Mercedes AMG One foi apresentado pela Soc. Com. C. Santos e o Escape Livre esteve lá!

O Mercedes AMG One foi apresentado pela Soc. Com. C. Santos no seu “showroom” da Maia e o Escape Livre esteve lá!

O automóvel que trouxe a Fórmula 1 para as estradas acaba de ser apresentado em Portugal. Foi através da Soc. Com. C. Santos que, no seu “showroom” localizado na Maia, paredes meias com o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, mostrou o Mercedes AMG One. Foi a empresa nortenha que intermediou a encomenda da única unidade do modelo a chegar a Portugal e entregue em 2024, e que mostrou, agora, uma nova unidade à imprensa e convidados. O Escape Livre esteve lá!

MERCEDES AMG ONE SOC COM C SANTOS 2025 31

Com toda a certeza que ninguém fica indiferente ao Mercedes AMG One. Apresentado em 2017, passou por um longo período de desenvolvimento. Muito por culpa da obstinação da Mercedes-Benz AMG em trazer para a estrada a tecnologia vencedora na Fórmula 1.

MERCEDES AMG ONE SOC COM C SANTOS 2025 11

Mercedes AMG One custa 2.5 milhões de euros (mais impostos)

Dessa forma, o preço final do Mercedes AMG One não surpreende. São 2.5 milhões de euros, mais impostos, para ter acesso a uma das 275 unidades que serão construídas. Todas, naturalmente, já vendidas acabando uma delas por desaguar em Portugal e no Porto.

Foi a Sociedade Comercial C. Santos, do Porto, quem intermediou a compra deste hipercarro e o trouxe para Portugal. Do mesmo modo, o processo de seleção dos clientes que poderiam comprar uma das 275 unidades do Mercedes AMG One foi complicado e exaustivo. Tal como o próprio modelo.

Dessa maneira, somente mais de cinco anos depois de ser anunciado oficialmente no Salão Automóvel de Frankfurt de 2023 saiu da linha de montagem o primeiro Mercedes AMG One. E foi só em 2024 que ficou finalizada a compra do único Mercedes AMG One existente em Portugal.

MERCEDES AMG ONE SOC COM C SANTOS 2025 22

Um automóvel de eleição que impressiona… parado!

Tivemos a oportunidade de estar perto do Mercedes AMG One e perceber que é um prodígio de tecnologia. O ritual de colocar o motor em funcionamento – são precisos vários passos – a forma como a carroçaria se eleva para evitar os buracos e as lombas e, ainda, o levantamento dos ailerons/grelhas de refrigeração. Ficámos boquiabertos com as características do Mercedes AMG One.

MERCEDES AMG ONE SOC COM C SANTOS 2025 30

Mercedes AMG One leva a Fórmula 1 para a estrada

De acordo com a Mercedes-Benz AMG, o AMG One está baseado no monolugar vencedor de 2015. Apesar disso, cumpre com todos os requisitos legais que permitiram homologar a sua utilização na via pública.

Olhar para a folha de características técnicas, para quem adora automóveis desportivos, é desfrutar de um verdadeiro banquete. O motor de combustão é um V6 de 1.6 litros a que se junta quatro motores elétricos. Dessa maneira, forma-se, assim, a cadeia cinemática híbrida denominada E Performance. Desenhada e produzida em Brixworth, casa da Mercedes-Benz AMG High Perfomance Powertrains, que produz os motores de Fórmula 1.

MERCEDES AMG ONE SOC COM C SANTOS 2025 7

Potência superior aos 1000 cv!

Desse modo, a mecânica do AMG One chega aos 1063 cv que chegam às rodas através de uma caixa manual robotizada com sete velocidades equipada com uma embraiagem de competição feita em carbono e com quatro discos.

MERCEDES AMG ONE SOC COM C SANTOS 2025 21

De acordo com a Mercedes-Benz AMG, o bloco V6 debita 574 cv às 9000 rpm, com limitador de rotação nas 11.000 rpm. Por outro lado, os quatro motores elétricos debitam 611 cv, estando um montado na cambota do V6, outro integrado no turbocompressor e dois no eixo dianteiro.

Dessa maneira, o AMG One chega dos 0-100 km/h em 2,9 segundos (atingindo os 200 km/h em 7 segundos e os 300 km/h em 15,67 segundos). Já a velocidade máxima está limitada, eletronicamente, aos 352 km/h.

MERCEDES AMG ONE SOC COM C SANTOS 2025 13

Modos de condução alteram carácter do Mercedes-AMG One

Nesse sentido, embora não seja a preocupação principal, o AMG One é capaz de andar 18 quilómetros em modo 100% elétrico. Lembrando que estamos a falar de um híbrido Plug In, este hipercarro oferece várias estratégias de funcionamento. Todas elas adaptadas a diferentes situações.

MERCEDES AMG ONE SOC COM C SANTOS 2025 6

Com efeito, os modos de condução vão do modo 100% elétrico até ao modo de elevada dinâmica. Este nomeado STRAT2, a mesma nomenclatura usada no monolugar de Fórmula 1 para as sessões de qualificação.

Curiosamente, o consumo homologado é de 8,7 l/100 km e as emissões de CO2 de apenas 198 g/km de CO2. O consumo de energia é de 32 kWh/100 km.

No final do evento onde a Sociedade Comercial C. Santos apresentou o AMG One, Pinho da Costa, administrador-delegado, lembrou que “a Sociedade Comercial C. Santos é o único concessionário português a comercializar um automóvel raro como o Mercedes-AMG ONE e, agora, foi o único representante da marca a mostrar o modelo em Portugal. Por isso é um motivo de natural orgulho e é mais um marco no percurso da empresa que, em 2026, assinalará 80 anos de história com muitos momentos marcantes.”

Por outro lado, se desejar ver ao vivo este Mercedes-AMG One, a Sociedade Comercial C.Santos vai estar presente, uma vez mais, com um espaço exclusivo no Salão Automóvel Híbrido e Elétrico do Porto que decorre, na Alfândega do Porto, entre os dias 17 e 19 de outubro.