CUPRA Terramar VZ e-Hybrid: sabor mediterrêneo

Este CUPRA Terramar tem gosto de desportivo com sabor a mar, leia-se, excelente numa estrada sinuosa ou na marginal à beira-mar…

CUPRA
Plug-in Hybrid
CUPRA Terramar VZ e-Hybrid

O nome faz lembrar as cataplanas de peixe e carne que são típicas dos países do sul da Europa e por isso este CUPRA Terramar tem gosto de desportivo com sabor a mar, leia-se, capaz de enfrentar uma estrada sinuosa com a mesma tranquilidade que nos leva até um jantar à beira-mar com ótima companhia.

Quem não se deliciou com uma Cataplana Terramar? Aquela que junta carne e peixe na mesma receita. Bom, o CUPRA Terramar não é, claro, uma cataplana! É um automóvel muito bem pensado e feito com qualidade na maioria dos detalhes. Por outro lado, defende o meio ambiente com o recurso a um sistema híbrido com carregamento externo (PHEV). Mas também é verdade que une no mesmo carro um estilo agressivo, mas bem conseguido e defendendo o ambiente, juntando aspirações desportivas.

CUPRA TERRAMAR ENSAIO 2025 7

O que é este Terramar?

Curiosamente, o CUPRA Terramar tem vários sabores como a cataplana… primeiro é um automóvel sedutor com um estilo agressivo conferido por uma frente com múltiplos triângulos para a iluminação e forma de nariz de tubarão. A lateral é mais conservadora, ao passo que a traseira destaca o Terramar com um conjunto luminoso com triângulos e um difusor vistoso, mas que não tem influência na aerodinâmica do modelo. Enfim, divertido e sedutor.

CUPRA TERRAMAR ENSAIO 2025 10

E como é o interior deste CUPRA Terramar?

Por outro lado, o interior oferece uma boa escolha de materiais e um estilo divertido. Os dois ecrãs estão bem integrados e fazem sentido. O Terramar já utiliza o mais recente software do grupo VW, mais rápido e intuitivo. Nessa medida, o sistema de som da Sennheiser (opcional que custa 490 euros) oferece excelente ambiente.

Com toda a certeza que os bancos desta versão VZ são acolhedores e seguram-nos bem, mas tornam o banco traseiro um nadinha claustrofóbico. O conforto é grande e viver no Terramar sentado nos bancos da frente é muito agradável.

CUPRA TERRAMAR ENSAIO 2025 16

Tem espaço suficiente atrás?

Atrás temos um banco que desliza sobre calhas para permitir ter mais espaço para as pernas ou na bagageira. Na posição, dita normal, o espaço para arrumar as pernas é mais que suficiente. Infelizmente, a necessidade de colocar a bateria debaixo do banco traseiro, empurrou o depósito de combustível para baixo da mala, roubando algum espaço.

CUPRA TERRAMAR ENSAIO 2025 15

Para ser mais exato, são menos 100 litros que os modelos com o sistema híbrido Plug In, ou seja, 400 litros de capacidade. Nota, ainda, para a facilidade de desligar alguns dos sistemas de segurança mais intrusivos e que, vez por outra, cometem erros que nos assustam ou podem criar um maior problema.

CUPRA TERRAMAR ENSAIO 2025 12

E como funciona o sistema híbrido Plug In?

O alvo deste ensaio estava equipado com o sistema PHEV de topo da CUPRA com 272 cv, fruto da união do bloco 1.5 litros a debitar 177 cv e um motor elétrico com 116 cv. O robusto binário de 400 Nm é garante de diversão ao volante.

CUPRA TERRAMAR ENSAIO 2025 14

Porquê? Em primeiro lugar porque o Terramar tem uma caixa DSG. Em segundo lugar, temos controlo da caixa com as patilhas colocadas atrás do volante. Finamente, o chassis – o mesmo do Skoda Kodiaq e do VW Tiguan – recebeu algumas alterações que o tornam divertido numa estrada sinuosa.

CUPRA TERRAMAR ENSAIO 2025 4

Tem modos de condução?

Com toda a certeza, tem! O modo CUPRA abre um novo mundo com a mecânica a responder de forma mais intensa às nossas solicitações. E neste modo como nos outros, a transição entre o motor elétrico e o motor de combustão é feita de forma suave e em cidade o Terramar é um regalo, apesar das dimensões.

CUPRA TERRAMAR ENSAIO 2025 11

Por outro lado, o modo elétrico funciona de forma capaz e, graças à bateria de 25,8 kWh, a autonomia em modo 100% elétrico até 120 km. Uma cifra muito simpática que permite fazer as viagens pendulares casa-trabalho-casa sem, praticamente, recorrer ao motor de combustão. Ah e mais uma coisa: pode carregar a 50 kW o que permite recuperar a autonomia de forma rápida.

Conclusão

No final deste ensaio confesso que fiquei agradavelmente surpreendido com este Terramar. Divertido, tecnicamente desenvolvido e com um sistema híbrido eficiente, este CUPRA acaba por justificar o preço dado o equipamento que oferece e o refinamento do interior. Por outro lado, se for cuidadoso e carregar – como deve ser! – todos os dias em casa, o motor térmico, os consumos abaixo de dois litros de gasolina são possíveis. Em viagem e deixando o sistema tomar conta de tudo, os valores ficam abaixo dos seis litros. Um automóvel deveras interessante!

Ficha Técnica

bateria

25,8 kWh

Bateria

11 kW

Max AC

50 kW

Max DC

Cilindrada

1498 cm3

Cilindrada

400 Nm

Binário Máximo

272 cv

Potência

Cilindrada

7,3 s

0-100 KM/H

215 km/h

Velocidade Máxima

Cilindrada

0,5 l/100 km

Combinado

5,2 l/100 km

Registado

12 g/km

Emissões CO2

Cilindrada

56.635€

Base

64.565€

Ensaiado


Thumbs UpEstilo, interior, comportamento, acabamentos

Thumbs DownBagageira, banco traseiro