Mazda3 Skyactiv-X – Uma (r)evolução!?

O Mazda 3 Sedan Skyactiv-X apresenta-se mais elegante, moderno, e traz consigo um novo grupo propulsor que promete “o melhor de dois mundos”.

Mazda
Segmento C
Mazda3 CS 2.0 Skyactiv-X Excellence

A Mazda mantém um processo artesanal de desenho e concepção dos seus modelos que lhe permite criar uma ligação mais humana nos veículos que produz. Resultado disso, linhas fluídas e dinâmicas que transmitem uma “alma visual”, ao que a Mazda apelidou de “Kodo” design, ou “Alma em movimento”. O novo Mazda3 Sedan segue a mesma filosofia, e pretende mexer com um segmento em “vias de extinção”.

Mazda 3 SkyactiveX 74

Sedan, ou coupé?

O novo Mazda3 Sedan foi construído sobre a plataforma “Skyactiv-Vehicle Architecture” e segue as linhas do Vision Coupe, um concept apresentado há cerca de três anos e que serve de inspiração para os novos modelos.

Diferenciado da versão hatchback pela traseira mais pronunciada, este sedan veio para agitar um segmento que conta com cada vez menos adeptos. Agora com uma nova motorização “Skyactiv-X que pretende ser uma combinação do melhor do Diesel, com o melhor da gasolina.

Mazda 3 SkyactiveX 112

Na frente, encontramos uma grelha aberta de dimensões generosas, contornada por cromados que se estendem até ao grupo ótico, de tecnologia full-LED. A silhueta fluída e orgânica estende-se até à traseira, onde os farolins traseiros LED lhe dão um toque desportivo, combinados com a dupla saída de escape.

Contraste interior

Já no interior, o Mazda3 Sedan apresenta um estilo minimalista, onde os materiais nobres lhe conferem um requinte extra a dois tons – o preto e o bege. Os bancos são neste caso em pele de cor clara e contam com ajuste eléctrico, memória e aquecimento, conferindo um bom apoio e conforto aos ocupantes – tanto na frente como nos bancos traseiros. Itens cortesia do nível de equipamento Excellence, o mais completo.

Ao centro da consola encontramos um sistema de info-entretenimento com ecrã de 8,8 polegadas bastante intuitivo e de fácil utilização (não é sensível ao toque, mas sim controlado por comandos na consola central), que apresenta uma excelente resolução e permite ligação a Apple CarPlay e Android Auto. Além disso, é aqui que muita da informação relativa ao Mazda3 passa, incluindo as câmaras dianteiras e traseiras de apoio ao estacionamento – também elas de excelente resolução.

Ao nível do som, encontramos um sistema de som Bose® de qualidade. Os níveis de ruído e vibrações reduzidos, em combinação com um chassis rígido e suspensão suave, criam um ambiente relaxado a bordo do Mazda3 Sedan.

Na parte interior do apoio de braço é possível encontrar um carregador de telemóvel por indução, que possivelmente poderá não ser tão fácil de utilizar por estar “escondido” e não ter “limites” que mantenham o aparelho na área de indução. Por outro lado, duvido que queira dar uso ao apoio de braço, colocando as chaves e restantes objetos por cima do vidro do equipamento. É possível ainda encontrar uma porta USB para carregamento e ligação ao sistema de info-entretenimento.

A bagageira conta com 450 l de capacidade, que podem ver-se aumentados para 1138 l quando rebatidos os bancos traseiros. Por baixo do alçapão da bagageira, é possível encontrar um segundo compartimento onde se encontra o kit anti-furo, kit primeiros-socorros e triângulo de emergência.

Ao volante

Ao nível da qualidade no interior, nota-se uma significativa evolução ainda que o nível da montagem ainda mereça uma ou outra crítica. Os materiais agradam, mas a montagem num ou outro ponto não é tão sólida como desejável, evidente por exemplo no apoio de braço dianteiro.

Mazda3 – A evolução japonesa para o segmento C

O novo estilo do Mazda3 é mais apelativo e o comportamento dinâmico está à altura de um bom membro do segmento C, com qualidade e muito equipamento.

Ler mais

Ao volante do Mazda3 Sedan Skyactiv-X, pudemos tirar partido deste novo grupo propulsor, que veio para agitar um mercado cada vez mais eletrificado. Hoje em dia, face às restrições cada vez mais apertadas por parte dos governos para as emissões de gases poluentes, boa parte dos construtores apostam cada vez mais em soluções eletrificadas (total ou parcialmente). 

Ainda assim, a Mazda colocou em prática o seu vasto conhecimento e criou um motor capaz de fazer uma gestão da combustão interna para tornar mais eficiente a queima de combustível, capaz de produzir 180 cv com consumos mais reduzidos e menores emissões poluentes.

Não há bela, sem senão…

O que significa isto para o condutor? Na realidade, nada, ou quase nada. Isto porque tanto a condução como as sensações ao volante se traduzem numa experiência como qualquer outra, havendo apenas uma gestão mais eficiente por parte do motor e que em nada interfere com a condução.

Durante o nosso ensaio, ficamos com ideia que o bloco Skyactiv-X será mais interessante de explorar com a caixa manual. A caixa automática de seis relações da unidade ensaiada prima por uma condução relaxada, mas não é suficientemente rápida e precisa nas ordens para podermos explorar melhor não só o bloco como o chassis equilibrado do Mazda3. Em cidade os consumos marcaram valores de 8 l / 100 km que desceram para os 7 l/100 km em estrada.

Naturalmente que as jantes de 18″ da versão Excelence, e que lhe conferem um aspeto bem mais interessante, prejudicam ligeiramente o conforto na absorção de irregularidades.

Skyactiv-X – O premiado motor “Diesel” movido a gasolina

Skyactiv-X, o novo grupo propulsor da Mazda, surge como um “reinventar da roda”, num mundo cada vez mais eletrificado. Será esta a solução ideal?

Ler mais

Conclusão

Com uma postura mais elegante e moderna, o novo Mazda3 Sedan alia os melhores materiais com um grupo propulsor de ponta. O bloco Skyactiv-X consegue uma suavidade de rolamento em baixos regimes, deixando-se "ouvir" quando se tenta tirar partido dos 180 cv. Com um chassis bem trabalhado e um interior bem conseguido, apenas beliscado por alguma falta de rigor na montagem, o Mazda3 está um produto muito melhor, bem ao estilo dos japoneses.

Ficha Técnica

Cilindrada

1998 cm3

Cilindrada

224 Nm

Binário Máximo

180 cv

Potência

Cilindrada

8,6 s

0-100 KM/H

216 km/h

Velocidade Máxima

Cilindrada

6,2 l/100 km

Combinado

7,6 l/100 km

Registado

142 g/km

Emissões CO2

Cilindrada

26 021€

Base

37 170€

Ensaiado


Thumbs UpMateriais. Sistema de info-entretenimento.

Thumbs DownMontagem de alguns materiais. Caixa automática para esta motorização.