SEAT Arona. A nova receita para o pequeno SUV espanhol agradou!

O mais pequeno SUV da SEAT foi renovado e, como seria de esperar, está bem melhor para enfrentar os muitos adversários do segmento.

SEAT
SUV
SEAT Arona 1.0 TSI 110 cv DSG XPERIENCE

Lançado em 2017, o SEAT Arona é hoje um dos modelos de referência no segmento B-SUV. Seja pelo seu estilo aventureiro e apelativo, seja pelos restantes atributos, o pequeno SEAT tem vindo a conquistar fãs. A recente atualização de que foi alvo não foi demasiado profunda, mas foi essencial para se manter na corrida por um lugar no topo de vendas do segmento.

A nível estético, as maiores diferenças estão precisamente na frente. Aqui surgem novos faróis (de nevoeiro) que, em vez de ocuparem uma posição inferior, posicionam-se ao centro do para-choques, local bem mais invulgar. Já na traseira encontramos o nome do modelo ao contro do porta-bagagens, tal como acontece já com os outros dois SUV da marca, falsas saídas de escape e uma proteção na zona inferior do para-choques que ajuda na imagem de crossover. No geral foi reforçado o aspeto aventureiro e jovial, e uma imagem de robustez.

A ajudar a uma boa imagem está, neste caso, a pintura bi-tom, as guarnições nos para-choques e as novas jantes de liga leve de 18 polegadas.

Interior totalmente novo

Contudo, é no interior que se verificam as principais alterações deste “novo” SEAT Arona, aliás, este foi totalmente redesenhado. Para além de um bom pacote tecnológico onde contamos com um painel de instrumentos totalmente digital e um novo sistema de info-entretenimento, destaca-se uma excelente ergonomia de todos os comandos com climatização independente e saídas de ventilação com iluminação. Os comandos no volante oferecem acesso a tudo o que é realmente imprescindível.

Felizmente a qualidade de materiais também evoluiu positivamente e, nesta versão Xperience, contamos com bancos desportivos que oferecem excelente apoio e conforto. No que a espaço diz respeito não se verificaram alterações estando o Arona posicionado dentro da média do segmento. Onde a marca espanhola se distraiu, foi na conetividade para os lugares traseiros, notando-se a falta de qualquer ligação para carregamento de smartphones.

Motor + caixa

Com uma posição de condução que não é das mais elevadas do segmento, o SEAT Arona é dos pequenos SUV mais interessantes de conduzir. A direção precisa e os pneus de baixo perfil contribuem para tal sensação. A motorização 1.0 TSI de 110 cv é, sem qualquer dúvida, a mais entusiasmante de conduzir no SEAT Arona e, certamente por isso, é também a mais vendida.

Por outro lado, a caixa DSG de sete relações é exímia e assenta muito bem nesta motorização aumentando o conforto de condução com passagens de caixa suaves. Os modos de condução ajudam a moldar o comportamento do pequeno SUV ao que se pretende no momento. Enquanto o modo “ECO” permite favorecer os consumos e a suavidade de condução, o modo “Sport” permite explorar melhor as potencialidades do motor e da caixa automática, ainda que nesta altura o motor se faça sentir no habitáculo. No meio, e onde normalmente se encontra a virtude, está o modo “Normal” e que acaba por ser o mais utilizado no dia-a-dia.

O que também por vezes se faz sentir é algum ruído de rolamento, provavelmente proveniente da escolha dos pneus, neste caso uns Hankook Ventus Prime3 na medida 215/45 montados nas generosas, e apelativas, jantes de 18 polegadas desta versão.

CYBEX 22 banner Pub Portugal Zline

Mais segurança a bordo do SEAT Arona

No que a consumos diz respeito, o SUV da SEAT terminou o nosso ensaio com uma média de 6,8 l/100 km. Contudo, temos consciência que numa utilização normal é possível baixar ligeiramente deste valor. Outro ponto positivo, e que foi revisto nesta atualização do SEAT Arona, foram as ajudas à condução. Não só aumentam a segurança a bordo, como proporcionam um superior conforto em tiradas mais longas às quais o Arona não se nega.

Desta forma, com uma atualização que se impunha, o mais pequeno SUV da SEAT modernizou-se naquilo que era essencial para se manter como um dos modelos de referência do segmento. Sem ser o mais espaçoso ou mais acessível, é uma das propostas mais interessantes de conduzir. E para quem realmente gosta de o fazer esta motorização 1.0 TSI com 110 cv e caixa DSG, é a combinação perfeita.

Conclusão

O SEAT Arona integra um dos segmentos mais concorrenciais do mercado automóvel. Propostas não faltam e fica cada vez mais difícil escolher um companheiro neste segmento. Contudo, o SEAT Arona joga vários trunfos a seu favor. O aspeto moderno, jovem e agora mais irreverente, uma condução e comportamento dinâmico interessante, em especial nesta versão 1.0 de 110 cv com caixa DSG, e ainda o equipamento atual.

Ficha Técnica

Cilindrada

999 cm3

Cilindrada

200 Nm

Binário Máximo

110 cv

Potência

Cilindrada

10,3 s

0-100 KM/H

190 km/h

Velocidade Máxima

Cilindrada

5,3 l/100 km

Combinado

6,8 l/100 km

Registado

121 g/km

Emissões CO2

Cilindrada

26 727€

Base

31 720€

Ensaiado


Thumbs UpMotorização. Caixa automática. Comportamento.

Thumbs DownEspaço. Conetividade.