GP F1 da Arábia Saudita. Red Bull domina… mas com Sergio Perez

O GP da Arábia Saudita foi dominado de fio a pavio pela Red Bull, desta feita não com Max Verstappen, mas com Sergio Perez.

O GP da Arábia Saudita foi dominado de fio a pavio pela Red Bull e nem o grau de areia que problemas no monolugar de Verstappen lançaram na qualificação – o campeão do Mundo largou apenas de 15º lugar da grelha de partida – impediram nova dobradinha da equipa de Milton Keynes. Fernando Alonso celebrou o seu 100º pódio depois dos Comissários Desportivos terem arrepiado caminho numa penalização imposta pós corrida, Ferrari e Mercedes continuam sem norte.

GP da Arábia Saudita

O GP da Arábia Saudita não tinha no guião nenhuma surpresa: a Red Bull iria ganhar e deixar as migalhas para os restantes. Porém, a qualificação trouxe a novidade Sergio Perez na “pole position” e Verstappen fora da Q3. Alguns sobrolhos levantados e alguma azia não anulavam a convicção que os dois primeiros lugares seriam dos carros da Red Bull.

GP da Arábia Saudita

Se alguém apostou em Max Verstappen para a vitória, acertou ao lado, pois Sergio Perez conseguiu converter a “pole position” numa vitória tranquila. Isto apesar de Fernando Alonso ter dado a ideia que poderia abalar o domínio Red Bull: passou por Perez antes da primeira curva e assumiu a liderança.

Porém, foi sol de pouca dura: apesar de ter sido infligida uma penalização a Alonso por mau posicionamento na grelha de partida, Perez usou o DRS para passar pelo espanhol. A partir daqui estava a via aberta para a vitória de Perez.

GP da Arábia Saudita

E Verstappen quis tornar Alonso profético: o piloto da Aston Martin tinha dito que o neerlandês iria chegar ao segundo lugar à volta 25. Acertou na mouche e, ajudado por um “Safety Car” (que também ajudou Alonso a cumprir a penalização) Verstappen chegou ao segundo lugar. O “Safety Car” entrou em pista devido a um problema no Aston Martin de Lance Stroll.

O resto da corrida foi um longo bocejo que se acentuou quando Max Verstappen ouviu alguns barulhos estranhos na traseira do RB19 e cancelou o ataque a Perez. O neerlandês ainda foi buscar o ponto da volta mais rápida e, assim, ficar na frente do Mundial.

Fernando Alonso passou pela mesma sensação dos jogadores de futebol quando marcam golo e o VAR tem de validar o tento. Mitigados os 5 segundos de penalização com uma paragem em “Safety Car”, o espanhol voltou a acabar no pódio, que lhe foi tirado depois por uma penalização por erro no cumprimento da penalização anterior. Tudo foi revisto após apelo da Aston Martin e o asturiano lá pode celebrar o seu 100º pódio, perante os comissários desportivos, a FIA e a Liberty a sentirem-se barrados com alcatrão e penas.

A Mercedes ainda teve a taça do terceiro classificado na mão, mas George Russell teve de a devolver e, mais uma vez, a Mercedes ficou longe do pódio. E como em casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão, andam mosquitos por cordas na Mercedes com Hamilton irritado e Toto Wolff a fazer-se de desinteressado dando a entender que o seu piloto pode mudar de ares no final de 2023. Até porque voltou a ser dominado por Russell e isso deixou-o deveras irritado.

Pior está a Ferrari que tropeçou nos atacadores da estratégia – uma vez mais! – errando no “timmimg” de troca de pneus e acabando prejudicados pelo “Safety Car”. Leclerc foi penalizado em 10 lugares na grelha, saiu à frente de Verstappen e acabou em sétimo atrás de Carlos Sainz. Isto diz alguma coisa sobre a corrida pobre da Ferrari e de como Frederic Vasseur deu uma vassourada na equipa e… parece que piorou!

GP da Arábia Saudita

A Alpine conseguiu colocar os dois carros nos pontos com Ocon na frente de Gasly, tendo Kevin Magnussen ficado com o derradeiro ponto em disputa ao reclamar o décimo lugar, deixando McLaren, Alpha Tauri, Williams e Alfa Romeo de mãos vazias de pontos.

GP da Arábia Saudita – Classificação final

  1. Sergio Perez (Red Bull – Honda RBPT), 50 voltas em 1h21m14,894s;
  2. Max Verstappen (red Bull – Honda RBPT), a 5,355s;
  3. Fernando Alonso (Aston Martin – Mercedes), a 20,728s;
  4. Georges Russell (Mrcedes), a 25,866s;
  5. Lewis Hamilton (Mercedes), a 31,065s;
  6. Carlos Sainz (Ferrari), a 35,876s;
  7. Charles Leclerc (Ferrari), a 43,162s;
  8. Esteban Ocon (Alpine – Renault), a 52,832s;
  9. Pierre Gasly (Alpine – Renault), a 54,747s;
  10. Kevin Magnussen (Haas – Ferrari), a 1m04,826s; etc. Classificados 17 pilotos

Campeonato do Mundo de Pilotos

  1. Max Verstappen, 44 pontos; 2
  2. Sergio Perez, 43 pts;
  3. Fernando Alonso, 30 pts;
  4. Carlos Sainz, 20 pts;
  5. Lewis Hamilton, 20 pts;
  6. George Russell, 18 pts;
  7. Lance Stroll, 8 pts;
  8. Charles Leclerc, 6 pts;
  9. Valtteri Bottas, 4 pts;
  10. Esteban Ocon, 4 pts; Classificados 13 pilotos

Campeonato de Construtores

  1. Red Bull Honda RBPT, 87 pontos;
  2. Aston Martin Mercedes, 38 pts;
  3. Mercedes, 38 pts;
  4. Ferrari, 26 pts;
  5. Alpine Renault, 8 pts;  Classificados 8 construtores