Toyota Yaris GRMN – Pura DIVERSÃO em PISTA!

Fomos festejar os 50 anos da Toyota em Portugal para a pista com o recém chegado, e muito limitado, Yaris GRMN. Um dia memorável!

Toyota
Desportivo
Toyota Yaris GRMN

No ano em que a Salvador Caetano, importador oficial da Toyota em Portugal, comemora os seus 50 anos, deitámos as mãos ao mais recente projeto da divisão desportiva da marca, o recém-chegado Yaris GRMN. Será que a herança desportiva da Toyota fica bem entregue no início desta nova etapa?

Em março de 2017 a Toyota lançou no Salão de Genebra a Gazoo Racing como nova sub-marca desportiva, para dar uma maior vertente emocional aos produtos do fabricante japonês, visível no regresso ao Campeonato do mundo de ralis, e com bons resultados já registados. O primeiro fruto é este Toyota Yaris GRMN, que significa “Gazoo Racing by Meister of Nurburgring”. Um indicador claro do circuito onde os técnicos da Gazoo passaram boa parte do tempo no desenvolvimento deste pequeno mas endiabrado Toyota.

A base de inspiração é o modelo do WRC. Por baixo do capot encontramos um motor Dual VVT i de 1.8 litros com um compressor volumétrico, o mesmo do Lotus Elise. Sem dúvida uma raridade num segmento onde os motores turbinados representam a totalidade da oferta. Conseguir espaço para este motor e para todos os periféricos que lhe estão associados foi um trabalho complexo, e que obrigou a várias alterações estruturais. As jantes BBS forjadas de 17 polegadas, para reduzir o peso, os travões majorados, os amortecedores Sachs Racing e o autoblocante mecânico Torsen aumentaram a expectativa para conduzir este Yaris peculiar.

Do Nürburgring para o KIRO

Diretamente de Nürburgring para o Kartódromo Internacional da Região Oeste (KIRO), a quem desde já agradecemos a disponibilidade da pista para este teste, e que serviu de palco ás fotos que acompanham este artigo.

O Toyota Yaris GRMN segue a lógica clássica da preparação. Utilizando um modelo comum como base, há um trabalho extenso de alterações para criar um carro desportivo, utilizando os melhores componentes possíveis e os recursos de um fabricante de enorme dimensão como a Toyota. Aliás, foi clara a intenção dos técnicos da Gazoo Racing em fazer deste Yaris GRMN uma espécie de “especial de homologação”. No exterior o cunho agressivo é destacado pelo imponente aileron traseiro, pela saída de escape central, pelas entradas de ar, sem esquecer a decoração com as cores da Gazoo Racing.

Os mais atentos vão certamente reparar na ausência de espaço nas cavas das rodas… A suspensão do Yaris GRMN, além dos amortecedores Sachs Racing e da barra estabilizadora frontal, sofreu um rebaixamento de 24 mm. Um novo subchassis dianteiro e um reforço estrutural na traseira, que une as extremidades da suspensão com o centro do chassis, concluem as modificações.

o compressor volumétrico, a tração frontal com suspensão reforçada e rebaixada, e a redução de peso, fazem deste um pocket-rocket especial!

Carrega-se no botão Start e o Yaris GRMN acorda com estrondo. Os excelentes bancos, mesmo que um pouco altos e com pouca regulação, herança do modelo base, oferecem ótimo apoio, mesmo em pista. Não restam dúvidas que este Yaris é especial. Impressão confirmada assim que o motor atinge a temperatura e começamos a explorar as quase sete mil rotações do motor 1.8 litros. Com ajuda do compressor são possíveis 212 cv de potência neste pequeno pocket-roquet. A acompanhar está uma caixa manual de seis velocidades com um toque bastante mecânico. Soberbo!

Sem dúvida que é uma experiência de condução muito mais visceral do que estamos habituados neste segmento. Em primeiro lugar o motor constitui um fator verdadeiramente único neste Yaris, que parte duma total simplicidade de interação com o condutor. Para além disso, não existem modos de condução. Apenas os controlos de tração e estabilidade podem ser desativados, para que sejamos nós a controlar toda a experiência de condução.

A resposta ao acelerador deste Yaris GRMN é imediata, e o som é viciante!

Em pista impressionou-nos acima de tudo a estabilidade intocável do eixo traseiro bem como a capacidade direcional do autoblocante, apesar da influência na direção. O contacto com a estrada é feito com pneus Bridgestone Potenza RE050A na medida 205/45, montados nas já referidas jantes BBS de 17″.

Já familiarizados com as reações do Yaris GRMN encontrámos uma sequência de curva e contracurva, na qual o Yaris entrou de 3ª a fundo com uma compostura imensa. A escorregar ligeiramente ás quatro rodas, a frente ainda tem a capacidade de absorver leves correções de trajetória para o interior. A mesma atitude mantém-se quando se entra no segundo grupo de curvas e contracurvas, com o GRNM a aceitar correções de velocidade/azimute sem qualquer instabilidade. O trabalho de reforço no chassis não teve consequência no peso de apenas 1135 kg, mas sim na agilidade e na capacidade de mudar facilmente de direção. Deste modo, a relação peso/potência é de apenas 5,35 kg/cv.

O comportamento estável e eficaz não é sinónimo de falta de diversão, e uma frente incisiva permite forçar a inserção na curva com a direção e com o autoblocante. Mesmo que exista um escorregamento ligeiro, o Yaris roda controladamente. Sem dúvida que tal só é possível quando o trabalho de afinação de chassis, direção e suspensão é realmente bem feito. O poderio do motor exige uma gestão da tração no eixo dianteiro, mas isso faz parte do desafio e da experiência de conduzir este Yaris GRMN. Por conseguinte, um carro memorável que abre a porta a um futuro risonho para a Gazoo Racing. A nova estratégia mais emocional da Toyota está em boas mãos!

Muito limitado

Por fim, temos então as más notícias… A Toyota só fez 400 unidades deste Yaris GRMN para a Europa, todos eles numerados. Foram vendidas em apenas 72 horas(!) Pelo que conseguimos apurar junto do importador, para Portugal vieram apenas quatro unidades! Assim sendo, é um bocado irrelevante mencionar o preço “disparatado” de quase 40 mil euros deste Yaris. É para quem pode(!), mas a diversão está garantida!

Este ensaio faz parte do especial que fizemos para a Escape Livre Magazine Nº71 com este Yaris GRMN e o Toyota GT86.

Ficha Técnica

Cilindrada

1798 cm3

Cilindrada

250 Nm

Binário Máximo

212 cv

Potência

Cilindrada

6,4 s

0-100 KM/H

230 km/h

Velocidade Máxima

Cilindrada

7,5 l/100 km

Combinado

170 g/km

Emissões CO2

Cilindrada

39 425€

Base

39 425€

Ensaiado