Teste ao renovado Volkswagen Polo (2022). √Čs mesmo tu? ūü§Ē

O novo Volkswagen Polo acaba de chegar a Portugal e nós já o fomos conhecer em primeira mão na sua versão mais potente disponível Рpelo menos até à chegada do Polo GTI.

Volkswagen
Utilit√°rio
Volkswagen Polo 1.0 TSI 110cv R-Line DSG

Há bem pouco tempo demos a conhecer o renovado Volkswagen Polo, que prometia uma melhoria no aspeto, tecnologia e assistências à condução. E neste primeiro contacto não só encontrámos tudo isso, como uma evolução considerável na qualidade geral, dando mesmo a ilusão de estarmos num segmento superior. Eis o que esperar do novo Polo, na versão 1.0 TSI de 110 cv R-Line.

O VW Polo continua a ser uma das grandes refer√™ncias do segmento B e um dos pilares da marca de Wolfsburgo. J√° bem perto de atingir a marca das 20 milh√Ķes de unidades vendidas em todo o mundo (acumuladas), v√™ agora os seus principais trunfos fortalecidos neste novo facelift. Evoluiu n√£o s√≥ no aspeto exterior, como viu muitos dos seus sistemas atualizados, estando agora mais aproximado ao segmento acima. Mas o que podemos esperar mais do utilit√°rio alem√£o?

Um exterior renovado

De um modo geral com linhas mais vincadas e desportivas, o novo Volkswagen Polo garante um aspeto melhorado e mais pr√≥ximo do Golf. E √©, sem sombra de d√ļvida, nesta vers√£o R-Line que ganha ainda mais express√£o. Tanto na dianteira como na traseira desenham-se agora novos para-choques e uma nova assinatura luminosa.

Os novos far√≥is e farolins passaram a tecnologia Full-LED (de s√©rie) em qualquer n√≠vel de equipamento, estando ainda dispon√≠veis como op√ß√£o em LED Matrix inteligente. Al√©m do novo desenho das luzes, encontramos agora o novo s√≠mbolo VW nas extremidades do novo Polo.

Embora de s√©rie equipe jantes de 16″, esta unidade inclui como op√ß√£o jantes de 17″ (315‚ā¨) de acabamento diamantado. Neste caso, e em combina√ß√£o com a pintura preta “Deep” (517‚ā¨) e os vidros traseiros escurecidos (204‚ā¨), resultam num aspeto discreto mas tamb√©m bastante atrativo.

Interior espaçoso

Nesta atualiza√ß√£o mant√©m-se o recurso √† plataforma¬†MQB (A0),¬†que d√° base √†¬†gera√ß√£o anterior – e que test√°mos h√° alguns meses – assegurando boas cotas no que ao habit√°culo diz respeito. Por isso, n√£o h√° raz√Ķes de queixa quando falamos¬†de espa√ßo de sobra para pernas e ainda uma bagageira de 351 litros com piso a dois n√≠veis.

No aspeto e acabamento, notamos um maior cuidado na qualidade de construção e materiais escolhidos, não existindo (até à altura) ruídos parasitas a notar. No tablier e portas, encontramos materiais aborrachados e suaves ao toque, deixando os mais duros para locais de menor acesso.

Nesta vers√£o R-Line, recebe alguns pormenores da vers√£o nos bancos, soleiras da portas e ainda no volante para que n√£o restem d√ļvidas. Os bancos d√£o bom suporte, e ainda que sejam compostos de um material mais rijo, garantem o conforto necess√°rio para viagens mais longas.

Atr√°s, permite transportar tr√™s passageiros, mas o conforto √© apenas garantido para dois. Al√©m do espa√ßo para pernas e cabe√ßa, disp√Ķe ainda de duas portas USB-C para os passageiros. Contudo, peca apenas por n√£o existir sa√≠das de ar para os mesmos.

Renovado VW Polo est√° a chegar. Pre√ßos e vers√Ķes neste artigo.

O best-seller da casa de Wolfsburg j√° se encontra-se em pr√©-venda a partir deste m√™s, com previs√Ķes de chegada ao mercado em Setembro deste ano.

Ler mais

Mais tecnologia

O novo Volkswagen Polo traz ainda melhorias nos sistemas tecnol√≥gicos, dispondo agora de um painel de instrumentos digital de 8‚ÄĚ de s√©rie. Al√©m de parametriz√°vel a gosto do condutor, disp√Ķe de excelente resolu√ß√£o e permite uma varia√ß√£o de sistemas, como a navega√ß√£o e multim√©dia.

