Lexus ES. “Tomei a liberdade de pensar nisso Senhor!”

O Lexus ES 300h é o sedan executivo de luxo pronto para rivalizar com os mais destemidos rivais alemães. A verdade é que não lhes fica nada atrás…

Lexus
Familiar Híbrido
Lexus ES 300h Luxury

O Lexus ES é, apenas e só, a berlina mais vendida da história da divisão de luxo da Toyota. Mais de 2,3 milhões de unidades já comercializadas em todo o mundo. Não sendo novidade, só agora na sua sétima geração vemos o modelo chegar aos mercados Europeus. Objetivo? Deixar as propostas alemãs em sentido. Atributos? Qualidade, conforto e economia!

De facto, já o tínhamos apresentado aqui por ocasião da sua chegada ao mercado nacional mas só posteriormente tivemos um contacto mais prolongado com o modelo de forma a constatar de facto as suas armas contra os adversários alemães, num segmento onde reinam as frotas e clientes empresariais. Bem, neste aspeto o Lexus ES já si adianta. É um executivo distinto e elegante que não passa despercebido.

Para nos situarmos, é de referir que este ES300h tem como concorrentes no segmento premium, o Audi A6, o Volvo S90, Mercedes-Benz Classe E ou ainda o BMW Série 5.

Partilhando plataforma com o novo Toyota Camry, o Lexus ES apresenta-se com quase cinco metros de comprimento, valores que lhe conferem o atributo de maior berlina do seu segmento, e que deixa antever a extraordinária habitabilidade. É também esse o motivo pelo qual temos uma tração dianteira para além de uma elevada rigidez estrutural.

No topo das prioridades no desenvolvimento deste novo Lexus ES esteve o conforto e a insonorização, o que é imediatamente percetível. O nível de ruído a bordo é praticamente inexistente, até porque como híbrido que é, o ES300h sabe tirar partido dessa tecnologia, não apenas para marcar consumos raros neste segmento, como para contribuir para o conforto a bordo. E que conforto…

Distinto e luxuoso

Mas falemos antes da qualidade e materiais do Lexus ES. Uma ode ao que de melhore se faz na indústria e que nos recorda estarmos a bordo de uma berlina de luxo. A palavra “luxo” aqui não é exagero, mas podemos também falar em requinte pois no interior a experiência é elevada ao expoente máximo com excelentes bancos ventilados e aquecidos, tanto à frente como atrás. Os da frente recebem ainda memórias e existe volante aquecido. Atrás, não só existe um controlo da climatização e do audio no apoio de braço, como as costas dos bancos também têm ajuste elétrico de inclinação. Para além disso, atrás existem cortinas em todas as janelas. A traseira é elétrica, comandada na frente, e as laterais são manuais.

A atenção ao detalhe é tida em conta em praticamente tudo, ainda que um ou outro detalhe seja pouco moderno como os botões de áudio. Por falar em áudio, o sistema Mark Levinson, em conjunto com os excelentes níveis de insonorização, proporciona momentos em que é possível isolarmo-nos do mundo lá fora.

O painel de instrumentos também combina elementos analógicos com o ecrã digital, que oferece diferente instrumentação de acordo com o modo de condução, selecionável através do botão rotativo colocado numa posição pouco estética, “pendurados” na lateral do painel de instrumentos. Talvez a única solução verdadeiramente… questionável!

O sistema de info-entretenimento tem um ecrã de 12,3″ e é comandado pelo touch-pad na consola e ainda que tenha sofrido melhorias, tem ainda muita margem de evolução a nível de intuitividade e manuseamento, mas não mancha a imagem premium deste ES 300h.

Lexus ES 300h Luxury 10

Conduzir, ou ser conduzido!

