Volkswagen ID Polo uniformiza gamas para puxar pelos modelos EV

O Volkswagen ID Polo inaugura uma nova era na VW. Depois, seguir-se-ão outros modelos com a mesma nomenclatura.

A VW decidiu mudar, uma vez mais, a nomenclatura dos seus modelos para que os futuros automóveis elétricos ganhem mais compradores. Dessa forma, a Volkswagen uniformiza as gamas deixando de existir a ID para os elétricos. A fusão dos dois sistemas de designação arranca com o novo Polo. Dessa maneira, o Volkswagen ID Polo inaugura uma nova era na VW. Depois, seguir-se-ão outros modelos que deixam de fazer separação entre elétricos e não elétricos.

Com o propósito de diferenciar a gama elétrica, a Volkswagen criou a submarca em 2018. O primeiro modelo foi o ID.3. Dessa forma, passavam a estar identificados os automóveis 100% elétricos, nascendo uma gama paralela onde estão modelos como o ID.4, ID.5 e ID.7. Agora, tudo será diferente.

ID. Polo

VW uniformiza gamas para mais vendas

De acordo com a Volkswagen, esta decisão de uniformizar as gamas “ajudará os clientes a navegar mais facilmente na gama de produtos da marca no futuro.” E Thomas Schafer, CEO da marca VW explicou que “os nomes dos nossos modelos estão firmemente ancorados na mente das pessoas. O ID Polo é só o começo!”

ID. Polo

Por outro lado, no mesmo comunicado, Martin Sander, responsável pelas vendas da marca VW, refere que “um modelo como o Polo mostra como um nome pode ser poderoso: representa fiabilidade, personalidade e história. É precisamente por isso que estamos a dar aos nossos modelos ID nomes que despertam emoções e estão ancorados na vida quotidiana das pessoas.”

ID. Polo

Volkswagen ID Polo será o primeiro da nova nomenclatura

Com toda a certeza o novo Polo será revelado no Salão de Munique e terá muita influência do ID.2 All. Protótipo revelado em 2023. Para além da versão de cinco portas, o ID Polo terá uma variante SUV que se deverá chamar ID Polo Cross e que, grosso modo, será um parente próximo do T-Cross, mas com mecânica elétrica.

ID. Polo

Ambos fazem parte da ofensiva da Volkswagen entre os produtos elétricos de baixo preço, que incluem, dentro do grupo, o Skoda Epiq e o CUPRA Raval. Ambos os modelos estarão em Munique.

ID. Polo

Por outro lado, já se sabe que o ID Polo vai custar menos de 25 mil euros na versão mais básica, entrando em luta direta com os chineses e vários europeus como o Renault 5 e o Citroen e-C3. Já a versão SUV terá como rivais modelos, só para exemplificar, como o BYD Atto2, Toyota Urban Cruiser e o Kia EV2.

ID. Polo

O ID.Cross Concept será revelado dentro de dias e o ID.Polo GTI também. Recordar que o Polo cumpre 50 anos de vida. O GTI, nas palavras de Martin Sander é “trazer uma das nossas marcas mais fortes, o GTI, para o mundo elétrico. Também com lançamento em 2026, o modelo ID. GTI Concept entrará em produção como o ID. Polo GTI. Oferecerá uma dinâmica extraordinária e muito prazer de condução”.