Quando falamos de SUV pensamos em carros pouco desportivos, mais sensatos e capazes de transportar mais pessoas e bagagens. As marcas desportivas descobriram que, afinal, há quem pague para ter um SUV capaz de envergonhar alguns desportivos. Dessa maneira, o Aston Martin DBX S é um desafio ao Ferrari Purosangue, ambos SUV de marcas prestigiadas e que devem ter feito os seus fundadores dar voltas no túmulo.
Começou com 550 cv, mas rapidamente passou para os 750 cv e, agora, chega aos 727 cv. Simbolicamente, mas 2 cv que o Ferrari Purosangue, o seu maior rival. Chama-se Aston Martin DBX S e promete mais do que apenas ser um automóvel forrado de cavalos.

Desafio à Ferrari
Com o fim de “incomodar” a Ferrari, a Aston Martin decidiu elevar um pouco mais a fasquia. Depois do DBX com 550 cv e do DBX 707 com 707 cv (ambos já ensaiados aqui no Escape Livre), a casa britânica lança, agora, um SUV com motor V8 oriundo da Mercedes-AMG que debita mais 2 cv do que o V12 do Purosangue.

Com toda a certeza que estes 2 cv e a perda de 47 kg do DBX S (num peso que aflora as duas toneladas) fazem pouca diferença face ao Ferrari. Mas fica registado esta superioridade face a um dos mais procurados SUV de topo.

Aston Martin DBX S com peças do Valhalla
De acordo com a Aston Martin, o DBX com 550 cv já saiu do catálogo do SUV da casa britânica e veremos se o S não ira canibalizar o 707. Quanto à parte técnica, o V8 de 4 litros biturbo recebeu turbos iguais aos do Valhala, iou sejam, com turbina e pás das hélices maiores. Dessa maneira, o motor do DBX S passa a ser o mais potente do segmento.

De acordo com as informações da Aston Martin, o DBX S chega aos 310 km/h e dos 0-100 km/h em 3,3 segundos. Exatamente as mesmas cifras do DBX 707. Por outro lado, dos 0-200 km/h há uma evolução de 0,3 segundos face ao 707. Com o propósito de parar tamanho bicharoco, foram instalados travões carbono cerâmica com 420 mm de diâmetro à frente e 390 mm atrás! Só para ilustrar, os discos de travão do Aston Martin DBX S são, sensivelmente, do mesmo tamanho das rodas de 18 polegadas do seu carro…

Menos 47 kg e escapes… verticais!
A casa britânica já tinha feito um “restyling” ao DBX e o novo modelo beneficia disso e de mais algumas nuances. Dessa maneira surge uma Lâmina especifica por baixo do para choques dianteiro que, tal como sucede no difusor traseiro, tem um filamento vermelho.

Por outro lado, as saídas de ar laterais estão pintadas de preto, parecendo maiores. Ambos os extremos estão mais musculados e as embaladeiras são em carbono e pretas, “achatando” o carro. Destaque, ainda, para as saídas de escape verticais, ou seja, uma por cima da outra de cada lado do carro. Atualmente só o BMW XM, os Lexus ISF e RCF e o Ferrari California utilizam esta arrumação dos escapes.

As jantes são de 23 polegadas e feitas em magnésio, reduzindo o peso. Por exemplo, retirando as barras de tejadilho, colocando uma grelha em policarbonato – tudo opcionais – pode escovar 47 kgs ao peso total do DBX S. Uma gota de água num imponente automóvel com mais de 5 metros de comprimento e mais de duas toneladas de peso.