Leapmotor fabricará em Espanha como parte de plano de expansão

A Leapmotor fabricará em Espanha, tudo parte de um plano de expansão no Velho Continente que inclui o lançamento de dois novos modelos.

A marca chinesa do grupo Stellantis tem planos, e luz verde de Antonio Filosa, o CEO do grupo, para ocupar parte de uma fábrica em Espanha. Dessa forma, a Leapmotor fabricará em Espanha, tudo parte de um plano de expansão no Velho Continente. Por outro lado, a marca japonesa está a preparar o lançamento de dois novos modelos que se querem mais “amigos dos europeus”.

Foi num evento de um grupo financeiro que Antonio Filosa, o novo CEO da Stallantis, confirmou esta notícia. A Leapmotor fabricará em Espanha dois modelos a partir de 2026. Significativamente, o italiano que está aos comandos do grupo não divulgou nem a fábrica em os modelos.

LEAPMOTOR 2025 10

Leapmotor fabricará em Espanha… Saragoça?

Com toda a certeza que não será difícil identificar qual a fábrica em questão. Onde são produzidos os Peugeot 208, Opel Corsa e Lancia Ypsilon? Em Saragoça onde há um plano de expansão que inclui uma giga fábrica de baterias.

Essa expansão permitirá adicionar mais modelos diferentes à produção atual e com a giga fábrica, alimentar os modelos da Leapmotor. Recordamos que esta produção de baterias LFP faz parte de uma “joint venture” entre a Stellantis e a CATL chinesa.

LEAPMOTOR 2025 8

E quais vão ser os modelos?

A gama da Leapmotor na Europa é composta pelo T03 (citadino) e pelo C10, um SUV de dimensões médias. Do mesmo modo, estão a chegar dois novos modelos, entre eles o B05, um carro de cinco portas e outro SUV, o B10.

LEAPMOTOR B10 2025 2

Sendo estes descritos como veículos mais “amigos” dos europeus, não custa muito pensar que serão estes dois a encontrarem espaço em Saragoça. Dessa maneira, a Leapmotor escaparia à tarifa de 20,7% aplicada pela União Europeia aos produtos vindos da China.

LEAPMOTOR T05 2025 7

Por outro lado, Tianshu Xin, o CEO da Leapmotor International, já referiu que os futuros modelos vão beneficiar do trabalho do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Stellantis na Europa. E quais foram os primeiros a beneficiar? Exatamente, o B05 e o B10!