Hyvia é o caminho para a mobilidade de hidrogénio verde da Renault

A Renault anunciou recentemente um plano para uma mobilidade de hidrogénio verde e que contará com três novos modelos ainda este ano.

O nome não é inocente: “Hy” significa hidrogénio e “via” traduz estrada e unidos abrem novos caminhos para um ecossistema de mobilidade livre de carbono. A questão do hidrogénio e do hidrogénio verde não é pacífica e tem feito correr alguma tinta. A Renault é mais uma marca que se une ao coro de construtores que acredita nesta tecnologia.

Recordamos que o hidrogénio verde, obtido através do eletrólise da água, oferece uma mobilidade com zero emissões de CO2 e, sobretudo, ganhos na autonomia e com reabastecimentos mais rápidos.

A Renault, através da Hyvia, irá oferecer, até final de 2021, uma gama com três comerciais ligeiros com tecnologia de pilha de combustível. O primeiro é o Master Van H2-Tech, um comercial de grandes dimensões para o transporte de mercadorias com 12 m3 de volume de carga e uma autonomia até 500 km.

O segundo é o Master Chassis Cabina H2-Tech, um comercial destinado ao transporte de cargas ainda maiores ao oferecer um volume de carga com 19m3 e uma autonomia de 250 km. Finalmente, o Master Citybus H2-Tech, um comercial para transporte de até 15 passageiros e uma autonomia de 300 km.

Mais opções disponíveis

Para que as empresas possam desfrutar desta nova tecnologia, a Hyvia oferecerá uma gama alargada de opções de financiamento e serviços de manutenção.

A Hyvia está sediada em França com a montagem das pilhas de combustível e das estações de reabastecimento de hidrogénio será feita na fábrica de Flins, arrancando a produção no final de 2021. A nova empresa comercializará os produtos em toda a Europa.

Para enfrentar os desafios da mobilidade do hidrogénio, precisamos de oferecer automóveis a pilha de combustível e todo o ecossistema envolvente. A HYVIA oferece soluções de mobilidade, chave na mão, que potenciam a produção, armazenamento, distribuição de hidrogénio verde e uma vasta gama de Veículos Comerciais Ligeiros (VCL) H2. Estas soluções irão satisfazer as novas necessidades das empresas, grandes contas, frotas e comunidades locais e impulsionar a transição energética como um todo.

David Holderbach, Hyvia