J√° ao centro do tablier encontramos um sistema de info-entretenimento t√°til de 8‚ÄĚ que permite o acesso a plataformas m√≥veis sem-fios. Apenas fica a faltar o carregador sem-fios para permitir explorar este tipo de funcionalidades. Ainda assim, para carregamento em viagem, disp√Ķe sempre de duas portas USB-C na frente. No aux√≠lio ao estacionamento disp√Ķe ainda do acesso a c√Ęmara de marcha-atr√°s, que al√©m da ajuda preciosa em manobras mais minuciosas, garante ainda boa resolu√ß√£o.

Motor vivaz

Assente sobre o eixo dianteiro encontramos um motor tricil√≠ndrico 1.0 TSI de 110 cv e uma caixa autom√°tica DSG de sete rela√ß√Ķes. Esta √© a motoriza√ß√£o mais potente dispon√≠vel √† data, at√© √† chegada de um mais potente Polo GTI. Por si s√≥, a sua pot√™ncia poderia desde logo dar bons indicativos de estarmos perante um Polo bastante animado. Contudo, n√£o foi apenas a animosidade que me deixou bastante satisfeito com este grupo propulsor.

De trato refinado e bastante progressivo, mant√©m uma postura s√©ria e contundente, respondendo √†s exig√™ncias da press√£o do acelerador. Silencioso e sem a vibra√ß√£o dos ‚Äútr√™s cilindros‚ÄĚ de outros tempos, mostra bem o resultado do investimento nestes motores de √ļltima gera√ß√£o. N√£o √© um real desportivo, longe disso, mas √© um ‚Äúestradista‚ÄĚ nato e que garante excelentes presta√ß√Ķes em quaisquer situa√ß√Ķes.

VW Polo TSI 185

A caixa de velocidades também não apresenta quaisquer notas negativas, garantindo um bom trato e escalonamento. Enquanto que a suspensão tem também uma boa afinação quando é hora de filtrar as irregularidades do piso.

O renovado Polo inclui ainda melhorias no cap√≠tulo da seguran√ßa e assist√™ncias √† condu√ß√£o, que marca uma das grandes diferen√ßas para a gera√ß√£o anterior. Esta unidade conta com Cruise Control Adaptativo (ACC), mas gra√ßas ao sistema Travel Assist IQ.DRIVE (opcional), pode ainda assumir um controlo mais alargado do Polo. Para al√©m desses, inclui ainda o assistente de mudan√ßa de faixa de rodagem “Side Assist”.

√Č o utilit√°rio certo para mim?

Depois de alguns dias ao volante desta nova geração do Volkswagen Polo, é fácil perceber que estamos perante uma evolução do modelo anterior. Ainda que não seja um modelo completamente novo, tem novos atributos que garantem uma renovação de fora para dentro, com grande aposta nos sistemas de segurança.

Ap√≥s v√°rios cen√°rios e quil√≥metros percorridos, deu tamb√©m para perceber que este motor al√©m de bastante en√©rgico, √© tamb√©m bastante econ√≥mico. No final do nosso teste, o consumo fixou-se nos 6,1 l/100km, bastante pr√≥ximo dos valores homologados pela marca. A gama do novo Volkswagen Polo come√ßa nos 21 179‚ā¨, mas nesta vers√£o R-Line e somando os extras fixa o seu pre√ßo final nos 27 891‚ā¨.

Conclus√£o

O renovado Volkswagen Polo evoluiu e isso é evidente. Não só no aspeto exterior, mas também no equipamento de série que o faz acompanhar. Agora mais tecnológico, mantém as boas cotas de habitáculo e bagageira pelas quais é conhecido, com motor vivaz a acompanhar. Nesta versão R-Line apela ao sentido pelas linhas desportivas, mas peca por um preço mais elevado.

Ficha Técnica

Cilindrada

999 cm3

Cilindrada

200 Nm

Bin√°rio M√°ximo

110 cv

Potência

Cilindrada

10,4 s

0-100 KM/H

195 km/h

Velocidade M√°xima

Cilindrada

5,6 l/100 km

Combinado

6,1 l/100 km

Registado

134 g/km

Emiss√Ķes CO2

Cilindrada

21 179‚ā¨

Base

27 891‚ā¨

Ensaiado


Thumbs UpEspaço. Equipamento. Aspeto exterior.

Thumbs DownPreço.