50 BMW X1, X3 e X5 e cerca de 150 pessoas. Oriundas de todo o país circulou pelos caminhos para muito esquecidos. Mas outrora bem concorridos pelas viagens dos peregrinos. 

BMW X Experience Caminhos de Santiago 2010 52

Um passeio inesquecível, cultural e de lazer, verdadeiramente recheado de emoções e de tensões. Com as mais belas paisagens montanhosas. E que deu a oportunidade de conhecer e visitar pontes, castelos, torres, mosteiros e igrejas. Contaram as suas histórias seculares, entre tantos outros locais, o Santuário de Nossa Senhora da Lapa. A aldeia de Agra, o extraordinário Mosteiro de Tibães e, já em Espanha, o Mosteiro de Oia. E a portentosa Catedral de Santiago de Compostela. Por fim, ali, os participantes assistiram à missa do peregrino. Que incluiu a invocação ao apóstolo, pelo Clube Escape Livre, e à cerimónia do Botafumeiro, momentos que encerraram este passeio. 

50 BMW nos trilhos dos peregrinos

A maior aventura de sempre organizada pelo Clube Escape Livre cumpriu à risca o seu programa. Não deixando margem para monotonias, e deliciando os mais aventureiros. Nem S. Pedro quis facilitar esta peregrinação, oferecendo um dia de verdadeira tempestade. Para que os participantes também pudessem experimentar os seus BMW nas condições mais adversas. A tecnologia xDrive dos BMW, que reconhece e adapta a viatura ao terreno, foi assim posta à prova em condições extremas. No Domingo, entre Mondim de Basto e Ofir, com vento forte e chuva, lama, árvores derrubadas e caminhos cortados. Assim, entrou em acção a organização do Clube Escape Livre, que, com motosserras, teve que cortar as árvores caídas. E, nas piores situações, encontrou mesmo caminhos alternativos para prosseguir viagem. 

Para o ano, o Clube Escape Livre e a BMW Portugal, já anunciaram o BMW X Experience / Centro de Portugal.

A valorização dos tempos livres é hoje cada vez mais evidente. E o Clube Escape Livre, com as suas actividades, tem procurado muitas e importantes aventuras. Sendo estas a evasão do quotidiano onde se rompe com o estabelecido e se deseja ir em busca de novas experiências e descobertas. Assim, o BMW X Experience é o exemplo mais completo de como viver o presente com o máximo prazer.

Luís Celínio, Presidente do Clube Escape Livre

Invocação dirigida ao Apóstolo Santiago

Senhor Santiago:
Neste ano jubilar, que a tradição chama ano jacobeu, um grupo de peregrinos ligados à arte e ao desporto da condução automóvel – o Clube Escape Livre sedeado na Guarda – apresenta-se diante de Vós, nesta Catedral de Santiago de Compostela.
Vimos de várias cidades, vilas e aldeias de Portugal para vos apresentar as nossas preocupações e fazer os nossos pedidos.

Senhor Santiago,
São nossas preocupações, enquanto aficionados do desporto e do lazer ligados ao automóvel a segurança tanto de quem conduz como de quem utiliza as vias de comunicação. São-no também a maior mobilidade e o encontro com culturas diferentes que caracterizam os novos tempos. Entusiasma-nos a relação com a natureza, por isso, enquanto peregrinos, não queremos utilizar apenas as vias de comunicação convencionais. Mas, com as potencialidades dos quatro por quatro e em muito particular dos BMW com a tecnologia X drive. Saímos fora das estradas para entrar em contacto com os ambientes surpreendentes da natureza e da arte local. 
E da nossa peregrinação fizeram também parte percursos a pé.
Pela relação com a natureza, queremos aproximar-nos do seu autor, o Criador e Senhor de tudo quanto existe.

BMW X Experience Caminhos de Santiago 2010 56

“São nossas preocupações, enquanto aficionados do desporto e do lazer ligados ao automóvel a segurança tanto de quem conduz como de quem utiliza as vias de comunicação”

Neste grande centro de peregrinações, para onde caminhou, ao longo dos séculos. E assim, continua a caminhar toda a Europa, queremos fazer-te também os nossos pedidos. Protege quantos circulam pelas nossas estradas. Dá-nos a alegria de utilizar sempre a máquina automóvel para promover o bem das pessoas. Dignificar e aproximar cada vez mais as culturas e os ambientes e nunca para prejudicar seja quem for. Faz com que este ano jubilar, ou jacobeu, como a tradição popular lhe chama, promova o maior bem de todas as pessoas. Pelo encontro sério entre si mesmas e com o Senhor da história que dá sentido a tudo quanto fazemos. Faz com que os nossos dois países – Portugal e Espanha – amigos e vizinhos, sejam cada vez mais espaçosos de verdadeiro progresso humano. Onde os cidadãos se sentem bem a percorrer os caminhos da vida com qualidade e excelência.

Assim, Senhor Santiago, contamos com a Tua companhia ao longo de todas as estradas da nossa vida.
GRACIAS

Em resumo, estamos muito satisfeitos com o BMW X Experience / Caminhos de Santiago. Que desde há cinco anos partilhamos com o Clube Escape Livre e que tem tido sempre uma adesão crescente.

Hélder Boavida, Director Geral da BMW Portugal

Mais Atividades

12ª Gala SPAL / A nossa selecção de pilotos

12º Gala de Pilotos 2010 8

A 12ª Gala SPAL homenageia pilotos do Distrito da Guarda nos desportos motorizados. Mário Patrão sagra-se Piloto do Ano, numa noite de festa.

3º Downhill Guarda

3º Downhill Guarda 2010 45

O 3º Downhill da Guarda foi disputado pelos melhores, num evento organizado pelo Clube Escape Livre em parceria com a Downstream.

Raid do Bucho e Outros Sabores

Raid do Bucho 2010 1

O Raid do Bucho e Outros Sabores juntou dezenas de forasteiros de todo o país que, em caravana, seguiram rumo à festa do bucho, na Freineda.

Raid Inatel Iniciação TT

Raid Inatel Iniciação TT 2010 17

O Raid Inatel Iniciação TT reuniu mais de 30 viaturas e 100 participantes de todo o país. Uma aposta ganha, que contou com a parceria da Hyundai e Inatel.