Raid Inatel Serra da Estrela

O Raid Inatel Serra da Estrela reuniu uma caravana bem diversificada de veículos 4×4, num fim-de-semana de aventura e descobertas.

Out
23 a 25
Localidade: Serra da Estrela
Tipo de evento: Todo Terreno Turístico

Depois de alguns anos sem um passeio todo terreno monomarca, o Clube Escape Livre organizou o Raid Inatel Serra da Estrela. Indo de encontro aos inúmeros pedidos dos entusiastas do fora de estrada e apreciadores da nossa montanha mais alta. O Clube Escape Livre, com o centro de operações instalado no Hotel Serra da Estrela nas Penhas da Saúde, preparou um espectacular percurso, incluindo corta-fogos de grande dificuldade, embora com alternativas. Travessias de cursos de água, zonas de cruzamento de eixos e, claro, passagem no Centro de Limpeza de Neve nos Piornos. Houve ainda, visita ao Museu do Pão, um dos espaços ícones da região.

Caravana de 40 4×4 em Raid Inatel Serra da Estrela

Uma caravana de mais de 40 veículos 4×4 e de cerca de 110 pessoas percorreu os caminhos pedregosos e lamacentos das encostas da Serra da Estrela. Num fim-de-semana pintado com as cores do Outono. O sucesso do Raid Inatel valeu já a marcação de uma nova iniciativa para 2010.

O Raid Inatel recuperou os eventos do Clube Escape Livre abertos a todos os veículos 4×4. E foi sem surpresa que entre os habituais Land Rover, Suzuki, Toyota ou Mitsubishi apareceram os modernos SUV como o Citroen C-Crosser ou o Renault Koleos.

Êxito dita continuidade

Um percurso criteriosamente escolhido pela organização permitiu que todos apreciassem alguns dos lugares encantados da Serra da Estrela. E chegassem a sítios onde a magnificência da paisagem só encontrou igual no silêncio e ar puro respirado.

A visita ao Centro de Limpeza de Neve ganhou outro interesse pois a primeira neve da época acabara de cair. E nos pontos mais altos ainda se encontravam vestígios. Após o jantar de Boas-Vindas e no final da etapa nocturna a comitiva foi recebida para um saboroso e quente “magusto”. Fazendo jus à época da castanha que se inicia.

A chuva, o vento e alguma neve que fustigaram o maciço central dias antes, obrigou a organização a trabalho reforçado para garantir a abertura de todos os percursos. Mas a longa etapa de Sábado agradou a todos e teve a sua parte cultural com a interessante visita ao Museu do Pão.

Trilhos da Serra re(descobertos)

No Domingo os últimos corta-fogos foram percorridos já com temperaturas mais agradáveis. E o almoço de encerramento na Estalagem Varanda dos Carqueijais confirmou um balanço muito positivo.

Em suma, tratou-se de um evento muito bem organizado onde participaram muitos sócios do Inatel. E onde tivemos oportunidade de fazer novos sócios. Denotando que esta é uma actividade a ter em conta no calendário de acções da Fundação Inatel.

Moreira Marques, Administração da Fundação Inatel

Por fim, o Raid Inatel Serra da Estrela encerrou a temporada por fora de estrada do Clube Escape Livre. Mas a organização sedeada na mais alta cidade de Portugal, está já a trabalhar no calendário para 2010. Que deve ser divulgado até ao final do ano e apresenta novidades.

Mais Atividades

11ª Gala SPAL / A Nossa Selecção de Pilotos

11ª Gala Spal 2009 8

A 11ª Gala SPAL foi, pela primeira vez, transmitida para todo o mundo. No arranque do ano de 2009, foram 29 os pilotos distinguidos.

VII Off Road ACP

VII Off Road ACP 2009 6

O VII Off Raod ACP reuniu mais de 150 sócios num fim-de-semana de aventura e descanso. Entre a Serra da Estrela e a Serra da Gardunha.

20ª Land Rover Rota Histórica

20ª Land Rover Rota Histórica 2009 39

A 20ª Land Rover Rota Histórica, a última edição deste evento monomarca, deixou os mais de 150 participantes num misto de emoções.

11º Slalom de Castelo Rodrigo

XI Slalom Figueira Castelo Rodrigo 2009 8

O 11º Slalom de Castelo Rodrigo continua a surpreender e a ser considerada, tanto por pilotos como por público, a melhor prova de perícia.