Citroën C5 Aircross em apenas uma palavra: Conforto!

O Citroën C5 Aircross aposta tudo no conforto. O novo SUV francês é uma verdadeira surpresa, e destaca-se num universo cada vez maior de propostas idênticas

Citroën
C-SUV SUV
Citroën C5 Aircross 1.5 BlueHDI EAT8

Com a recente avalanche de propostas no segmento SUV, a expectativa não era grande quando iniciámos o ensaio deste Citroën C5 Aircross. O mais recente modelo da marca para o segmento SUV, parece desde logo apostar no conforto. Certo é que, pouco tempo depois de iniciarmos este ensaio, estávamos verdadeiramente surpreendidos!

Decidida a fazer rejuvenescer a marca, a Citroën tem revelado propostas diferenciadoras e que se destacam das restantes que têm inundado o mercado nos segmentos de maior volume de vendas. O estilo deste Citroën C5 Aircross convence à partida. Não apenas pela adoção dos airbumps, agora já como simples apontamento na zona inferior, mas pela frente moderna com a iluminação diurna a dar seguimento para o logótipo da marca, bem proeminente ao centro, no geral o trabalho foi bem conseguido.

Se tivéssemos que caracterizar o novo SUV da Citroën em apenas uma palavra essa seria: Conforto!

É um facto que a marca tem sabido dar prioridade aos pormenores que realmente interessam a um público mais jovem, e neste caso falamos de espaço, conforto, versatilidade, economia, e naturalmente um preço competitivo. E se por vezes este último é conseguido também com uma poupança ao nível da qualidade de materiais, aqui ela é dissimulada com outros pormenores que se destacam, nomeadamente a versatilidade. Bancos traseiros independentes com regulação longitudinal e inclinação das costas, todos com as mesmas dimensões, espaços generosos nas portas e na consola central para objetos, fundo da bagageira com dois níveis e abertura das portas traseiras com quase 90º.

O interior é acolhedor e harmonioso, com um estilo que agrada e apontamentos que se destacam como as costuras no tablier, bancos e forro das portas. O ecrã tátil central apresenta seis atalhos para cada uma das funções (Rádio, climatização, navegação, ajustes do veículo, telemóvel e aplicações), e outros de acesso direto a items como o desembaciador, os quatro piscas, entre outros.

A par de tudo isto, juntamos o elevado nível de equipamento de conforto desta versão Shine, a mais equipada, que inclui abertura elétrica e por movimento do pé do portão da bagageira, ligações USB, completo sistema de info-entretenimento, ecrã central de 12,3” configurável através dos botões no volante, e o sistema Grip Control com cinco modos que adapta o controlo de tração às situações e permite tirar maior partido da elevada altura ao solo. Sim, o Citroën C5 Aircross não é apenas um pouco mais alto, é dos SUV com maior altura ao solo do segmento. Inclui ainda um controlador de descidas e um menos útil modo Sport.

Conforto e mais conforto!

Não é no entanto apenas isso que o diferencia dos restantes… Onde o Citroën deixa a concorrência para trás é no conforto, mantendo os pergaminhos da marca apesar do recente rejuvenescimento. Com uns amplos e confortáveis bancos, melhorados face a outros modelos anteriores em que a aparência iludia, e com o muito desenvolvido sistema de suspensões de batentes hidráulicos progressivos, o Citroën C5 Aircross flutua na estrada de uma forma notável e, muito provavelmente, inigualável.

E se apesar do conforto ser apanágio da marca esta foi a primeira surpresa, as outras concentram-se na agradabilidade de condução do motor 1.5 BlueHDI associado à mais recente caixa automática de oito relações com passagens suaves. O conjunto proporciona uma condução despreocupada e até poupada com consumos entre os cinco e os seis litros, dependendo do tipo de condução.

O C5 Aircross é uma verdadeira surpresa!

Apesar do adornar da carroçaria não ser excessivo nem incomodativo, é notória a preferência dos responsáveis da marca pelo conforto em detrimento da vertente mais dinâmica. A verdade é que não surpreende mas também não compromete. O melhor de dois mundos depende sempre dos mundos a considerar. Se for o do conforto com versatilidade e condução com economia, este é o SUV perfeito. Configure-o ao seu gosto e desfrute dele a viajar com a família ou amigos, estrada fora…

Conclusão

O Citroën C5 Aircross não é apenas mais um SUV no segmento com cada vez mais propostas. Diferencia-se desde logo pela elevada altura ao solo, pelo conforto de rolamento inigualável no segmento, e por uma condução suave e agradável para a qual contribui o conjunto motor + caixa (EAT8). A boa acessibilidade e o estilo jovem e com personalidade também fazem a diferença. Uma proposta surpreendente no segmento!

Ficha Técnica

Cilindrada

1499 cm3

Cilindrada

300 Nm

Binário Máximo

130 cv

Potência

Cilindrada

10,6 s

0-100 KM/H

189 km/h

Velocidade Máxima

Cilindrada

4,1 l/100 km

Combinado

6,6 l/100 km

Registado

119 g/km

Emissões CO2

Cilindrada

40 746€

Base

43 014€

Ensaiado


Thumbs UpConforto, Versatilidade

Thumbs DownAlguns materiais, Direção pouco precisa