BMW X5 M50d – 6 cilindros, 4 turbos e 400 cv!

O BMW X5 M50d é um autêntico foguetão de luxo, repleto de pormenores de requinte e com uma capacidade astronómica de se agarrar à estrada e devorar alcatrão.

BMW
Grande SUV

A fazer 20 anos de vida, o BMW X5 cresceu, amadureceu e está melhor que nunca. Na versão M50d representa a melhor receita do motor de seis cilindros em linha, ou não tivesse ele quatro turbos na lista de ingredientes. O resultado é, naturalmente, de “comer e chorar por mais”.

Recém renovado o BMW X5 é cada vez mais um SUV que marca uma presença forte e elegante e que concentra atenções. O duplo rim é gigante e confere um aspeto poderoso na frente e os vincos por toda a carroçaria, nomeadamente nas cavas das rodas, atribuem-lhe imponência. No interior temos o que de melhor se faz, não só ao nível da qualidade, como da evolução de determinados sistemas e opcionais de conforto. Bancos com multi-regulações e massagens ou porta-copos aquecidos ou refrigerados são apenas um exemplo. A pele que preenche todo o habitáculo e a iluminação interior em LED e a vários níveis, criam uma atmosfera de luxo e requinte onde agrada permanecer e viajar por mais algumas centenas ou milhares de quilómetros.

X5 M50d inesgotável!

Atrás existem ligações USB e um painel digital para controlar a temperatura independente para os lugares traseiros, bem como o aquecimento dos bancos, e ainda suportes nas costas dos bancos da frente para ecrãs ou tablets com ligações do tipo USB-C.

Para dar uso aos quatro turbos e aos 400 cv de potência do X5 M50d, é recomendável a seleção do modo Sport, um dos vários disponíveis e possíveis de configurar a gosto. Tudo muda e o SUV familiar transforma-se num SUV de corridas. A sonoridade do seis cilindros é soberba e o trabalho de escape está realmente bem conseguido. A excelente caixa automática de oito relações fica com passagens ainda mais rápidas e bruscas. Ao pisar do pé direito, o X5 dispara progressivamente. Não impressiona pela reação brusca mas antes pela reação do chassis, a saltar no desespero em ganhar tração nas curvas fechadas. Depois apanha-se a reta e o binário e potência são inesgotáveis. O X5 M50d tem motor que não acaba, nunca perde o fôlego, afinal é um “tetra-turbo”.

A suspensão pneumática, para além de permitir regular a altura manualmente entre cinco níveis, oferece um bom compromisso e confere ao X5 M50d um adornar de carroçaria controlado. Impressionante é a insonorização do habitáculo e a falta de sensação de velocidade, que nos faz andar a velocidades proibitivas sem sequer darmos conta disso. Os travões M Performance disfarçam as mais de duas toneladas durante a travagem, sem qualquer dificuldade.

Tecnologia avançada

Os sistemas de auxílio à condução são exímios nas suas funções.
A leitura de sinais de trânsito é visível no painel digital e em algumas situações, como por exemplo num sinal de STOP ou de sentido proibido, é emitido um alerta. O sistema de manutenção da faixa de rodagem com cruise control adaptativo funciona de forma irrepreensível e mantém o X5 ao centro das faixas ao invés de fazer o habitual “zigue-zague” de outros modelos. O painel digital tem muita informação, mas não permite qualquer configuração ou personalização, e tem uma mudança pobre entre cada um dos modos de condução. O excesso de informação também requer hábito para uma leitura imediata do pretendido.

Com um conforto assinalável apesar das gigantes jantes de liga leve de 22”, este X5 M50d é o sonho de muitos já que concilia um dos melhores e mais potentes motores Diesel com as mais valias de um SUV e automóvel familiar e que revela um interior pensado ao mais ínfimo pormenor, ainda que tudo isto tenha um preço, são pouco mais de 150 mil euros…

Ficha Técnica

Cilindrada

2993 cm3

Cilindrada

760 Nm

Binário Máximo

400 cv

Potência

Cilindrada

5,2 s

0-100 KM/H

250 km/h

Velocidade Máxima

Cilindrada

6,8 l/100 km

Combinado

9,4 l/100 km

Registado

179 g/km

Emissões CO2

Cilindrada

125 999€

Base

150 559€

Ensaiado


Thumbs UpMotor, interior

Thumbs DownLista de opcionais