2º Downhill da Guarda

O 2º Downhill da Guarda foi, mais uma vez, abençoado pela chuva, que nem assim impediu os pilotos de mostrarem as melhores perícias.

Jun
28
Localidade: Guarda
Tipo de evento: Competição BTT

Depois do êxito alcançado o ano passado o downhill regressou à Guarda. O 2º Downhill da Guarda, uma organização conjunta da Geapro e do Clube Escape Livre foi um sucesso.

Taça de Portugal e Troféu DHX Vodafone 2009.

Depois de uma estreia em 2008 marcada pelo frio e pela chuva, o 2º Downhill da Guarda voltou a não colaborar com os participantes. Embora apenas repetindo um daqueles elementos – a chuva!

Na verdade, e apesar de se realizar já quase no final do mês de Junho, a verdade é que o dia amanheceu com muito nevoeiro. Que viria dar a uma chuva intermitente na parte da manhã. Mas mais intensa da parte da tarde. Sobretudo por altura da segunda manga, o que logicamente impediu os principais favoritos de melhorarem as suas marcas.

2º Downhill da Guarda com vitória de Emanuel Pombo

Depois do seu percalço na Covilhã e da sua ausência em Sesimbra, Emanuel Pombo voltou à sua senda de vitórias. Mas o piloto madeirense teve de se aplicar a fundo perante uma concorrência cada vez mais forte. Ao estabelecer o melhor tempo na primeira manga, Pombo conseguiu aí a o tempo que decidiu a prova. Mesmo depois de ser também o mais rápido na segunda descida, justificando plenamente o triunfo.

Não foi fácil, como os tempos demonstram. Com a chuva que caíu na segunda manga sabia que era quase impossível melhorar as marcas anteriores. Pelo que optei por arriscar o mínimo possível, sabendo que a vitória dificilmente me escaparia. E a partir de agora o objectivo continua a ser apenas um: ganhar!

Emanuel Pombo

Nem as condições metereológicas adversas impediram o sucesso desta prova!

Com este triunfo, Emanuel Pombo recuperou a liderança do Troféu DHX Vodafone 2009. Ao mesmo tempo que reduziu a sua desvantagem para os lugares cimeiros da Taça de Portugal.

Vencedor das duas últimas provas em que participou, Paulo Domingues voltou a ser a mais séria ameaça para Pombo. Mas desta vez, ainda que por escassa margem, o “Amarelo” teve de se contentar com a segunda posição. Que,no entanto, lhe permite manter o comando na Taça de Portugal, passando de uma vantagem de 13 para 19 pontos sobre o seu adversário mais directo.

O último lugar do pódio de Elites foi conseguido por Joel Ferreira. Sendo de referir que a ordem dos três primeiros se manteve inalterável nas duas descidas de prova.

Uma mão cheia de talento!

Na competitiva categoria de Juniores, a classificação acabou por ser decidida na segunda descida e com mudança na primeira posição. Porque Francisco Pardal (Team Mondraker) tinha conseguido apenas a segunda marca na primeira tentativa ao ficar com um pedal agarrado numa rede. Mas na segunda acabou por conseguir um tempo “canhão”, deixando distantes Rui Domingues (Bike Zone/Scott/ADA) e Leandro Liberal. No entanto, Pardal não evitou a sua descida para a terceira posição em termos da geral do Troféu DHX Vodafone.

Diana Rodrigues (Team Mondraker) foi uma vencedora solitária em Femininos. Enquanto Avelino Faria (Team Commençal Sram) levou a melhor nos Veteranos B+C.

Nos Veteranos A, a luta foi muito intensa, com os ocupantes do pódio a terminarem separados por menos de dois segundos. Com vantagem final para Gil Carmo (Team Mondraker), com esta formação a impor-se colectivamente. Essa igualdade esteve ainda presente entre os Cadetes, dando assim outra expressão ao triunfo de João Góis (Avalanche Vitória de Janes).

Por fim, na Promoção, a vitória apenas se decidiu na segunda descida, com Paulo Pinto (Art’Bike/Cicol-Covilhã) a repetir o seu sucesso na prova covilhanense, depois de um duelo muito interessante com Francisco Soares.

Pilotos da Guarda com boa prestação no 2º Downhill da Guarda!

Um traçado muito bom, técnico e que mais uma vez a chuva tornou difícil. Pena um tombo na primeira descida já que na segunda as condições climatéricas não me permitiram fazer melhor..

João Rodrigues

Entre os pilotos da Guarda, e tal como já acontecera o ano passado, o melhor foi João Rodrigues.

O Troféu DHX Vodafone 2009 prossegue no próximo fim-de-semana em Góis, numa prova igualmente válida para a Taça de Portugal de Downhill. 

Mais Atividades

BP Ultimate Festival Automóvel / Guarda 2009

BP Festival Automóvel Guarda 2009 30

O BP Ultimate Festival Automóvel conseguiu reunir, na cidade mais alta, quatro grupos distintos de marcas automóveis: Alfa Romeo, Porsche, MG e Jaguar.

11º Slalom de Castelo Rodrigo

XI Slalom Figueira Castelo Rodrigo 2009 8

O 11º Slalom de Castelo Rodrigo continua a surpreender e a ser considerada, tanto por pilotos como por público, a melhor prova de perícia.

Aventura Ford Ranger

Aventura Ford Ranger 2009 33

A Aventura Ford Ranger veio comprovar que uma pick-up, destinada maioritairamente a trabalho, também pode ser utilizada para lazer.

Raid Inatel Serra da Estrela

Raid Inatel Serra da Estrela 2009 161

O Raid Inatel Serra da Estrela reuniu uma caravana bem diversificada de veículos 4×4, num fim-de-semana de aventura e descobertas.