Rali Banco BIC Guarda 2016

O Rali da Guarda voltou a realizar-se no mês de julho e deu a conhecer […]

Jul
01 a 03
Localidade: Guarda
Tipo de evento: Concentração Turística

O Rali da Guarda voltou a realizar-se no mês de julho e deu a conhecer a região a profissionais ligados ao setor automóvel, desde pilotos e antigos pilotos, representantes das marcas automóveis, jornalistas e outros convidados. Em 2016, a competição voltou a abraçar a brincadeira e a descoberta da região entre a Guarda e Gouveia.

Nuno Antunes vence 20º Rali da Guarda

Num fim-de-semana de muito calor, convergiram para a cidade mais alta 49 equipas de figuras ligadas ao setor automóvel e outros convidados, num evento que juntou a descoberta turística à adrenalina e competição. 

O Rali Banco BIC Guarda 2016, organizado pelo Clube Escape Livre, inscreveu na sua galeria de vencedores, e pela primeira vez, um participante da denominada ‘segunda geração’.

A segunda geração já ganha!

Rali Banco BIC Guarda 2016

Na prova que decorreu no sábado, no parque Senhora dos Verdes, em Gouveia, Nuno Antunes, em MINI Cooper S, sagrou-se vencedor, após o cronómetro marcar 46,539 segundos. Francisco Carvalho, que detém o maior número de vitórias nesta competição e que manteve o melhor tempo quase até ao final, acabaria na segunda posição, também em MINI, enquanto João Batista, conduzindo um Mercedes-Benz, ficaria em terceiro. Na competição entre comunicação social, foi Luís Merca quem ocupou o primeiro lugar do pódio, seguido de António Catarino e Ricardo Carvalho.

49 equipas de figuras ligadas ao ramo automóvel

Na competição feminina, sagrou-se vencedora Vera Vozone, ao volante de um MINI, seguida de Mariana Lemos e de Maria Carpinteiro Albino. A entrega dos prémios e troféus SPAL a todas as equipas foi acompanhada do espumante em garrafa magnum de Figueira de Castelo Rodrigo.

Destaque, nesta edição, para a presença do Renault 8 Gordini que em 1967, conduzido por José Carpinteiro Albino, foi vencedor do Rali TAP. O carro foi dirigido pelo filho Eduardo Carpinteiro Albino, que 50 anos depois conseguiu fechar o ‘top ten’ do Rali. No domingo, apresentou a biografia do antigo piloto e deu uma sessão de autógrafos muito concorrida no centro comercial La Vie. Com 18 edições ininterruptas desde 1988 e retomado em 2015, constata-se que após duas décadas, a região da Guarda continua a ter muito para oferecer. O programa incluiu visita ao centro histórico da Guarda, ao Museu da Miniatura Automóvel e ao Parque Senhora dos Verdes.

Diversão, companheirismo e muita brincadeira!

Entre as ações específicas da Renault, Ford e Bridgestone/First Stop os participantes elegeram como a “Melhor Marca Automóvel do Rali” a Renault e a Ford, ex-áqueo. Para além disso, os sorteios de relógios TW Steel, abastecimentos de combustível BP e outros, complementaram o programa.

Neste rali, caracterizado, desde sempre, pelo espírito de diversão e companheirismo, e por brincadeiras e partidas dos concorrentes entre si ou contra a organização, manteve-se a tradição e a criatividade manifestou-se, desde a leitura de textos humorísticos, até à decoração mais estranha das viaturas.

O Rali Banco BIC Guarda 2016 tem como patrocinador oficial o Banco BIC. Conta ainda com o apoio da BP, da Bridgestone, First Stop, Renault, Ford e Citroën, Valorpneu, TW Steel e SPAL, empresa criadora do troféu a entregar ao vencedor da prova desportiva. O evento tem ainda o apoio do Turismo do Centro de Portugal, municípios da Guarda e de Gouveia, Natura IMB Hotels e Hotel Palácio Estoril.

Mais Atividades

5ª Aventura Dacia 4×2

Aventura Dacia 4x2 2016

No 5º ano da Aventura Dacia, o Clube Escape Livre levou cerca de 100 participantes a percorrer trilhos do Oeste, que incluiu um percurso em areia.

Off Road Bridgestone Marrocos

Off Road Bridgestone Marrocos 2016

O Off Road Bridgestone Marrocos foi a maior aventura do Clube Escape Livre. Uma caravana de 15 veículos 4×4 por trilhos Africanos em mais de 4000 km.

18ª Gala SPAL / A nossa seleção de pilotos

18ª gala SPAL 2016

Na 18ª Gala SPAL o Clube Escape Livre voltou a homenagear pilotos do Distrito da Guarda e diversas personalidades, numa Gala onde não faltou muito humor.

Drift Pinhel / Taça de Portugal

Drift Pinhel 2016 18

O Drift de Pinhel juntou os melhores pilotos da modalidde a disputar a Taça de Portugal de Drift, numa tarde inesquecível que deu a vitória a Marcos Vieira.