Rali Bridgestone First Stop Guarda 2019

Em 2019 o Rali Bridgestone First Stop percorreu as estradas do distrito até Trancoso. Foi a última edição do “Rali da Guarda” com muitas emoções e nostalgia.

Jun
28 a 30
Localidade: Guarda – Trancoso
Tipo de evento: Concentração Turística

O Rali Bridgestone First Stop Guarda 2019 voltou a realizar-se no Verão. O evento deu a conhecer a região aos representantes e jornalistas ligados ao setor automóvel. Foi a 23ª e última edição do famoso e imperdível, Rali da Guarda.

Francisco Carvalho foi o vencedor da última edição do Rali Bridgestone / First Stop, organizado pelo Clube Escape Livre no fim de semana de 28 a 30 de junho. Um encontro marcado pelas emoções, não apenas da adrenalina da competição como da despedida, e onde marcaram presença vários outros participantes desta mítica prova, entre eles o vencedor da primeira edição em 1988, o piloto e organizador, Fernando Batista.

De companheiros de equipa a adversários

Francisco Carvalho e Nuno Antunes eram apontados como os grandes favoritos à vitória de mais um Rali da Guarda, e não defraudaram as expectativas. A partilharem o volante do Citroën C1 no Troféu C1 enquanto colegas de equipa, no Rali da Guarda apresentaram-se ambos ao volante de um MINI, prontos para não facilitar a vida um ao outro. A experiência do piloto da Guarda permitir-lhe-ia a vitória com o tempo de 47,735 segundos. Nuno Antunes, vencedor na edição 2018, também em MINI, conseguiu 50,371 segundos, garantindo o 2º lugar. João Batista, em Mercedes Classe A, rematou o pódio com o tempo de 52,542 segundos. Nas classificações, destaque ainda para a brilhante prestação de Fernando Batista, que desta vez não venceu, mas do alto dos seus 80 anos, e três décadas depois da sua primeira vitória, conquistou o 5º lugar ao volante de um BMW.

Na prova que este ano decorreu perto do Hotel Lusitânia e não na malha urbana da cidade, entre as senhoras foi Olga Pereira, em Peugeot, quem conseguiu o melhor tempo, com 01:02 minutos, seguida de Joana Castro, em Renault, e de Bianca Bessa, ao volante de um Fiat, a completar o pódio.

A presença das garrafas Magnum de espumante Castelo Rodrigo voltou a rematar esta competição. Este não foi o único momento que os participantes puderam provar os vinhos da região, já que com a colaboração da Comissão Regional Vitivinícola da Beira Interior, Adega Cooperativa de Figueira de Castelo Rodrigo e Adega Agrícola Beira Serra, o programa inclui diversas provas de vinhos, não faltando uma ida ao espaço Nobre, Vinhos & Tal, em pleno centro histórico.

Muito mais que um Rali

Em termos de visitas, destaque ainda para a prova de estrada realizada pela caravana de 100 pessoas e 44 viaturas, entre a Guarda e Trancoso. Aqui, os participantes foram recebidos pelo presidente do município, Amílcar Salvador, e tiveram oportunidade de visitar a Festa da História em Trancoso, uma das grandes recriações históricas do país. Já na noite de sábado, na Guarda, a história e a animação foram servidas pela Associação Hereditas, numa visita guiada e encenada pelas ruas do centro histórico.

Componente solidária presente

Para encerrar a história do Rali da Guarda com chave de ouro, a solidariedade voltou ao 23º encontro, tendo sido angariados 688,72 euros no leilão do livro “Nicha – Mário de Araújo Cabral” de Adelino Dinis, editado por Francisco Santos. Tratou-se de uma forma de apoiar Mário Araújo Cabral, o primeiro piloto de F1 em Portugal, que chegou a participar em várias edições do ‘Rali da Guarda’ e se encontra numa fase complicada da sua vida.

É com uma lágrima ao canto do olho que encerramos este ciclo extraordinário de promoção e divulgação da Guarda, através do Rali Bridgestone / First Stop, mas que ao longo destes 30 anos sempre foi, simplesmente, o “Rali da Guarda”. Curioso, é que nunca foi um verdadeiro rali, mas sim um passeio de estrada que sempre terminou com uma prova de perícia, mas as pessoas, o convívio, a descoberta histórica e paisagística e o tradicional acolhimento beirão, tornaram-no numa referência nacional. Só podemos agradecer a todos quantos contribuíram para esta “marca” do Clube Escape Livre.

Luis Celínio, presidente do Clube Escape Livre

Confirmando a tradição, a SPAL realizou troféu para o vencedor e para todas as equipas, a ROAMER sorteou um relógio, e a BP ofereceu, também por sorteio, o combustível a três participantes. O Rali teve como patrocinador oficial a Bridgestone e a First Stop. Contou com o apoio da BP, AFN, Valorpneu, SPAL, Roamer, Renault e Ford e a parceria institucional do Turismo do Centro de Portugal, Municípios da Guarda e Trancoso, Natura IMB Hotels e Hotel Palácio Estoril.

Estes são alguns dos testemunhos de quem participou no Rali da Guarda:

Mais Atividades

10º Raid do Bucho e Outros Sabores

Raid do Bucho 2019 357

Mais uma edição do Raid do Bucho e Outros Sabores que em 2019 celebrou 10 anos de aventuras a percorrer os melhores trilhos entre a Guarda e Freineda.

3º Raid TT Vinhos Beira Interior

Raid TT Vinhos Beira Interior 2019 0

Pelo terceiro ano consecutivo que o Raid TT Vinhos Beira Interior desafiou à descoberta dos melhores néctares da região pelos trilhos em redor de Pinhel.

3º Off Road Bridgestone First Stop Marrocos

Off Road Bridgestone First Stop Marrocos 2019 2322

Terminou com repetido sucesso e sem grandes contratempos o 3º Off Road Bridgestone / First Stop Marrocos, a maior aventura do Clube Escape Livre.

Drift de Pinhel / Campeonato de Portugal

Drift Pinhel 2019

O Drift de PInhel voltou a receber as melhores exibições da modalidade, registando a dupla vitória do francês Laurent Cousin na cidade capital do Drift