Tesla Model Y Standard reduz preço e… equipamento

Compreender a lógica da Tesla não é tarefa fácil e mais difícil é quando surge um Tesla Model Y Standard com evidente corte de equipamento…

Compreender a lógica da Tesla não é tarefa fácil. Há anos que o líder da marca norte americana prometeu uma versão de base abaixo dos 30 mil dólares. Tal como prometeu muitas outras coisas que não aconteceram. Assim nasce o Tesla Model Y Standard e o Tesla Model 3 Standard. Com toda a certeza que esta ideia de passar a ter versões Premium e Standard está ligada a quebra evidente das vendas. Aguda quando Elon Musk se passeou pela política, remediada quando o sul-africano mandou o presidente dos EUA e o movimento MAGA às urtigas. Mas o resultado final ainda é uma incógnita…

Velhos são os trapos diz um igualmente velho adágio popular e a Tesla parece colar essa frase a cada Model 3 e Model Y que vende depois de muitos anos no mercado, desde 2017 o primeiro, desde 2019 o segundo.

TESLA MODEL Y STANDARD 6

Verdade, verdadinha, a Tesla domina o mercado europeu de veículos elétricos mesmo não tendo o melhor carro, os melhores preços ou a maior qualidade. Porém, a pressão vai-se acumulando e Tesla sentiu a necessidade de cumprir a promessa de oferecer versões mais baratas dos seus modelos principais.

TESLA MODEL Y STANDARD 5

Tesla Model Y Standard reduz preço… mas como?

Começa aqui a surpresa maior: Model 3 e Model Y a preços de saldo? Em primeiro lugar, não seria surpresa a Tesla fazer descontos. É prática enraizada há muito. Em segundo lugar, não há saldos para ninguém, pois os preços baixos graças à retirada de equipamento.

TESLA MODEL Y STANDARD 3

Reduzir preços… mas quanto?

De acordo com o site norte americano, os novos Tesla Model Y Standard e Model 3 Standard estão à venda por 36.990 e 39.990 dólares, respetivamente. Por certo que ainda estamos longe da fasquia dos 30 mil dólares prometida por Elon Musk.

Em Portugal, já há preços e o Model Y Standard, tal como o Model 3, custam 40.975 euros, menos 10 mil euros que a versão Premium no caso do Model Y, ficando em 398 euros por mês.

Com o fim de chegar aquele preço, os novos modelos ganham para choques mais simples nos dois extremos e perdem a barra LED que ligava os faróis à frente e estava, também, na traseira. Por outro lado, têm apenas um motor no eixo traseiro e tração nesse mesmo eixo com uma bateria de 69 kWh.

TESLA MODEL Y STANDARD 9

Redução de equipamento é assinalável

Por outro lado, as jantes são de 18 polegadas e têm embelezadores, as cores são em menor número e deixa de haver rádio FM/AM.

Os bancos passam a estar revestidos de tecido e mais algumas coisas desaparecem. Como, por exemplo, o comando elétrico dos espelhos e o comando elétrico dos vidros atrás. Os bancos traseiros deixam de ter controlo elétrico rebatendo manualmente.

TESLA MODEL Y STANDARD 8

Os ecrãs de 8 polegadas atrás desaparecem, a consola central está mais desimpedida e a ventilação e aquecimento dos bancos não existe. O volante tem ajuste manual e não elétrico. Por outro lado, o sistema de áudio passou a ter, apenas, sete altifalantes (ao invés de 15) e o rádio FM/AM desapareceu como referimos acima.

TESLA MODEL Y STANDARD 2

Até a suspensão mudou no Tesla Model Y Standard!

A suspensão passa a ser a mais simples possível. Os amortecedores passam a ser passivos. Não há filtro de habitáculo e os vidros deixam de ser duplos. As luzes ambiente LED deixam de ser oferecidas de série. Mas há uma diferença que faz pouco sentido.

As versões Standard deixam de ter tejadilho de vidro. Quer dizer, quem vai dentro do carro deixa de ver o céu, pois o tejadilho do Model Y está forrado como um carro normal com material de absorção de ruído. Mas o tejadilho de vidro ficou lá na mesma!

TESLA MODEL Y STANDARD 4

De acordo com a Tesla, fica mais barato deixar o vidro que removê-lo. Mas não fica mais caro fazer um forro total do tejadilho?! Acreditamos que alguns engenheiros do “faça você mesmo” vão tentar recuperar o tejadilho…

Para já, tanto o Tesla Model Y como o Tesla Model 3 Standard já estão à venda nos EUA, mas devem chegar ao Velho Continente dentro de pouco tempo e, como referimos, já têm preços.