As múltiplas regulações de banco e coluna de direção, todas elas elétricas, permitem uma boa posição de condução. As dimensões deste ES300h intimidam no primeiro contacto e em ambiente urbano mas acabam por ser colmatadas pelos inúmeros sistemas e câmaras de auxílio à condução. Por outro lado, o sistema híbrido revela uma suavidade no arranque que merece destaque. O ES300h arranca sempre em modo slow motion e… em silêncio!

Este é aquele Lexus que tanto podemos conduzir como ser conduzidos. Prova disso são os comandos adicionais de controlo do banco do passageiro, colocados na lateral e acessíveis por quem vai no banco de trás. Mais um detalhe…

Com uma boa afinação de chassis, o Lexus ES300h não se deixa intimidar por curvas ou movimentos mais bruscos de carroçaria. A suspensão, com barras estabilizadoras, conta com novos amortecedores com dupla válvula. Uma para velocidades reduzidas, e outra para velocidades mais elevadas. O conforto está sempre presente, mesmo que nesta versão não esteja disponível a suspensão pilotada que habitualmente podemos encontrar nas versões F Sport.

Lexus ES 300h Luxury 9

Potente e… económico!

O motor 2.5 l a gasolina de 178 cv, em conjunto com a unidade elétrica de 120 cv, consegue uma potência combinada de 218 cv. Naturalmente que andamento não lhe falta, mas o que é impressionante são os consumos possíveis com uma berlina destas dimensões e peso. Mesmo assim, a Lexus conseguiu um peso de “apenas” 1689 kg recorrendo a uma mistura de aço de alta resistência e alumínio. Em cidade, onde naturalmente não irá passar muito tempo, o ES300h consegue valores em redor dos 5 l/100 km. Quando vamos para estrada, e usufruindo de toda a linearidade do sistema híbrido que oferece enorme conforto de condução, os valores sobem até aos 6 l /100 km. A nossa média geral terminou em 6,6 l/100 km com cerca de 600 km feitos em auto-estrada.

A subida de rotação, habitualmente criticada pelo excessivo barulho em esforço, característico do trem epicicloidal, sofreu também uma enorme evolução, e ainda que se verifique em solicitações mais bruscas do acelerador, deixou de ser incomodativo e portanto criticável. O binário instantâneo proporcionado pelo motor elétrico consegue colmatar todas as falhas e anunciar boas prestações. A velocidade máxima está limitada a 180 km/h, tal como aliás acontece com outros modelos do construtor. A verdade é que a velocidade máxima em Portugal nas auto-estradas é de 120 km/h…

E ainda…

Podemos ainda referir o s 454 litros de bagageira, que tendo em conta a existência de baterias num modelo híbrido é bem aceitável. Ou ainda os faróis adaptativos LED que de noite fazem dia. E de todo o equipamento que falamos, disponível nesta versão Luxury, apenas a pintura metalizada não faz parte do equipamento de série. Ou até dos sete anos de garantia ou 160 mil km. Ainda assim, tudo o que possamos ainda referir é absolutamente secundário para os níveis de conforto, espaço e qualidade deste ES 300h. No nosso caso (Europa), é caso para dizer que… mais vale tarde que nunca!

Conclusão

O Lexus ES 300h é uma berlina executiva de luxo, alternativa aos mais populares alemães, e que se destaca acima de tudo por um elevado nível de conforto e espaço. Para além disso, não se faz pagar mais por todo o equipamento que oferece, onde nada falta para o segmento, e oferece as vantagens de uma solução híbrida com consumos reduzidos.

Ficha Técnica

Cilindrada

2487 cm3

Cilindrada

221 Nm

Binário Máximo

218 cv

Potência

Cilindrada

8,9 s

0-100 KM/H

180 km/h

Velocidade Máxima

Cilindrada

4,4 l/100 km

Combinado

6,6 l/100 km

Registado

132 g/km

Emissões CO2

Cilindrada

61 317€

Base

77 321€

Ensaiado


Thumbs UpQualidade. Espaço. Conforto.

Thumbs DownSistema de info-entretenimento. Posição dos comandos dos modos de condução.