Ken Block, o rei das “Gymkhanas” morreu aos 55 anos

Morreu Ken Block, o homem que nos fazia rir com as suas tiradas bem-humoradas, a sua capacidade aos comandos de (quase) qualquer máquina e pela capacidade inventiva

Morreu Ken Block, o homem que nos fazia rir com as suas tiradas bem-humoradas, a sua capacidade aos comandos de (quase) qualquer máquina e pela capacidade inventiva. Era arquiteto, mas a paixão pelo desporto motorizado superou tudo. Tentou ser alguém no snowboard, mas essas eram as pranchas que não conseguia dominar. Ficou conhecido pelos inacreditáveis videos das “Gymkhanas” onde demonstra acrobacias com tangentes ao milímetro.

Ken Block Acidente na neve

Faleceu aos 55 anos, no seguimento de um acidente com uma moto de neve, algo que também adorava e em que já tinha muita experiência. O acidente não foi inclusivamente o primeiro dos últimos dias, mas nem assim serviu para o poupar a este desfecho trágico. O estado em que ficou a moto de neve dá para perceber a violência do acidente.

O dia 2 de janeiro ficará assinalado pela morte de Kenneth Paul Block, o norte americano que criou a DC Shoes e vendeu o negócio para investir na sua paixão, o desporto motorizado. Fã de adrenalina e do espetáculo, era uma vedeta do YouTube e das redes sociais devido à “Gymkhana” cuja mais recente encarnação era 100% elétrica, com a Audi.

Ele que tanto amava a neve – tentou ser um snowboarder profissional, mas depressa percebeu que lhe faltava o talento necessário – estava no seu rancho no Utah quando numa subida a moto de neve capotou e caiu em cima do malogrado piloto.

KEN BLOCK 2

Ken Block era um visionário

O norte americano nascido há 55 anos na Califórnia foi uma inspiração para muitos jovens desenvolverem a paixão pelo desporto automóvel. Teve a felicidade de fazer aquilo com que muitos apenas conseguem sonhar e desde muito novo que o skate e as motos de motocross faziam parte da sua existência. A sua paixão pela estética e pelo design levou-o a tentar ser arquiteto.

KEN BLOCK COLECAO

Rapidamente percebeu que não era por ai o caminho e de mochila às costas mudou-se para o Colorado onde o que não falta é… neve! Quis ser um snowboarder… mas realista e prático, como sempre, percebeu que não tinha o talento suficiente para ganhar a vida na neve.

Regressou à Califórnia e à escola, para estudar design. Mas a paixão pela neve e pelo snowboard não tinha esmorecido e depois de fazer amizade com o irmão de um famoso rapaz do skate, juntos criaram uma marca alternativa de moda para snowboarders. O seu amigo chamava-se Damon Way. 

Nascia a DC Shoes que, rapidamente, passou a ser uma marca de referência no mundo dos skateboarders e snowboarders. Ken Block, Damon Way e Clayton Blehm (os três sócios) desfizeram-se da DC Shoes (que significava Droors Clothing o nome original da empresa) em 2004. A Quicksilver comprou a DC Shoes por 87 milhões de dólares.

Os ralis e a “Gymkhana”

O sucesso da DC Shoes permitiu que Ken Block entrasse nos ralis com um Subaru em 2005. Dois anos depois estava no Mundial de Ralis, estreando-se no Rali do México. A sua presença no WRC foi sendo cada vez mais regular até que em 2010, navegado pelo seu amigo Alex Gelsomino, cumpriu uma temporada ao volante de um Ford com as cores da Monster Energy. 

A sua forma de estar e a sua pilotagem absolutamente espetacular, deram nas vistas. Foi o primeiro norte americano a competir no Mundial de Ralis, mas os resultados não foram nada de especial. Na retina ficaram os acidentes, particularmente o capotanço no “shakedown” para o Rali de Portugal de 2011, que o levaram a ele e a Gelsomino até ao hospital.

Esteve no Europeu de Ralicross sem grande sucesso, virando-se, depois, para a Gymkhana, uma série de vídeos onde Ken Block dá largas à imaginação e ao seu talento a levar um automóvel ao limite. Utilizou o Subaru Impreza e os Ford Fiesta, Mustang e F150, além do Escort Cosworth RS, entre outros.

O seu último delírio foi a “Electrikhana” feita com um protótipo muito especial feito com a Audi Sport – com quem assinou um acordo para “projetos conjuntos na áerea da mobilidade elétrica.”

Participou, em 2005, na Gumball 3000 com um Subaru WRX STI. Esteve na Baja 1000, terminando em 4º na classe “Trophy Truck” e estabeleceu o recorde para o veículo de neve mais rápido ao volante de um Ford Raptor transformado com lagartas que se chamava RaptorTex.

Ken Block era casado com Lucy Block, uma empresária ligada à restauração. Tinha três filhos (duas meninas e um menino) sendo que a mais velha, Lisa, herdou do pai o gosto pelos automóveis e aos 16 anos conduz um Audi UR Quattro por si transformado. Foi aliás essa a última publicação de Ken Block na rede social Instagram.