2º Passeio TT dos Juízes Portugueses

O 2º Passeio TT dos Juízes Portugueses reuniu 70 magistrados num fim-de-semana marcado pelo convívio, aventura e descoberta.

Out
03 a 05
Localidade: Trancoso - Sernancelhe
Tipo de evento: Passeio Todo Terreno Turístico

Em colaboração com a Associação Nacional de Juízes, o Clube Escape Livre organizou o 2º Passeio TT dos Juízes Portugueses. De dois em dois anos magistrados de todo o País regressam à região da Guarda. Para viverem momentos de descoberta e lazer e praticarem todo terreno. Com o intuito de melhor conhecerem o património cultural e histórico compreendido entre a Serra da Estrela e o Douro. Nesta edição o centro das operações foi o Hotel Turismo em Trancoso. E o trajecto todo terreno foi desde a terra de Bandarra até Sernancelhe.

Passando por Vila Nova de Foz Côa. O centro histórico de Trancoso, as gravuras paleolíticas do Parque Arqueológico do Vale do Côa. A Quinta da Erva Moira e o Santuário de N. S. da Lapa foram alguns dos locais visitados ao longo de um fim-de-semana. Que, como habitualmente, teve muita animação e convívio salutar. Foi assim, o 2º Passeio TT dos Juízes Portugueses!

Ao encontro do Património

Descobrir e visitar um diversificado património dos concelhos de Trancoso, Foz Côa e Sernancelhe. Através de um passeio todo terreno organizado pelo Clube Escape Livre. Dessa forma, reuniu em interessante e descontraído convívio magistrados judiciais de todo o País.

Com o “Tribunal” instalado no Hotel Turismo em Trancoso as “audiências” deste passeio TT dos Juízes Portugueses prolongaram-se de 6.ª Feira ao fim da tarde até Domingo. Com a necessidade de inúmeras “deslocações aos locais” de forma a avaliar correctamente os “factos”. Que, assim, ditaram esta reunião de 70 magistrados conduzindo 19 viaturas 4×4 em terras do interior.

Assim e para fazer “justiça” ao património, em Trancoso já ao pôr-do-sol teve lugar uma visita guiada ao centro histórico. Permitindo aos que chegaram mais cedo conhecer melhor a terra onde o Rei D. Dinis desposou a Rainha D. Isabel. Depois, uma sessão de esclarecimento sobre o Parque Arqueológico do Vale do Côa pela técnica Aldina Regalo saciou alguma curiosidade sobre as gravuras paleolíticas.

Mais de 70 Magistrados em 19 viaturas 4×4!

No Sábado o percurso do 2º Passeio TT dos Juízes Portugueses todo terreno era intervalado com várias paragens. Para admirar a paisagem, fazer visitas culturais ou simplesmente descansar. Provando um figo seco acompanhado do melhor néctar do Douro. Assim foi, respectivamente, no alto da Capela de S. Gabriel, no núcleo de gravuras de Penascosa e na Quinta da Erva Moira.

Um retemperador almoço servido no restaurante o Bruiço em Foz Côa deu novo alento para os trilhos da tarde. Que serpentearam ao longo do Rio Douro até às ruínas romanas do Prazo. E depois até Numão onde alguma emoção acompanhou o trilho de descida do Castelo.
Por fim, ao jantar o grupo de fados da Guarda animou a noite. Onde foram alguns os magistrados que mostraram estar tão à vontade a cantar o fado como a proferir sentenças.

Dessa forma, a manhã de Domingo foi de “peregrinação” a Sernancelhe e aos seus variados e espectaculares santuários. Com destaque para o de N. Sra. da Lapa onde nos claustros do convento decorreu o almoço de encerramento. Antes, o Presidente da Câmara, Dr. José Mário, recebeu a comitiva no centro cultural. Onde se assistiu a um filme sobre o concelho tendo igualmente tido lugar uma visita guiada ao centro histórico.

Em suma, conseguimos reunir um conjunto de pessoas que, no dia a dia dos Tribunais se encontram noutro tipo de tarefas e funções. Foi muito agradável encontrarmo-nos de forma diferente num passeio muito bem organizado pelo Clube Escape Livre.

António Martins, Presidente da Associação Sindical dos Juízes Portugueses

Mais Atividades

5ª Aventura Land Rover

5ª Aventura Land Rover 2008 3

A 5ª Aventura Land Rover foi um sucesso, reunindo uma caravana de 60 Land Rover num percurso por trilhos da Serra da Estrela.

VI Off Road ACP

VI Off Road ACP 2008 5

O VI Off Road ACP reuniu mais de 150 sócios, numa viagem histórica entre a Guarda e Ciudad Rodrigo, por trilhos e caminhos apenas para veículos 4×4.

BMW X Experience / Raia Beirã 2008

BMW X Experience 2008 36

O BMW X Experience / Raia Beirã foi um sucesso, levando o Clube Escape Livre a garantir a proxima edição para 2009, desta vez, nas aldeias históricas.

10º Slalom de Castelo Rodrigo

10º Slalom Castelo Rodrigo 2008 26

O 10º Slalom de Castelo Rodrigo atrai, cada ano que passa, mais público, mais pilotos, e sempre a mesma emoção e competição.