Ousado, o Polestar 5 já está disponível em Portugal, depois da apresentação no Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico (SAHE) realizado na Alfândega do Porto. De acordo com a Polestar, o novo modelo é um Grand Tourer de quatro portas e elevada performance. Nascido do protótipo Precept revelado em 2020, o Polestar 5 é a visão da marca para o futuro já hoje.
Antes de mais nada temos de elogiar a Polestar por ter conseguido trazer para o mundo real um protótipo com alterações mínimas. Depois, dizer que com cinco metros de comprimentos, este é um automóvel estatutário que exibe um estilo minimalista, mas moderno o suficiente para ser sedutor. Por outro lado, percebemos que a aviação foi o ponto de partida para um automóvel que tem um perfil aerodinâmico em forma de asa com uma cauda a estilo Kamm. Ou seja, arredondada e esguia.

Polestar 5 sem óculo traseiro e com tecnologia Pixel LED
Por outro lado, a frente do Polestar 5 é baixa e exibe o “SmartZone” entre os faróis. Recordamos que este painel substitui a grelha habitual por um painel onde estão câmaras, radares, sensores, etc. Desta forma, o carro “vê” obstáculos e outras perturbações, aumentando a segurança.
Do mesmo modo, os faróis possuem tecnologia Pixel LED de série e a relação entre as rodas e as linhas do capô é de quase intimidade. Resultado do modo como foi projetada plataforma e da arquitetura da suspensão dianteira.
Por outro lado, o revestimento em preto da base das portas reduz, bastante, a altura visual do Polestar 5. Com toda a certeza que a superfície vidrada alongada, mas estreita rima de forma perfeita com o perfil elegante em forma de asa do tejadilho.
Finalmente, o Polestar 5 não tem óculo traseiro, existindo no seu lugar um espelho retrovisor virtual e um vidro traseiro virtual. Desse modo foi possível fazer um tejadilho panorâmico de vidro com pouco mais de 2 metros de comprimento e 1,2 metros de largura.

Interior com configuração 4+1 e grande requinte
De acordo com a Polestar, o habitáculo foi desenhado e pensado com igual atenção para o condutor e passageiros. Esse modo, os bancos foram desenvolvidos pela Recaro e revestidos, opcionalmente, em couro. Feito de subprodutos naturais da indústria alimentar, livre de crómio e garantia de bem estar animal. Os bancos estão equipados com ventilação e função de massagem com ajustes elétricos. Tudo de série.

Com o fim de oferecer o maior conforto, o Polestar 5 tem uma climatização de quatro zonas com funções de aquecimento e ventilação.
Com efeito, os passageiros podem controlar através do apoio de braços central a climatização. Atrás, os bancos também são Recaro e semelhantes aos da frente, podendo ser reclinados individualmente. Quando se levanta o encosto de braços, surge um quinto lugar com uma configuração desfasada para maior conforto. Pormenor: a bateria tem um recorte imediatamente atrás dos bancos dianteiros para permitir mais espaço para os pés de quem segue no banco traseiro.

Materiais naturais e menos produtos fósseis
Por outro lado, no interior, são utilizadas fibras naturais, para maior resistência. Falamos da ampliTex feita com base em fibra de carbono e linho, sendo 40% mais leve que o plástico. Igualmente em destaque o facto de a base das portas deixar ver a estrutura natural do material de base biológica, o mesmo sucedendo no revestimento interno do porta-bagagens. O traseiro tem 365 litros, no “frunk” existem 62 litros. Este último utiliza o material UltraSilent da AutoNeum que economiza 60% (cerca de 5 kgs) de peso face ao plástico.

Condução de posição relaxada
A posição de condução do Polestar 5 é deliberadamente reclinada, tendo como foco a performance, graças aos bancos rebaixados e ao volante em ângulo vertical aproximado do condutor. O display do condutor tem 9 polegadas e é montado diretamente na coluna de direção que é ajustável eletricamente, garantindo que esteja perfeitamente posicionado na linha de visão, independentemente da posição escolhida. Finalmente, o head-up display do Polestar 5 tem 9,5 polegadas e completa as exibições de informações focadas no condutor.

Muita tecnologia no Polestar 5
Existe uma consola central, situada entre os bancos dianteiros, que incorpora um compartimento de armazenamento com fecho, com um comando de áudio giratório para controlar o ecrã central de 14,5 polegadas.
Por outro lado, o audio é controlado pelo sistema Polestar High Performance Audio com 10 altifalantes ou pelo sistema de audio Bowers & Wilkins com 21 altifalantes, tecnologia Tweeter-on-Top e potência de saída de 1.680 Watts.
De acordo com a Polestar, a base do Polestar 5 é uma nova plataforma de alumínio colado sob medida e curado a quente, que constitui a Polestar Performance Architecture (PPA). Conferindo ao Polestar 5 uma rigidez torsional superior à de um desportivo ou superdesportivo de dois lugares.
O Polestar 5 é composto por 13% de alumínio reciclado e 83% de alumínio proveniente de fundições que utilizam eletricidade renovável. Quando comparado com a mesma estrutura em aço, a arquitetura em alumínio para além de mais leve, oferece também vantagens em termos de segurança.
Já a bateria NMC de iões de lítio de 112 kWh (106 kWh utilizáveis), fornecida pela SK On, faz parte integrante da estrutura.

Soluções avançadas
A suspensão dianteira compacta de duplo triângulo, os discos de travão dianteiros de duas peças com campânula em liga leve, e a cremalheira da direção posicionada em frente do eixo dianteiro.
Com toda a certeza que a assinatura Brembo destaca a travagem com quatro pistões na dianteira e discos leves de duas peças de 400 mm.
Pneus Michelin personalizados, projetados especificamente para as combinações de rodas do Polestar 5, com diâmetros de 20 a 22 polegadas, completam o pack de características do novo modelo.

Motorizações potentes
Da mesma forma, os motores do Polestar 5 são focados na performance. Em primeiro lugar, o motor elétrico traseiro desenvolvido internamente que contribui com até 611 cv e 660 Nm para a potência total de 884 cv e 1.015 Nm do Polestar 5 Performance. Isso permite que este modelo acelere de 0 a 100 km/h em apenas 3,2 segundos, enquanto o Polestar 5 Dual motor de 748 cv leva apenas 3,9 segundos para concluir o mesmo exercício. Ambas as versões têm velocidade limitada eletronicamente a 250 km/h.
Por outro lado, a arquitetura elétrica de 800 V – a primeira deste género num modelo Polestar – ajuda a atingir números excelentes no que toca à carga da bateria. Autoriza até 350 kW num carregador CC e uma carga dos 10 aos 80% em 22 minutos.
Para maior eficiência, o motor traseiro do Polestar 5 pode ser desconectado, e o motor duplo do Polestar 5 pode atingir até 670 km, segundo o protocolo WLTP, enquanto o Polestar 5 Performance pode percorrer até 565 km.

Preços para Portugal do Polestar 5
Já disponível para encomenda desde 8 de setembro, o Polestar 5 Dual Motor tem um preço de lançamento 122.600€. Já o Polestar 5 Performance está disponível por 146.400 euros.






