2º Fiat Panda Cross Adventure

O 2º Fiat Panda Cross Adventure comprovou as excelentes capacidades 4×4 dos Fiat Panda, em diversos trilhos da Serra da Estrela.

Mai
23 a 25
Localidade: Penhas da Saúde - Seia
Tipo de evento: Todo Terreno Turístico

Após o êxito da primeira iniciativa realizada no Douro os Fiat Panda subiram agora ao ponto mais alto de Portugal. A partir do Hotel Serra da Estrela, nas Penhas da Saúde, os Panda percorreram os melhores trilhos. Num sobe e desce contínuo dos Piornos ao Poço do Inferno. De Manteigas às Penhas Douradas antes da visita ao Centro de Interpretação da Serra da Estrela e ao Museu do Pão. Um itinerário em que os Fiat Panda atingiram a Torre e do outro lado da Serra descobriram os caminhos que serpenteiam a Cova da Beira. Um fim-de-semana que reuniu várias gerações Panda e os seus proprietários. Que apreciaram a aventura e a descoberta de locais recônditos não acessíveis a um veículo normal. Assim foi o 2º Fiat Panda Cross Adventure.

Sol e neve no 2º Fiat Panda Cross Adventure, na Serra da Estrela.

O desafio do Clube Escape Livre era descobrir as paisagens menos conhecidas da Serra da Estrela. A par de um roteiro cultural de excelência. Mas os mais de oitenta participantes oriundos de todo o País puderam comprovar as extraordinárias capacidades fora de estrada dos seus Fiat Panda 4×4 .Em todas as condições de aderência. Porque S. Pedro resolveu mostrar as 4 estações do ano ao longo do fim-de-semana. E nem a neve faltou no 2.º Fiat Panda Cross Adventure.

O percurso idealizado pelo Clube Escape Livre, cumprido à risca e dentro do horário previsto abriu o coração da Serra da Estrela aos pequenos mas resistentes Fiat Panda 4×4. Que tiveram a oportunidade de descer o vale glaciar do Zêzere. Passar no Poço do Inferno. Por fim, atravessar a vau o Rio Zêzere e subir ao Observatório de Meteorologia nas Penhas Douradas.

Os (Fiat) Panda nos trilhos da Serra.

Sol mas também alguma chuva acompanharam a caravana Fiat. Que chegou a atravessar lamaçais e a subir íngremes corta-fogos antes de circular mesmo sobre neve na subida da Lagoa Comprida para a Torre.

Foi um êxito. Vai toda a gente satisfeita. O Clube Escape Livre está de parabéns pela organização e conseguiu juntar num passeio todo terreno uma parte social e cultural de grande nível.

João Alberty

Primeiramente, o capítulo cultural iniciou-se com a visita guiada ao Centro de Limpeza de Neve para conhecer as diversas e enormes máquinas utilizadas no Inverno para a limpeza das estradas. Numa altura em que todos estavam longe de imaginar que no dia seguinte elas teriam de ser utilizadas. E que os Panda iriam beneficiar das suas características 4×4 para subir com facilidade, diga-se, aos 2000 metros da Torre. Onde um manto branco os aguardava, numa altura em que nevava com intensidade.

Uma vez mais, foi muito giro e o melhor é mesmo o convívio. Tenho este Panda da anterior geração há cerca de 2 anos, sobe muito bem. É leve, económico e muito fiável pois nunca teve nenhum problema. Até para o ano!

João Oliveira

2º Fiat Panda Cross Adventure é um sucesso.

Em Seia as visitas guiadas ao Centro de Interpretação da Serra da Estrela e ao Museu do Pão enriqueceram os participantes de pormenores sobre a mais conhecida montanha portuguesa e sobre a história e confecção do pão.
Ao jantar com a magnífica panorâmica da Cova da Beira que se abrangia da Estalagem Varanda dos Carqueijais e ao som do grupo musical de Santa Maria da Covilhã. Por fim, os episódios do dia iam brotando e animando o convívio dos participantes das várias gerações Panda.

Em suma, os percursos escolhidos pelo Clube Escape Livre foram extraordinários e adequados a demonstrar as capacidades fora de estrada do Fiat Panda 4×4. Pude verificar a satisfação de todos. E a surpresa dos participantes mais recentes, alguns a estrear aqui os carros, com a forma como o Panda atravessou rios e subiu íngremes corta-fogos.

Frederico Battaglia, Fiat Group Automobiles Portugal

Mais Atividades

10ª Gala SPAL / A Nossa Selecção de Pilotos

10ª Gala Spal 2008 201

A 10ª Gala SPAL festejou um duplo aniversário. Os 35 anos do programa Escape Livre e o 10º aniversário desta gala, com mais de 500 pessoas a assistir.

VI Off Road ACP

VI Off Road ACP 2008 5

O VI Off Road ACP reuniu mais de 150 sócios, numa viagem histórica entre a Guarda e Ciudad Rodrigo, por trilhos e caminhos apenas para veículos 4×4.

5ª Aventura Land Rover

5ª Aventura Land Rover 2008 3

A 5ª Aventura Land Rover foi um sucesso, reunindo uma caravana de 60 Land Rover num percurso por trilhos da Serra da Estrela.

10º Slalom de Castelo Rodrigo

10º Slalom Castelo Rodrigo 2008 26

O 10º Slalom de Castelo Rodrigo atrai, cada ano que passa, mais público, mais pilotos, e sempre a mesma emoção e competição.