Skoda Kodiaq Scout – Regresso à estrada, fora dela…

O Skoda Kodiaq Scout oferece dois mundos que se unem em harmonia. Meio monovolume, meio SUV, não lhe falta a tração 4×4 para enveredar por maus caminhos.

Skoda
7 lugares Grande SUV
Skoda Kodiaq Scout 2.0TDI 190cv 4X4 DSG

Poucos são os construtores que mantiveram nas suas gamas modelos inseridos no, outrora de sucesso, segmento dos monovolumes. Os SUV vieram para ficar e por isso há que aproveitar este segmento para oferecer todas as opções de acordo com as exigências e necessidades de quem procura este tipo de proposta. O Skoda Kodiaq Scout oferece o máximo de versatilidade, com as mais valias de uma tração integral e uma elevada altura ao solo.

A Skoda soube aproveitar a enorme procura de SUVs para fazer crescer as opções na sua gama. O Skoda Kodiaq é o maior dos SUV da marca checa, e para além das características de um automóvel familiar, com espaço e soluções de versatilidade e comodidade adotadas dos monovolumes, como é o caso da terceira fila de bancos escamoteável para oferecer sete lugares, esta versão “Scout” oferece ainda mais vantagens.

Para além de um aspeto mais aventureiro e robusto marcado pelas guarnições ao longo de toda a carroçaria, e pneus de maior perfil montados em jantes de generosas dimensões, dispõe ainda de uma tração integral com diversos modos de condução (cinco mais um configurável) que ajustam diversos sistemas às situações, de acordo com o tipo de terreno.

Versatilidade ao mais alto nível

Mas antes ainda de nos fazermos à estrada, fora dela… importa avaliar todo o habitáculo deste Kodiaq. Os materiais de uma forma geral agradam, e o espaço para tudo e mais alguma coisa é o que se destaca. Vários espaços para objetos, um porta-luvas duplo, gavetas por baixo dos bancos, e soluções como as cortinas nas portas traseiras (para além dos vidros escurecidos), as mesas nas costas dos bancos dianteiros, as tomadas USB, 12v e até 220v, destacam a preocupação do construtor com a qualidade de vida a bordo.

A climatização é independente para os lugares traseiros que contam também com bancos aquecidos. A estas, juntam-se aquelas que já conhecemos de outros modelos Skoda e que marcam a diferença. É o caso do guarda-chuva na porta do condutor, o raspador de gelo na tampa do depósito de combustível, ou a proteção para as portas em borracha que permite encostar a porta em locais mais apertados. Items como aqueles que já tínhamos encontrado ao volante do Skoda Scala, e que são já uma imagem de marca do construtor.

Os bancos são também alusivos a esta versão, em pele e Alcantara com a inscrição “SCOUT”. Oferecem um excelente apoio a todos os níveis, com regulações elétricas e memórias, mas pecam por serem demasiado duros. O restante interior oferece o sistema de info entretenimento totalmente tátil ao centro, com acesso a CarPlay e Android Auto, e por baixo os comandos da climatização bem como de algumas funções. Por trás do comando da caixa de velocidades encontram-se então os botões que permitem a ativação do modo off-road, bem como dos restantes, o travão de mão elétrico ou o comando do controlo de tração e estabilidade. O arranque do motor é efetuado por botão, mas situado no local da já cada vez menos usual ignição.

Na estrada… ou fora dela!

No asfalto, o Skoda Kodiaq tem uma postura em que o único ponto menos positivo é algum adornar da carroçaria em curva. Algo que se sente, mas que é previsível e progressivo. A suspensão não compromete o conforto, e o conjunto acaba por ser uma mais valia quando saímos de estrada. O modo off-road ajusta diversos parâmetros do veículo, como os sistemas Auto Hold e Hill Assist. O acelerador fica também ele menos sensível. A instrumentação permite verificar vários parâmetros como a inclinação, o ângulo e viragem das rodas, a altitude, ou a orientação do veículo. O sistema de tração integral funciona de forma totalmente autónoma e automática, uma vantagem em situações de aderência precária. Numa situação extrema, existe ainda o modo Neve que ajusta o sistema ASR bem como a direção assistida.

Seja em estrada, ou fora dela, o Skoda Kodiaq Scout prima por uma boa postura, ajudado por diversos sistemas de ajuda à condução bem como os já referidos modos de condução. Apesar das elevadas dimensões e peso do conjunto, o consumo rondou os 8 l/100 km, o que se revela aceitável para esta versão 4×4 equipada com o bloco 2.0 TDI de 190 cv, acoplado a uma caixa automática DSG que é uma enorme mais valia em qualquer situação. Potência e desenvoltura nunca lhe faltam.

De dois, a sete lugares

A versatilidade do Skoda Kodiaq permite um enorme espaço de carga com um fundo de bagageira plano até aos lugares da frente. Configuração útil para as mudanças ou para aquelas compras de remodelação “inesperadas” no Ikea. Desta forma temos 2005 litros! Com os bancos independentes nas duas filas seguintes, são possíveis configurações com três, quatro, cinco, seis ou sete lugares.

A utilização da terceira fila de bancos recomenda-se com o banco central da segunda fila rebatido, de forma a aumentar o espaço para os joelhos. O acesso é facilitado pela calha que permite avançar com a segunda fila, aumentando assim a abertura para entrada e saída. Até aqui existem alguns pormenores que não foram esquecidos para quem lá viaja, nomeadamente espaços para objetos, e a altura mantém-se suficiente. A bagageira oferece assim 270 litros, e para este caso existe um compartimento por debaixo do piso onde é possível arrumar a chapeleira. Na configuração de cinco lugares, a capacidade da bagageira pode variar entre 560 e 735 litros. O portão é elétrico e pode ser acionado através do movimento do pé, facilitando as manobras de carga.

Equipamento indispensável

Como é habitual, nem tudo o que equipava a unidade ensaiada correspondia a equipamento de série, pelo contrário. Estão presentes cerca de nove mil euros em opcionais que naturalmente contribuem para a qualidade de vida a bordo e para a experiência de condução. É o caso do front assist com cruise control adaptativo, os sistemas Lane Assist e Side Assist de assistência à condução, o sistema de navegação com voice control e Smartlink, o sistema de som CANTON, entre vários outros. Se todos estes consideramos justo terem um valor adicional a pagar, o mesmo não acontece com os suportes para tablet, as mesas retráteis ou a rede separadora da bagageira, entre outros.

Conclusão

O Skoda Kodiaq Scout consegue oferecer uma enorme versatilidade. Muito espaço e soluções úteis para o dia-a-dia e viagens, com as aptidões de um veículo 4x4, seja para oferecer uma maior segurança em condições climatéricas adversas, seja para permitir incursões para fora de estrada na descoberta de paisagens e locais mais recônditos.

Ficha Técnica

Cilindrada

1968 cm3

Cilindrada

400 Nm

Binário Máximo

190 cv

Potência

Cilindrada

8,6 s

0-100 KM/H

209 km/h

Velocidade Máxima

Cilindrada

7,1 l/100 km

Combinado

8,1 l/100 km

Registado

186 g/km

Emissões CO2

Cilindrada

64 235€

Base

73 645€

Ensaiado


Thumbs UpVersatilidade. Montagem. Espaço.

Thumbs DownPreço c/opcionais. Algum adornar da carroçaria. Bancos demasiado duros.